CineManguinhos em Wakanda Para Sempre! Organização pretende levar crianças à estreia do Pantera Negra 2
Através de diálogo, entretenimento e reflexão, iniciativa busca construir um futuro possível para o imaginário de crianças da favela
Crédito: Aguessiano
Redação – Lupa do Bem / Favela em Pauta
O CineManguinhos fez aniversário em setembro, o mês dos erês*, e desde então vem planejando uma sequência de atividades para presentear a sua comunidade. Com a esperada estreia do filme “Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre” nos cinemas, o cineclube define uma meta importante: organizar dois eventos interligados envolvendo a comunidade, com prioridade nas crianças.
Para começar, o CineManguinhos vai exibir o primeiro filme do Pantera Negra em um evento na quadra do Mandela, comunidade da cidade do Rio de Janeiro, e contará com uma roda de conversa onde artistas e influenciadores vão discutir temas relacionados ao filme em uma linguagem acolhedora para os pequenos.
No primeiro evento será lançada a campanha de financiamento coletivo para o ponto alto da iniciativa, que será a ida das crianças ao cinema para assistir ao Pantera Negra 2, com custeio garantido de ingressos, lanches e transporte.
O coordenador do CineManguinhos e da Escola Criativa Audiovisual Àwòrán, Marcos Lamoureux, considera que a iniciativa é vital por permitir o direito à infância para as crianças da favela, além de formar essa juventude social e profissionalmente. “Um ponto importante é a questão da formação, a gente não só exibe cinema, mas também ensina cinema. Então, estamos mostrando pra essas crianças uma outra alternativa de vida, que elas também podem fazer acontecer e ser diretoras, roteiristas, atores e atrizes”, comenta.
Marcos fala ainda sobre ser uma ferramenta que serve ao debate social. “Tem ainda a questão racial, né? Nesse ponto de vista, o evento que nós vamos fazer agora é um ótimo exemplo pra explicar de que maneira a gente pode fazer esse debate”, finaliza.
Para o lançamento da campanha de financiamento o cineclube contará com as presenças da artista Tatiana Henrique, da atriz Isa Riccart e do escritor Ale Garcia, que vão conversar com as crianças sobre as heranças africanas e o protagonismo de mulheres negras, tendo em perspectiva o enfrentamento ao racismo à brasileira.
A primeira parte da programação deve acontecer na quadra da comunidade do Mandela 2, no dia 15/10, às 16h, com a exibição do primeiro filme a céu aberto. E a segunda parte, que consiste na ida dos jovens ao cinema para assistir ao Pantera Negra 2, tem previsão para a última semana de novembro.
Conheça o CineManguinhos
O CineManguinhos é uma iniciativa que realiza exibições de filmes nas comunidades de Manguinhos, em favelas como Jacaré e Mandela, para crianças, jovens e familiares da região. Tudo acontece baseado na horizontalidade, autogestão e parceria, onde todos colaboram e ajudam como podem, com a contribuição e confecção dos lanches, no empenho de montar a estrutura de projeção e principalmente em pôr um sorriso no rosto dos moradores da favela.
O projeto é resultado da parceria dos coletivos Manguinhos Cria e a Escola Criativa Audiovisual Àwòrán e conta com o apoio de moradores, agentes comunitários e instituições da vizinhança, como a Biblioteca Parque Marielle Franco e a Fundação Oswaldo Cruz em suas exibições.
Em um ano de atuação, centenas de crianças foram atendidas em dezenas de exibições, sempre com exibições de filmes que abordem questões pontuais para crianças que vivem em territórios marcados pela desigualdade social e a violência policial.
São exibidos filmes que englobam o emergente cinema negro, com produções independentes, de realizadores negros e periféricos que dialogam com imagens e sons cotidianos dos crias. A ideia é valorizar sempre o ser negro em seus traços, costumes e tradições originadas no continente africano numa linguagem lúdica e divertida.
Nesse sentido, o CineManguinhos leva para os becos e vielas também alguns lançamentos que protagonizam crianças negras, pensando em ofertar o acesso a um cinema que, apesar de comercial, ainda não alcança certas parcelas da sociedade.
Por isso, nas atividades, a organização pensa em realizar um evento para as famílias, onde se proporciona todas as experiências que uma ida ao cinema convencional oferece, com pipoca, refrigerantes, lanches e muitas risadas. Para o coletivo, “em tempos de crise, celebrar em fartura com os nossos é uma das formas de espantar a dureza da vida”.
Por que levar as crianças ao cinema é importante?
A campanha de financiamento busca dar um passo a mais na atuação do projeto, ao fazer parcerias com artistas com influência nas redes sociais, com foco em levar as crianças ao cinema para ver a estreia de um filme. A ida não se trata apenas de um passeio ao cinema, mas o coletivo trata como uma experiência que proporciona às crianças uma imersão crítica, reflexiva e combativa.
O Pantera Negra, expoente maior do movimento afrofuturista, ensina que sonhar com qualquer futuro é possível, desde que não deixemos nossas heranças para trás e possamos contar com nossos parceiros de luta. Por isso é importante contar com a ajuda de todos, qualquer contribuição pode ajudar a levar mais uma criança à Wakanda para sempre!
Serviço
Lançamento de campanha + Roda de conversa + exibição do filme Pantera Negra 1
Dia 15/10 às 16h
Local: Quadra do Mandela 2 – Rua Leopoldo Bulhões, 700.
Distribuição gratuita de lanches, sorteios, brincadeiras, atividades.
Pix para doações: cinemgh@gmail.com
Acompanhe todas as informações do evento nos perfis: @cinemanguinhos, @manguinhoscria e @eca.aworan.
*De acordo com o sincretismo religioso da Umbanda no Brasil, setembro é considerado o mês dos erês por ser o mês de São Cosme e São Damião, mês em que se celebra também os Erês, as alegres crianças encantadas da Umbanda.