Movimento Esgotei recolhe quase 500 quilos de lixo do Rio Cabelo em João Pessoa

Movimento Esgotei

Projeto busca conscientizar sobre a preservação da água, rios e mares

Por Flavia Soares

O Movimento Esgotei, projeto que busca conscientizar sobre a limpeza das águas, como rios e mares, reuniu cerca de 25 voluntários, entre crianças e idosos, no dia 28 de abril, para recolher o lixo às margens do Rio Cabelo, que fica em uma área da NUPPA, Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Segundo Joacio Morais, professor de Engenharia Civil e Meio Ambiente da UFBP e um dos líderes do Movimento Esgotei, a ação teve como objetivo “recolher o material plástico às margens do rio, principalmente aqueles ficam presos aos galhos, para que nas próximas chuvas eles não sejam levados para o mar.”

Em duas horas de muito trabalho foram recolhidos quase 500 quilos de lixo entre garrafas pet, copos plásticos, latas de bebidas, embalagens de produtos, e até roupas, sapatos e vários produtos quebrados e descartados incorretamente, como vassoura, baldes, pedaço de uma mesa.Também foram recolhidos três pneus e uma calota de carro.

A aposentada Maria Julia Pereira, de 60 anos, participa do projeto há um ano, e se emocionou ao ver a quantidade de lixo ao redor do rio. “Eu fico muito triste em ver esta situação. O que custa jogar o lixo no lixo ou levar para casa? As pessoas jogam lixo em qualquer lugar e não estão pensando na natureza, em nós, e no futuro. Este é o meio em que a gente vive,e não é possível que tem gente que não sabe disso”, desabafa ela.

O professor de Estatísticas, Eufrásio de Andrade, levou o filho Rafael de Andrade, de 11 anos, para ajudar na coleta do lixo. Esta foi a primeira vez que eles participaram do projeto e ficaram impressionados. “Todo mundo tinha que participar desta ação. A gente sente que está fazendo algo pelo meio ambiente e retribuindo um pouco ao planeta”.

Rafael, que encontrou até uma bola no local, conta o que aprendeu com a ação. “A pessoa tá na rua, come um lanchinho, um saquinho de pipoca, e não custa jogar no lixo ao invés de jogar no chão”.

O Movimento Esgotei realiza ações mensais de conscientização ambiental e segundo o líder do projeto, Marco Túlio Gusmão, a ideia é que as pessoas mudem seus hábitos no dia a dia, como jogar lixo no lixo, mas também motive a participação em iniciativas sustentáveis. “O propósito do Movimento Esgotei é cuidar das nossas águas, rios e mares, então, em qualquer lugar do mundo, as pessoas podem se unir a esta causa. Pequenas atitudes podem mudar o mundo”. 

Todo o lixo recolhido às margens do rio foi reunido na área da universidade e será dada a destinação correta. 

Gostou do conteúdo?

Siga o Lupa do Bem no InstagramFacebook e LinkedIn.

Compartilhe esse artigo
Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram
Threads