Casa da Mulher Carioca oferece atendimento psicológico para vítimas de violência doméstica

O objetivo é desenvolver um ambiente de interação e empoderamento feminino, além de prestar apoio psicológico e jurídico

12.12.23

As Casas da Mulher Carioca são equipamentos criados pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro, que oferecem espaços de promoção de direitos, empoderamento e capacitação. Também são ferramentas de apoio e a primeira unidade, que leva o nome de Elza Soares, foi inaugurada em 26 de outubro de 2022.

A Casa da Mulher Carioca é um espaço de promoção de políticas públicas para mulheres. Tem como objetivo desenvolver um ambiente de interação, capacitação e empoderamento feminino com a aplicação de estratégias efetivas com vistas à prevenção das situações de violência contra a mulher, exercício da cidadania e construção da autonomia das mulheres participantes, viabilizando o acesso aos direitos e assistência qualificada às mulheres através da oferta de serviços e realização de diversas atividades.

Através da troca de vivências por meio de atividades coletivas como oficinas, rodas de conversa, capacitação profissional, entre outros, bem como por atendimentos individualizados, todos mediados por equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogas, pedagogas e advogadas, as Casas da Mulher Carioca contribuem para a inclusão social e o exercício da cidadania das mulheres moradoras do Estado do Rio de Janeiro,  a partir do resgate da autoestima, autonomia e fomento ao empoderamento feminino.

Todas as unidades oferecem atendimentos psicossocial, orientação jurídica, orientação pedagógica, cursos livres e oficinas de capacitação profissional em diversas áreas. Além disso, são oferecidas palestras, e outras atividades coletivas com temáticas que perpassam a questão de gênero. Também incentivam trocas de vivências e outras atividades coletivas para as mulheres em todas as suas pluralidades. 

As oficinas de capacitação profissional têm o objetivo de qualificar as participantes para que elas obtenham autonomia, independência financeira; maior percepção e desenvolvimento de suas habilidades e competências; conhecimento de novos e diferentes saberes e construção de redes de apoio e são voltadas para mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho. 

Todas as atividades são gratuitas e presenciais, a carga horária dessas atividades, em geral, é de 32 horas e duram três meses, com aulas semanais de 2 horas.

Ao término de cada curso é realizado uma formatura/confraternização pela equipe da unidade em conjunto com os professores. 

Critérios para participação: ser mulher, residir no Rio de Janeiro, ter mais de 16 anos, e possuir documento de Identificação Civil com foto.

Para maiores informações sobre os serviços e atividades ofertadas procure uma das unidades cujos endereços se encontram abaixo.

Casa da Mulher Carioca Elza Soares:

Rua Marechal Falcão da Frota, 1782 – Padre Miguel, dentro da Vila Olímpica Mestre André.

Contato: (21) 3900-3749

Casa da Mulher Carioca Tia Doca:

Rua Júlio Fragoso, 47, Madureira.

Contato: (21) 2452-2217 / 3796-0228

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho:

Rua Limites, 1349, Realengo.
Email.: casadamulherdinahcoutinho@gmail.com

Você pode obter informações sobre as inscrições para as oficinas de capacitação nas Casas da Mulher Carioca. Além disso, também pode entrar em contato através do telefone 1746 e das Redes Sociais.

Siga a Secretaria da Mulher – RJ no Instagram.

    Atitude Amac
    Atitude Amac
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas