Cidades preparam programação especial para o Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto no ano de 1695
O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi estabelecido em razão de ter sido o marco em que Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra durante o regime escravista brasileiro que durou, oficialmente, entre 1530 e 1888, foi assassinado, em 1695.
O objetivo da data, que foi instituída no território nacional nos anos 1970, é refletir sobre igualdade racial, equidade de direitos e a inserção das maiorias minorizadas nos mais diversos setores sociais.
Para festejar essa data, a Coluna da Neuza traz para você algumas sugestões de atividades que acontecerão em quatro estados brasileiros nessa data e nos dias seguintes. Divirtam – se!
São Paulo
Corrida e Caminhada da Consciência de 2023
Também conhecida como Corrida e Caminhada Pela Igualdade, organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares, está prevista para a manhã de 20 de novembro, segunda-feira, com saída às 7h da Praça Heróis da FEB, Santana.
Encontro da Maior Bateria de Escola de Samba do Mundo
Apresentação de 1,5 mil ritmistas de grandes escolas de samba de São Paulo em uma das principais avenidas da cidade, dia 19, domingo, às 13h, na Av. Paulista, na altura do Masp.
Presenças Negras na Construção de São Paulo
Passeio cultural abordando o trabalho de arquitetos e profissionais da engenharia civil negros na construção da capital paulista, com foco no bairro da Luz. Dias 18, 19, 25 e 26, no Museu da Língua Portuguesa | Praça da Luz, s/nº, Centro, grátis.
Expo Internacional da Consciência Negra
Shows com grandes nomes da música brasileira, feira de afroempreendedores, palestras e debates voltados para o combate ao racismo. De 18 a 21, das 10h às 22h, no Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade 664, Barra Funda. Grátis
Baile do Simonal e Sandra de Sá
Show produzido pelos filhos de Wilson Simonal, com repertório recheado de sucessos gravados pelo cantor entre os anos 60 e 70 e participação especial de Sandra de Sá. Dia 18, às 19h, no Centro de Culturas Negras, R. Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara. Entrada gratuita.
Salvador
Afropunk
Em sua terceira edição brasileira, o maior festival de cultura negra do mundo reúne artistas como Carlinhos Brown, Djonga, Alcione e BaianaSystem, no Parque de Exposições de Salvador, entre 18 e 19 de novembro.
15ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares
Promovida pela Unegro, União de Negras e Negros Pela Igualdade, 20 de novembro, 7h, na Praça da Sé,
Festival Afrofuturismo – Ano V
Maior evento de Inovação e Diversidade da América Latina, que conta com painéis temáticos, apresentações culturais e ações afroturísticas, acontece simultaneamente em 10 espaços do Centro Histórico, de 20 a 21 de novembro, promovido pela organização social Vale do Dendê.
Na programação da capital baiana acontecerão ainda: o Encontro da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, 23 a 25/11; a Feira do Empreendedorismo Negro e de Artesanato da Bahia e a V Semana Moa do Katendê , ambos 29 e 30/11 e muito mais!
Belo Horizonte
Palestra – Proteção contra a Discriminação Racial
Apresentação teatral e musical que serão realizados em torno da discussão antirracista, utilizando-se de personalidades negras que fizeram parte da história da luta contra o racismo, sobretudo no Brasil. Dia 22/11, quarta – feira, 14h, no Teatro Raul Belém, rua Jauá, 80, Alípio de Melo. Vagas limitadas. Realização, CRAS São José. Livre
Consciência em Foco
Atividades e atendimento ao público da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR), dia 20/11, segunda- feira, na Praça Sete de Setembro. Realizado pela DPIR em parceria com a Comissão de Verdade Sobre a Escravidão OAB- MG, Centro Cultural Thirey Ilê Odara e COMPIR.
Roda de Conversa online
O que diz o estatuto da Igualdade Racial e a Reparação?
Dia 27/11, segunda-feira, das 9h às 21h. Atividade online. Realização DPIR- Educação em Direitos Humanos Inscrições Aqui
Rio de Janeiro
Cortejo da Tia Ciata
Celebra o encontro de dois personagens emblemáticos da cultura negra Brasileira, separados pelo tempo e unidos pelo Distrito Cultural da Praça Onze e pela resistência cultural e étnica. Zumbi dos Palmares e Tia Ciata. Concentração às 10h, no dia 20/11, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e caminhada até o busto de Zumbi, na Praça Onze.
Jongo da Serrinha – 60 anos
Show sobre a trajetória desse relevante grupo referência da cultura afro-carioca e leva a tradição do jongo com os mais variados instrumentos e figurinos da época para contar a ligação com a África e a história dos jongueiros, que vieram para os morros do Rio com a libertação do povo negro. Na próxima segunda-feira (20), às 17h30, Jardim da Cidade das Artes, entrada franca, ingressos antecipados aqui
Samba da Dida
Roda de samba, das 15h às 21h, nesta segunda-feira (20), no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa, entrada franca.