Ação coletiva para ajudar as vítimas de Petrópolis

A cidade foi arrasada por uma forte tempestade que deixou mais de 200 mortos e dezenas de pessoas desaparecidas

24.02.22

Crédito: BBC / Divulgação

Por: Renato Silva – Lupa do Bem/Favela

Uma onda de solidariedade tem tomado as redes sociais para levantar doações de alimentos, itens de higiene, água potável e roupas para moradores de Petrópolis. A cidade, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, foi arrasada por uma forte tempestade, que ocorreu em 15 de fevereiro e deixou, até o momento, mais de 200 pessoas mortas, dezenas de pessoas ainda desaparecidas e centenas de desabrigados.  

Chuvas em Petrópolis
Crédito: BBC

Durante uma coletiva de imprensa, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, destacou que a chuva que caiu em duas horas atingiu um volume inédito, cerca de 240 mm, o que não acontecia desde 1932.

Enquanto cerca de 400 bombeiros, 200 policiais, muitos vizinhos e parentes de pessoas desaparecidas estão empenhados nas buscas e resgates das vítimas, na internet as organizações buscam somar esforços para prestar auxílio às famílias da cidade imperial.

Aqui, listamos algumas das organizações espalhadas pelo estado, que estão recebendo doações para direcionar à Petrópolis: 

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis está recebendo doações de alimentos, cobertores, água potável, itens de higiene e limpeza.

Endereço: Rua Monsenhor Bacelar, 400, Centro de Petrópolis – RJ
Telefone e WhatsApp: (24) 2242-2462.
A organização também recebe doações via Pix pelo CNPJ: 27.219.757/0001-27.

A organização SOS_Serra também está recebendo doações para direcionar às famílias afetadas pelas chuvas em Petrópolis. No entanto, recebe apoio apenas financeiro via Pix (chave nº de celular): (24) 99303-8885.

O Terreiro Gratidão Sereno Manso, também está arrecadando doações para as famílias afetadas pela chuva.

A organização recolhe alimentos não perecíveis, água potável, cobertores, além de produtos de higiene pessoal (sabonete, escova de dente, creme dental, absorvente íntimo, etc). Também é possível doar através do Pix do Terreiro (chave nº de celular): (21) 98474-5547. É necessário identificar no ato da transferência que o valor é para a ação SOS PETRÓPOLIS. O Pix está no nome da tesoureira Bárbara Cristina Soares Salgado.

Mobilização necessária para Petrópolis

Alguns ativistas e profissionais de comunicação também mobilizaram seus seguidores para movimentar as redes sociais em torno da solidariedade, divulgando inúmeras ações de clubes de futebol, agremiações de samba e empresas.

A exemplo do que fez a jornalista e podcaster Bela Reis, do podcast Angu de Grilo.

Além disso, segundo a Secretaria de Educação do Petrópolis, 38 escolas abertas e funcionando estão funcionando como pontos de apoio para receber e acolher as famílias desabrigadas pelos efeitos das chuvas.

De acordo com o último levantamento realizado pela prefeitura, há 408 pessoas abrigadas nas escolas. 

    Fórum Grita Baixada
    Fórum Grita Baixada
    Localização
    Contato
    Apoio
Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas