ONG Grupo Adolescer ajuda adolescentes a encontrarem novas perspectivas de vida
A ONG Grupo Adolescer tem como objetivo ofertar aos adolescentes participantes novas perspectivas de vida através de uma formação humana chamada AMIN – Adolescentes Multiplicadores de Informações
Em atuação desde o ano 2000, a ONG Grupo Adolescer – Saúde, Educação e Cidadania é uma organização da sociedade civil que fortalece o desenvolvimento comunitário, promovendo a formação humana de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares. A iniciativa já formou mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens e atende moradores nas comunidades periféricas Caranguejo/Tabaiares, Santo Amaro, Roda de Fogo e Santa Luzia, todas em situação de vulnerabilidade social e localizadas no Recife, município de Pernambuco, região Nordeste do Brasil.
Fundada por um grupo de profissionais da área de saúde e educação, a ONG Grupo Adolescer tem como objetivo ofertar aos adolescentes participantes novas perspectivas de vida através de uma formação humana chamada AMIN – Adolescentes Multiplicadores de Informações, com duração de quatro anos. Essa formação possibilitou e possibilita que adolescentes possam interagir de forma positiva com seus pares, através de esclarecimento e orientação.
Além disso, o grupo visa a estimular o interesse e o senso de responsabilidade dos adolescentes em relação às questões sociais e políticas das suas comunidades, fomentando a vontade de contribuir para a superação de situações difíceis em seus contextos de vidas no dia a dia. No sentido de agir de forma mais preventiva, o grupo ampliou, no final de 2006, a sua atuação educativa para crianças a partir de sete anos com o Programa Aprender Brincando. Paralelamente, tornou mais vasto o trabalho de mídia a nível local, nacional e internacional, estabeleceu vínculos com Universidades, aprofundou a cooperação com outras entidades da área infanto-juvenil e intensificou contatos com lideranças e organizações comunitárias nos locais de inserção do grupo, desenvolvendo, inclusive, atividades de geração de renda e sustentabilidade.
Metodologia pioneira
Daniela Araújo, coordenadora institucional e de projetos, diz que, hoje, o Grupo Adolescer tem lugar estabelecido no Recife no que se refere ao trabalho com crianças e adolescentes e que a metodologia pedagógica aplicada nos projetos é considerada pioneira. Ela se baseia no conceito do Peer-Education, que é a educação por pares: adolescentes da mesma idade e situação socioeconômica se orientam entre si, gerando um grande efeito multiplicador e tornando-se, além disso, corresponsáveis pela melhoria das suas qualidades de vida.
A ONG Grupo Adolescer tem dois programas: o CRIAPAZ, de formações temáticas com crianças, e o PAZAMIN, que prega por uma comunidade sem violência, envolvendo adolescentes e jovens. As formações com temáticas sociais acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, no contra turno escolar, além das formações com as famílias dos educandos. A iniciativa também atua em conjunto com o Fórum Comunitário, com Núcleos de Mediação de Conflitos, com o Observatório da Violência, com Fortalecimento de Rede Comunitária e com a juventude em geral.
A instituição busca tornar-se uma referência no trabalho direto com crianças, adolescentes e jovens que visa à redução da violência no contexto comunitário e escolar no estado de Pernambuco. Construir essa referência envolve fortalecer o trabalho com familiares e com mulheres negras, avançar no processo de formação de professoras/es, assim como estruturar e dar visibilidade a dispositivos comunitários como o Núcleo de Mediação de Conflitos; o Observatório da Violência e o Fórum Comunitário, no âmbito das próprias comunidades em que estão instalados e de outras que se encontram em situação de vulnerabilidade. Também implica em tornar-se referência junto às redes que trabalham com enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, Segurança Pública, tratamento comunitário e mediação de conflitos, nos âmbitos local, nacional e da América Latina. “Temos como princípios o cuidado com o ser, formar para a cidadania, multiplicação de informações, fomento de cultura de paz, realização de gestão participativa e praticar a solidariedade”, complementa Daniela.
Resultados alcançados
Dentre os resultados alcançados até agora, a ONG criou dispositivos que contribuem com o desenvolvimento comunitário; realizou parcerias com escolas e órgãos públicos; se fortaleceu através de redes e fóruns; reduziu a violência comunitária através de ações de rua; fez campanhas de multiplicação através das metodologias da Educação entre Pares e do Tratamento Comunitário.
Sobre os desafios enfrentados, Daniela Araújo diz que os maiores são o contexto de violência comunitária; a ausência do estado; a falta de oportunidades para a juventude e limitações na captação de recursos para fortalecimento das ações contínuas da instituição.
Como ajudar?
Para apoiar o Grupo Adolescer, clique aqui.
Para saber mais sobre a instituição acesse o site aqui.
Para fortalecer essa iniciativa, siga o grupo no Instagram, curta e compartilhe os conteúdos.
Você também pode indicar editais públicos ou privados, bem como contribuir com as atividades de um modo geral.
Entre em contato!