Conscientização no Outubro Rosa: a luta contra o câncer de mama continua
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama
Você sabe como surgiu o Outubro Rosa? Segundo o portal Casa Maringá, a campanha foi criada no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Este é um movimento internacional que acontece durante esse mês, em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de consultar um médico e de fazer mamografia, ela também as estimula a sempre fazer o autoexame das mamas.
Como surgiu a campanha?
Ainda de acordo com o portal Casa Maringá, nem sempre o assunto esteve tão em destaque como atualmente. O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados fazendo ações isoladas sobre o tema.
Foi só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o Mês da Prevenção contra o Câncer de Mama. Inclusive, foi a partir daí que os laços cor de rosa, símbolo do movimento, começaram a aparecer, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure durante a 1ª Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.
Na época, os corredores receberam um laço rosa para usarem durante a corrida. Depois, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.
Outubro Rosa no Brasil
No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais para chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui ocorreu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Depois disso, o evento seguiu um pouco apagado até 2008, quando a mobilização ganhou força em várias cidades brasileiras, que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos de rosa durante a noite.
Embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.
O portal Beecorp recomenda algumas ações de incentivo aos exames de prevenção para serem realizadas no mês de outubro em locais como igrejas, empresas, escolas ou, sedes de instituições filantrópicas:
- Palestras sobre o tema;
- Materiais de conscientização;
- Doações e trabalhos voluntários;
- Roda de Conversa;
- Eventos temáticos e outros.
Câncer de mama
Segundo o portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Além disso, há vários tipos da doença. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando recebem o tratamento correto e no tempo certo, apresentam um bom resultado.
Câncer de mama em homens
De acordo com o portal A.C. Camargo, a doença normalmente aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente naqueles cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama, mesmo que em mulheres, e câncer de ovário. Neste caso, a idade de surgimento pode ser em homens mais jovens.
Porém, essa doença em pessoas do sexo masculino é raro, representando apenas 1% do total dos casos.
Câncer em mulheres: a importância do autoexame
O câncer de mama, infelizmente, é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção. No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de doença continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, em estado avançado.
A conscientização sobre o câncer de mama é fundamental para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. É importante que as mulheres conheçam os sinais e sintomas do câncer de mama e procurem um médico imediatamente se notar alguma alteração.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
- Caroço ou nódulo na mama, geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito;
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Pequenas nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços.
2ª Corrida pela Cura
Se você estiver na cidade de São Paulo, participe da 2ª Corrida pela Cura, no dia 19 de outubro.
Faça sua inscrição aqui.