Carnaval vai além da folia e ajuda a fortalecer causas em todo país
Maior festa cultural no Brasil leva diversão, crítica social e solidariedade para as ruas
“Ó abre alas, que eu quero passar!” Chegamos em fevereiro e em muitas cidades já vemos foliões fantasiados em bailes e ruas cantando e dançando. Mas não é só de fantasia que vive o Carnaval. A época mais festejada do ano vai além da diversão e leva para as ruas muita crítica social e também solidariedade, ajudando a fortalecer diversas causas em todo país. O Lupa do Bem separou alguns blocos de rua e outros festejos com essa pegada! Confira!
Belo Horizonte – MG
Em Belo Horizonte, o tradicional bloco Pena de Pavão de Krishna (@penadepavaodekrishna) fará uma intervenção de palhaças de bicicleta para homenagear Julieta Hernández, ciclista e viajante venezuelana recentemente assassinada no Brasil. O cortejo do Pavão acontece no dia 11 de fevereiro, a partir das 7h, no bairro União, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
Também no dia 11.02, na capital mineira, a agremiação Todo Mundo Cabe No Mundo chama atenção para a acessibilidade e acolhe pessoas com deficiência nas ruas de Belo Horizonte. A ideia é que todo cidadão se sinta convidado a participar da festa como folião! A festa será no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, Belo Horizonte – MG, às 10h30. Maiores detalhes no perfil @todomundocabenomundo no Instagram.
Natal – RN
No dia 17 de fevereiro, a ONG ReforAMAR promove o tradicional Carnaval Solidário com muito samba, feijoada e caipirinha em Natal, Rio Grande do Norte. O dinheiro arrecadado com a festa será usado para financiar os projetos da ONG, que promove de forma voluntária reformas de casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade social e leva capacitação gratuita na construção civil para as comunidades. Os ingressos para o baile de Carnaval custam R$ 30 (adultos) e R$ 20 (crianças) e podem ser adquiridos aqui. Para saber mais sobre os projetos da ONG, siga o perfil @reformamar_ no Instagram.
Manaus – AM
O Carnaval na Floresta é realizado durante todo mês de fevereiro em Manaus e outras cidades do interior do Amazonas e contempla desde o desfile das escolas de samba, o Carnaval do Povão, que descentraliza a festa, até o Carnaboi, com apresentações de mais de 30 artistas dos grupos de boi-bumbá Caprichoso e Garantido e 51 blocos de rua espalhados pela cidade. Para prevenir violações de direitos humanos e conscientizar a população sobre o tema, haverá a campanha “Carnaval na Floresta – Livre de Assédio e Preconceito” durante os festejos. Para saber as datas e os locais de cada festa, acesse o site do evento!
São Paulo – SP
O bloco Siga Bem Caminhoneira agrega mulheres lésbicas e bissexuais, pessoas trans e pessoas não binárias e acontece em São Paulo dia 17 de fevereiro. A concentração começa às 12h. O trajeto se inicia na Praça Marechal Deodoro e vai até a Praça Alfredo Paulino. Mais informações pelo perfil @sigabemcaminhoneira.