Fundo Brasil lança edital para fortalecer povos indígenas engajados na luta pela justiça climática
Estão abertas as inscrições para o Edital Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática, do Fundo Brasil, que apoiará cerca de 25 projetos elaborados por povos originários
O Fundo Brasil de Direitos Humanos convida grupos, comunidades e organizações indígenas que atuam na defesa e promoção dos direitos dos povos indígenas no Brasil a apresentarem propostas para apoio através do Edital Povos Indígenas Lutando por Justiça Climática.
Justiça climática
De acordo com o Fundo Brasil, nos últimos anos, o mundo tem testemunhado uma série de eventos que destacam os desafios enfrentados pela atual geração diante da emergência climática.
Os eventos extremos, como enchentes, secas prolongadas, tempestades intensas e ondas de calor, crescem e se tornam cada vez mais frequentes. Isso afeta diretamente a vida das pessoas, incluindo riscos para a segurança alimentar e questões de saúde.
Entretanto, os povos indígenas atuam de forma resiliente, com imensa capacidade de adaptação por toda parte.
Apesar de o debate sobre as mudanças climáticas ser relativamente recente, esses povos têm mostrado, ao longo de séculos, que é possível usufruir dos recursos naturais e habitar seus territórios preservando a biodiversidade, sem afetar serviços ecossistêmicos e contribuindo para o equilíbrio climático, em profundo respeito e conexão com a natureza.
Protagonismo indígena na luta pelo clima
O objetivo geral desta chamada é fortalecer povos indígenas e seus modos de vida na Amazônia e fora dela. Dessa forma, reconhece a importância e protagonismo dos povos originários e de seus conhecimentos tradicionais para o enfrentamento da crise climática global e promoção de soluções baseadas na natureza.
Este edital pretende fortalecer especificamente atividades de povos e comunidades indígenas no campo da sociobioeconomia, valorizando formas de produção baseadas em conhecimentos tradicionais, que interligam natureza e pessoas, e que encontram soluções próprias para os desafios do clima.
Serão no mínimo 25 projetos apoiados, totalizando R$1.500.000,00 em doações, beneficiando três eixos distintos em todo o país. Dentre estes, ao menos 12 terão necessariamente que realizar a iniciativa na Amazônia e no Cerrado.
O edital vai apoiar somente grupos, comunidades, movimentos e organizações indígenas. Em algumas situações será permitida a participação de iniciativas informais, sem CNPJ.
Critérios
- Serão valorizadas atuações pautadas nas dimensões racial, étnica, de gênero e de orientação sexual, inclusive de forma interseccional, considerando o modo como as mudanças climáticas afetam desproporcionalmente grupos marginalizados e vulneráveis e que a sobreposição de diferentes tipos de discriminação pode agravar esse impacto;
- Além disso, será dada prioridade a projetos desenvolvidos em territórios mais diretamente afetados por eventos climáticos extremos, queimadas, invasões e contextos de conflito;
- Não serão apoiadas iniciativas exclusivamente voltadas para capacitação profissional ou educacional, produção cultural, apoio assistencial ou pesquisa acadêmica.
O Comitê de seleção indicará quais projetos serão apoiados, ficando a decisão final a cargo da governança do Fundo Brasil.
As propostas podem ser enviadas até às 23:59 horas, horário de Brasília, de 07 de maio.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 27 de julho, no site e redes sociais do Fundo Brasil.
Para mais informações e acesso ao formulário de inscrição, clique aqui.