Agenda 2030 em pauta: Conferência Nacional pelos ODS discute soluções sustentáveis
Evento reuniu autoridades, empresas e representantes do terceiro setor na Câmara Municipal de São Paulo
A Conferência Nacional pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, na última sexta-feira, 29 de novembro. O evento foi promovido pelo Instituto ODS juntamente com parceiros, para aproximar o debate acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre temáticas sociais, econômicas e ambientais, de organizações da sociedade civil, órgãos governamentais e empresas.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030, elaborada pela ONU, com o objetivo de garantir a longevidade e a dignidade das futuras gerações e do próprio planeta.
Esse conjunto de objetivos, acordado entre países, visa trabalhar a inclusão, a justiça social e o desenvolvimento sustentável, de forma integrada. Entre os pilares dos Objetivos, é possível citar a educação de qualidade, a redução das desigualdades, a fome zero e cidades sustentáveis, que se interconectam e que carecem de ações complementares para enfrentar as questões atuais.
Além dos debates realizados com a finalidade de inspirar e fomentar ideias para o desenvolvimento sustentável, ainda houve a entrega dos selos elaborados pela instituição, para reconhecer organizações públicas e privadas brasileiras que desenvolvem iniciativas importantes para o alcance das metas na Agenda 2030.
De acordo com o Instituto ODS, “a certificação pode ser obtida por organizações públicas ou privadas, sem restrição de porte ou área de atuação. Ao final da jornada de certificação, as organizações participantes recebem o Selo ODS após aprovação em auditoria de seus projetos ou processos executados nos últimos 12 meses. O direito de uso do Selo ODS é concedido anualmente às organizações, cujo período de vigência deve estar dentro do ano de referência da presente certificação.”
O evento contou com muitas autoridades presentes, entre elas de Mia Mamede, Miss Brasil 2022 e porta-voz brasileira dos ODS da ONU, que destacou a importância da participação da sociedade civil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ela ainda trouxe algumas possibilidades para se atuar, sendo uma pessoa comum ou parte de uma empresa, sendo estes: a visibilidade, difusão de informação, infraestrutura e inovação, investimento e políticas públicas. Sua fala contribuiu para a ideia de que precisamos nos tornar Multiplicadores do ODS, aplicando-os até mesmo em nosso cotidiano.
A participação de entidades do terceiro setor também foi relevante, já que a Conferência Nacional pelos ODS foi iniciado com um desfile de moda sustentável, promovido pela ONG Renassaince, que dentre outras atividades, desenvolve cursos de corte, costura e customização de roupas, visando a sustentabilidade e o aproveitamento de materiais recicláveis durante todo o processo. Nair Costa, presidente da organização, reforçou em seu discurso a importância do aproveitamento dos materiais, além do papel da reciclagem no nosso dia a dia.
Já o Poder Público marcou presença na mesa redonda principal e em outros momentos, para que fosse possível gerar uma sensibilização em diferentes âmbitos governamentais. As discussões ressaltaram a importância de criar ecossistemas integrados, que envolvem governos, empresas privadas e a sociedade civil, para debater, desenvolver políticas públicas e implementar ações contínuas que enfrentem os desafios socioambientais e econômicos que o país enfrenta.