Janeiro Branco – a vida pede equilíbrio! | Lupa do Bem
O Janeiro Branco é um movimento social criado para conscientizar os indivíduos, as instituições e as autoridades a respeito da Saúde Mental
O Janeiro Branco é um movimento social do Instituto Janeiro Branco, criado em 2014, com o intuito de ampliar a construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.
Durante o mês de Janeiro, a campanha circula por todo o Brasil, promovendo uma comunicação assertiva com a população sobre as questões fundamentais e as nuances envolvendo o cuidado com a saúde mental.
O que é Saúde Mental?
Apesar do assunto ainda ser considerado um tabu para muitos, a temática envolvendo saúde mental ganhou bastante notoriedade na última década, principalmente durante o isolamento social em 2020.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Mesmo com esse número alarmante, boa parte da população ainda negligencia os cuidados médicos necessários.
Ter uma boa saúde mental está relacionado a ter equilíbrio na vida, equacionando as emoções e lidando da melhor forma com as grandes exigências do dia a dia. Uma pessoa mentalmente saudável está bem consigo mesma e consegue harmonizar seus desejos, capacidades, ambições e ideias.
Com os números agravantes de nosso País, surge a discussão acerca de políticas públicas e iniciativas privadas que alertem sobre a importância da terapia e incentivem a procura pelos cuidados corretos com o nosso bem-estar social, emocional e psicológico.
A vida pede equilíbrio
E é nesta discussão que também ergue-se o Janeiro Branco, o primeiro mês do ano é considerado um “portal de recomeços”, por conta disso, a campanha busca trazer reflexões acerca das responsabilidades associadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Um dos maiores desafios desta campanha é, sem sombra de dúvidas, combater os paradigmas e preconceitos ainda existentes. Trata-se de um longo projeto diretamente ligado à cidadania.
Para isso, o Instituto Janeiro Branco promove diversas palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas para a mídia, lives, caminhadas e rodas de conversa a fim de chamar a atenção dos indivíduos, das instituições e das autoridades para o tema.
Esta “psicoeducação” envolve psicólogos, psiquiatras e demais profissionais da saúde e da mídia que circulam o Brasil, em um esforço espontâneo, a fim de conscientizar a população acerca de todos os detalhes envolvendo a saúde mental.
Em tempos de profundo adoecimento emocional da humanidade, a campanha do Janeiro Branco é vista como uma utilidade pública em nome do bem-estar social de todas as pessoas.
O Instituto acredita que fazer com que as pessoas reflitam sobre a qualidade de suas emoções, relacionamentos, sentimentos e rotina pode influenciar diretamente na promoção de uma vida melhor para todos.
Nesta discussão, ainda é necessário enxergar a saúde mental como um direito para todos, sem exclusões ou diferenciações diante do julgamento social. E neste ritmo, a campanha tem crescido cada vez mais.
O movimento social, inclusive, difundiu-se para outros países como EUA (Boston), Japão, Portugal e Angola (Luanda). Essa mobilização também possui crédito da mídia, que tem falado cada vez mais sobre as questões humanitárias e humanísticas do mundo.
A tendência é que o mês de Janeiro torne-se um marco temporal estratégico para todos reflitam, planejem e efetuem ações em prol da Saúde Mental e no combate do adoecimento mental da sociedade.
“Por Uma Cultura
da Saúde Mental!”
Como participar?
Se você quer ajudar a Campanha Janeiro Branco a crescer, basta escrever um e-mail para o Instituto ou contatá-los através das redes sociais. Nas plataformas há tutoriais e orientações sobre como desenvolver o movimento em sua cidade, empresa ou comunidade.
[EMAIL]
janeirobranco@gmail.com
[SITE]
[FACEBOOK]
[INSTAGRAM]