Conheça a BSocial, ponte entre doadores e instituições sociais
A BSocial é uma plataforma que colabora com a economia social, viabilizando doações para organizações da sociedade civil. Tem como compromisso gerar impacto social de forma sustentável, recorrente e relevante.
Flora Quartim Barbosa de Arruda Botelho e Maria Eugênia Duva Gullo são fundadoras e curadoras da instituição e Mariana Salles Oliveira é a curadora e analista de dados.
O que motivou a criação da BSocial?
Maria Eugênia explica que, a motivação da criação da BSocial se fez pela necessidade de conectar doadores, organizações e projetos sociais que mudam vidas. A missão é organizar, facilitar e modernizar a cultura de doação no Brasil e no mundo, por um canal rápido, fácil e seguro, com um portefólio vasto, diverso e com organizações já validadas. O objetivo é democratizar a doação. Qualquer pessoa economicamente ativa, pode doar a partir de R$20,00 por mês, ou optar por doações recorrentes.
“Essa iniciativa começou com um grupo de ventures que nos chamou para, juntos, desenvolvermos a solução de criar uma plataforma de doação. Nosso propósito é incentivar e promover a cultura solidária, comprometida com os desafios coletivos. O objetivo é fornecer um portefólio vasto, diverso e de operações validadas. A organização preenche um formulário de inscrição, desenvolvido em parceria com IDIS-Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, de modo a verificar os aspectos legais e garantir maior segurança na inclusão da mesma em nossa plataforma,” diz Maria Eugênia.
Como as instituições podem se candidatar para receber doações através da BSocial?
A organização que possui o Selo Doar, já tem algumas respostas garantidas, é um selo que já adianta a aprovação. É possível obter informações sobre o processo de candidatura de instituições através do link no final da matéria. Lá estão todos os critérios. O candidato preenche um questionário, o IDIS-Instituto de Desenvolvimento do Investimento, analisa e retorna com o parecer de validação ou com exigências que a organização terá que cumprir. Hoje a plataforma tem 63 iniciativas cadastradas.
Perguntada como é feito o repasse das doações para as instituições, Maria Eugênia responde: “a BSocial não é a recebedora final das doações, os valores não passam por nós, utilizamos o gateway do pagar.me onde é realizado a divisão automática dos fundos recebidos, assim que ela é processada na plataforma. Nós da BSocial somos um prestador de serviços das ONGs, logo, a ONG aprovada recebe o valor direto na conta corrente da qual é titular. As taxas referentes à (gateway), impostos e manutenção da plataforma ficam retidas na BSocial”.
Sobre as dificuldades e desafios da BSocial em relação às arrecadações
“Em um país como o Brasil, onde a cultura de doação ainda está em desenvolvimento, é importante sermos mais um canal para que as pessoas efetuem suas doações e possam deixá-las recorrentes. É um desafio incentivar e promover a cultura de doação, incentivar a recorrência nas doações e conseguir parceiros investidores,” termina Maria Eugênia.
A BSocial está localizada na Rua Bandeira Paulista, 716 – Cj. 11 – São Paulo
Siga a BSocial nas redes Facebook e Instagram.
Assista o vídeo institucional no YouTube aqui.
Contato: m.duva@bsocial.com.br