Projeto Casa Encontro ajuda pessoas na melhor idade a retornarem ao mercado de trabalho
O Instituto Velho Amigo é uma organização que nasceu há 23 anos com a missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social
De acordo com o IBGE, entre 2019 e 2020, mais de 400 mil brasileiros com idade a partir dos 50 anos perderam seus empregos, triplicando a porcentagem de desempregados nessa faixa etária e alcançando os 7%. Além de todos os desafios que foram impostos pela pandemia, hoje a pessoa idosa também enfrenta a discriminação etária especialmente no mercado de trabalho, agravando as situações de exclusão social.
O projeto Casa Encontro, iniciativa do Instituto Velho Amigo, criado pelo ator Leonardo Miggiorin, oferece apoio a pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade e moradoras da cidade Nova Heliópolis, São Paulo. A iniciativa realiza vários encontros em forma de oficinas lúdicas de autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades, espaços de formação, qualificação profissional e apresentação suporte para entrada no mercado de trabalho.
O Instituto
O Instituto Velho Amigo é uma organização que nasceu há 23 anos com a missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social, atuando junto a instituições de longa permanência, centros de acolhida para pessoas idosas e centros de convivência em várias regiões do Brasil, além de um projeto de convivência na comunidade de Heliópolis na zona de sul de São Paulo com 30 pessoas beneficiados pelo projeto.
Com o objetivo de minimizar essa situação, nasceu o projeto Casa Encontro, uma intervenção com objetivo de apoiar o processo de reconstrução de projetos de vida de pessoas idosas, partindo de seus conhecimentos e experiências anteriores.
Atividades
O projeto é dividido em cinco módulos:
Acolhimento: Onde são realizadas oficinas para descoberta de propósito, potencial e fortalecimento pessoal.
Mercado de trabalho: Investiga e mapeia as competências e habilidades já existentes e as que precisam ser desenvolvidas, segundo seus desejos.
Tríade de Carreira: O momento em que começam a colocar seus desejos e oportunidades em um plano de vida, estabelecendo fortalezas, oportunidades, metas e ações.
Análise Prospectiva: Desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras, auto avaliação e feedback.
Projeto de Vida: este é momento de fechamento deste caminho, com a conclusão do planejamento do projeto de vida, e com as reflexões e avaliações sobre o processo até aqui, realizando as correções de rota aos que forem necessários.
As oficinas, durante as quais são trabalhados elementos de autoconhecimento, fortalecimento, mapeamento de rede de apoio, desenvolvimento de habilidades, feedback, qualificações para o retorno ao mercado de trabalho, inclusão digital e técnicas de planejamento, são realizadas pelo criador do projeto, Leonardo Miggiorin.
Katia Gomes, coordenadora de projetos do Instituto Velho Amigo, fala um pouco sobre o Casa Encontro: “Em 2022, tivemos que optar por uma versão reduzida do projeto, pois ainda não conseguimos o valor total necessário para a execução do projeto. Mas a necessidade e a demanda estão aí, por isso, decidimos iniciar mesmo sem ter o valor total para cobrir todas as despesas. O Leonardo atua como educador e psicólogo voluntariamente, o que torna possível a execução dos primeiros módulos em uma escala reduzida, dando ênfase à atividades que apoiem no processo reflexivo sobre o envelhecer e planos de vida”,
Apoie o Projeto
O projeto é também uma oportunidade de socialização e aprendizado, muito importantes para a saúde da população em questão.
Contribua com o financiamento coletivo para manter o projeto acontecendo.
Para saber mais sobre o projeto, siga o Velho Amigo no Instagram.