Organizações lançam programa de capacitação para jornalistas que cobrem biodiversidade na Amazônia

A iniciativa prevê bolsas para jornalistas, workshop presencial de análise de dados ambientais e trabalho conjunto com cientistas

22.10.24

O Instituto Serrapilheira e o Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (El Clip) acabam de lançar um edital para que jornalistas concorram a bolsas de reportagens investigativas sobre dados ambientais na Amazônia. 

Jornalismo e ciência

A ideia é unir jornalismo e ciência para aprofundar a compreensão pública sobre o valor da biodiversidade, ajudando na promoção de estratégias eficazes de conservação e restauração. 

Ao todo, serão selecionados 12 jornalistas da América Latina para participarem da iniciativa. Os aprovados receberão uma bolsa de US$600 mensais (cerca de R$3.300, na cotação atual), cada um, durante três meses. 

Eles também participarão, em fevereiro de 2025, de um workshop presencial no Rio de Janeiro para capacitação em jornalismo de dados, especificamente sobre informações da região amazônica. Os custos de hospedagem e transporte serão cobertos pelo Serrapilheira.

Durante o laboratório, os jornalistas terão a orientação de cientistas para explorar uma plataforma que está sendo desenvolvida pelo Serrapilheira e que reúne dados sobre biodiversidade na Amazônia e sua relação com serviços ambientais, aqueles benefícios fornecidos pela natureza. Após o curso e o desenvolvimento das reportagens, as histórias serão publicadas em veículos de comunicação da América Latina. 

Foco em jornalista de países amazônicos

O edital é direcionado a repórteres com experiência em investigação, preferencialmente em temas ambientais, ou que já tenham reportado na Amazônia sobre  diversos assuntos (sociais, ambientais, econômicos etc.) 

O programa é voltado para profissionais vindos da América Latina, preferencialmente dos países amazônicos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela).

Podem participar candidatos vinculados a meios de comunicação ou freelancers, desde que apresentem uma carta de compromisso de um veículo interessado em publicar as histórias desenvolvidas em parceria com o El Clip.

Para se inscrever, é necessário enviar propostas de pautas de reportagens investigativas baseadas em dados, com a biodiversidade na Amazônia como eixo central. Os projetos também devem demonstrar como as investigações serão estruturadas a partir dos dados e o potencial de colaboração com colegas de outros países.

Os jornalistas selecionados serão anunciados em 25 de novembro. Já o workshop está previsto para acontecer entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025, no Rio de Janeiro. Após o encontro, os participantes terão até maio do mesmo ano para produção e publicação das reportagens.

As inscrições vão de 15 de outubro a 5 de novembro. Clique aqui para conferir o edital. 

Gostou do conteúdo?

Siga o Lupa do Bem no Instagram e no Facebook.

    Instituto de Estudos Amazônicos (IEA)
    Instituto de Estudos Amazônicos (IEA)
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Associação Vaga Lume
    Associação Vaga Lume
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas