Cidade Maravilhosa em festa: Rio de Janeiro completa 459 anos
O Rio completa 459 anos, parabéns!
Amanhã é aniversário do Rio de Janeiro e a Coluna da Neuza não podia deixar de parabenizar a cidade maravilhosa, os cariocas e migrantes que a adotaram como sua
A cidade, que foi fundada no dia 01 de março de 1565, por Estácio de Sá, foi capital do Brasil de 1763 a 1960, quando a metrópole foi transferida para Brasília.
Até 1956, a fundação da capital fluminense era celebrada em 20 de janeiro, dia do padroeiro da cidade, São Sebastião e, a partir dessa data, o dia 1º de março passou a ser considerado o dia do aniversário do Rio de Janeiro.
Segundo o portal UOL, a mudança de data tem razão histórica e política. Enquanto o 1º de março faz referência ao momento em que Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara, o 20 de janeiro lembra a Batalha de Uruçumirim, dois anos depois, quando o domínio português no Rio de Janeiro foi consolidado.
Para isso, no entanto, centenas de tamoios, entre eles o líder Aimberê, e cinco franceses foram mortos na região que hoje abriga o Outeiro da Glória, Zona Centro do Rio de Janeiro. A guerra tirou ainda a vida do próprio Estácio de Sá, ferido por uma flecha.
Mas de acordo com a história, o navegador italiano Américo Vespúcio, piloto de uma das naus da primeira expedição de reconhecimento do litoral brasileiro, foi responsável por batizar a Baía de Guanabara de Rio de Janeiro. Ainda de acordo com os registros, ele foi o primeiro europeu a ter contato com a paisagem carioca.
Agora que você já sabe detalhes sobre o dia do nascimento dessa cidade, que é um dos destinos turísticos mais visitados do país, segue algumas opções de passeio para esse dia especial.
Do topo do Pão de Açucar, se encante com a vista deslumbrante através de um passeio de bondinho;
Use a imaginação e veja as projeções para o futuro no Museu do Amanhã para os próximos 50 anos;
Tire lindas fotos na colorida e inspiradora Escadaria Selarón;
Visite o Forte de Copacabana, um pedacinho da história do Brasil;
Veja o mirante da Vista Chinesa, um cenário natural cheio de atrativos;
Curta a extensa Praia da Barra da Tijuca, são quase 30 quilômetros de orla, com atrações diversas;
Passe o dia no Parque Madureira Mestre Monarco, um parque com 450 mil metros quadrados, situado entre os bairros de Madureira e Guadalupe, na Zona Norte;
Faça uma caminhada pelo Passeio Público, o primeiro Jardim público do Brasil;
Conheça o Parque Laje, um lugar de muito verde e tranquilidade, na Zona Sul.
Dupla comemoração
Mas 1º é também comemorado o Dia Mundial de Zero Discriminação, que se trata da luta pelos direitos humanos, buscando fazer do mundo um lugar mais justo e com mais igualdade. A data foi comemorada pela primeira vez em 2014, com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS – UNAIDS.
O Dia Mundial de Zero Discriminação de 2024 reforça que podemos acabar com a AIDS, desde que os direitos de todas as pessoas sejam protegidos de fato.
O mundo fez grandes progressos em direção ao objetivo de acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030, esse progresso foi impulsionado pelo avanço na proteção dos direitos humanos.
Mas leis, políticas e práticas que punem, discriminam e estigmatizam mulheres e meninas, populações-chave e outras comunidades marginalizadas violam os direitos humanos e impedem o acesso à prevenção, testagem, tratamento e acompanhamento do HIV.
Amanhã e durante todo o mês de março, eventos, atividades e mensagens lembrarão o mundo desta chamada à ação. O caminho que dá fim a AIDS é um caminho baseado na garantia dos direitos.
Diga não a qualquer tipo de discriminação!