Amigos do Figueira visa humanizar as rotinas hospitalares de crianças internadas

Além de desenvolver atividades para que as rotinas hospitalares sejam menos exaustivas para as famílias, o programa viabiliza aparelhos e insumos para que crianças internadas por doenças crônicas possam seguir com o tratamento em casa

28.03.23

O programa Amigos do Figueira, idealizado em 2018 pelo Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, nasceu para contribuir de forma solidária com os projetos do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) “Volta pra Casa” e “Novos Caminhos”. Estes projetos, por sua vez, são iniciativas da ala pediátrica hospitalar do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) para humanizar cada vez mais o tratamento aos pacientes.

Atendendo crianças de todas as idades, portadoras de doenças crônicas e raras, além de suas famílias, majoritariamente formadas por mães solo, o programa Amigos do Figueira hoje já conta com mais de 500 doadores mensais atuais.

Samara Lima, Coordenadora de Captação de Recursos, diz que o programa é uma rede de amor, que nasce a fim de fortalecer e ampliar as ações de humanização hospitalar realizadas no IFF/Fiocruz. “São fomentadas atividades educacionais e culturais para o hospital, é oferecido apoio ao tratamento domiciliar com os insumos necessários e o custeio de aparelhos hospitalares que podem ajudar a promover a alta de crianças em tratamento, e é viabilizada a capacitação em artesanato às mães dos pacientes que desejarem aprender um novo afazer para geração de renda ou fins terapêuticos”, explica ela.

O IFF/Fiocruz já realizava algumas ações de humanização hospitalar, mas foi só por meio do Amigos do Figueira que as estruturas foram organizadas para possibilitarem o engajamento de novos doadores, pessoas físicas e empresas parceiras.

Sandra, voluntária do projeto, lendo para a pequena Clara

Conquistas e desafios

Entre as conquistas alcançadas pelo projeto, 12 crianças estão sendo cuidadas em casa graças ao aluguel de equipamentos hospitalares, mais de 7.500 latas de leites especiais foram compradas, foram realizados mais de 42 mil atendimentos pelo Napec e 554 pelo Novos Caminhos, e 9 cadeiras de rodas foram doadas. 

Já em meio aos desafios, o maior deles é atender às mais de 500 famílias que precisam de ajuda. Hoje são atendidas apenas cerca de 120 e o número ainda é baixo em razão do aumento do preço dos insumos. 

Outro plano do projeto é ter um espaço físico onde as mães possam realizar rodas de conversa terapêuticas, trocas de experiências e oferecer escuta ativa umas às outras, além de novas modalidades de capacitação para geração de renda voltadas para a área da beleza, como manicure, depilação e cabeleireiro.

Daisy, voluntária no Amigos do Figueira, junto de Davi Marques

Atualmente o programa conta com as seguintes frentes de ação:

Volta para casa: Viver em um hospital é uma experiência difícil não apenas para crianças, mas também para toda família. No IFF/Fiocruz, há, rotineiramente, crianças com doenças crônicas que, mesmo já tendo alta médica, não podem ir para casa por dependerem de aparelhos que suas famílias não conseguem custear, o que faz com que permaneçam por meses ou anos em um leito hospitalar. Esta iniciativa ajuda na desospitalização destas crianças, apoiando suas famílias com a instalação e manutenção de um home care em seus lares.

Novos Caminhos: Com a missão de “cuidar de quem cuida”,  o projeto visa ajudar as mães e familiares das crianças internadas. Isso porque muitas vezes a mãe precisa sair do emprego e se dedicar integralmente ao filho que está np hospital, o que causa um efeito bastante duro na família e compromete gravemente o sustento de todos. Para atenuar esse impacto, capacitam as mães na produção de artesanatos e desenvolvem canais de comercialização para os produtos.

Napec: Com objetivo deixar o ambiente hospitalar mais agradável e alegre, voluntários desenvolvem projetos educacionais e culturais pelos corredores e leitos do IFF/Fiocruz. Os voluntários se dedicam a contar histórias para crianças, brincar com elas no parquinho do hospital, ajudar no reforço escolar e levar música às enfermarias.

Quer ajudar?

Você pode apoiar o Amigos do Figueira fazendo doação única ou mensal, através do site, além da possibilidade de doações advindas de aniversários e casamentos solidários, doações de insumos, como leites especiais; cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e outros, ou doação via imposto de renda via “IR que Transforma” e doações incentivadas de empresas.

Siga o Amigos do Figueira nas redes: Facebook, Instagram.

    USLA – União da Saúde Latino-Americana
    USLA – União da Saúde Latino-Americana
    Localização
    Contato
    Apoio
    Amigos do Figueira
    Amigos do Figueira
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas