Formulário voltado a profissionais do Hip Hop busca traçar caminhos para o futuro dessa poderosa expressão cultural que dá voz às periferias englobando elementos como o rap, o DJing, o breakdance e o Grafite
A Dinastia Sabah, produtora especializada em cultura urbana e liderada por Ju Dorotea, lança uma nova edição da pesquisa Os Bastidores do Hip Hop. Voltada a profissionais que atuam no movimento, a iniciativa busca mapear desafios e perspectivas para o futuro do setor.
A pesquisa, contemplada pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem o objetivo mapear a atuação profissional no universo do Hip Hop. Por meio de um formulário, artistas e agentes culturais de todo o Brasil poderão contribuir com dados sobre seus desafios, conquistas e realidades no mercado.
“A cultura Hip Hop é minha vida, não só como profissão, mas como identidade e cotidiano. Ela é arte, expressão, transformação social e economia. Movimenta renda, gera empregos e cria profissões há 50 anos, especialmente nas periferias. Nossa pesquisa se tornou uma ferramenta fundamental para entender essa complexidade no Brasil”, afirma Ju Dorotea, rapper, produtora, diretora musical e apresentadora do podcast Sabahcast.
A equipe conta também com nomes de peso, como Stephanie Dias, da Baixada Fluminense, pesquisadora, cineasta, graduada em História e mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o DJ Josafá, referência em Turntablism (arte de usar toca-discos como instrumentos musicais, manipulando discos de vinil com técnicas como scratch e mixagens ao vivo). Campeão da Black Base Contest 2024, ele soma mais de 12 anos dedicados à cultura do vinil. Além disso, também atua como advogado especializado em direitos autorais.
Os dados coletados ao longo de 2025 serão apresentados em um seminário especial em agosto, mês em que se comemora o Dia Nacional do Hip Hop. O evento, que acontecerá no Rio de Janeiro, reunirá artistas, jornalistas, pesquisadores e representantes do mercado cultural, oferecendo um espaço dedicado à análise dos resultados da pesquisa Os Bastidores do Hip Hop e ao debate sobre os rumos do Hip Hop no Brasil.
Ao final do projeto, os resultados estarão disponíveis gratuitamente para download, oferecendo um panorama valioso para artistas, empreendedores, comunicadores e todos os envolvidos com o Hip Hop.
O Hip Hop surgiu nos anos 1970 nos Estados Unidos e se consolidou globalmente como voz das periferias por meio de expressões como o rap, o DJing, o breaking e o grafite, é mais do que uma manifestação artística: é um campo de produção cultural, política e econômica que mobiliza milhares de agentes em territórios populares.
Transformando o mundo através da arte
A Dinastia Sabah é uma produtora atuante nos bastidores da cultura urbana, oferecendo suporte profissional e estratégico para artistas e agentes culturais que desejam transformar o mundo através da arte.
Ju Dorotea estreou na cena em 2016 com o EP Sincronia, que teve destaque no Rio, São Paulo e Bahia. Participou de projetos como a Pineapple Storm TV, assinou a trilha de entrada da campeã sul-americana de MMA Renata Rehulk e atua como parecerista em editais culturais.
Atualmente, é diretora musical do projeto #estudeofunk, patrocinado pela BEATS, na Fundição Progresso, onde colabora com o surgimento de novos talentos do funk.
Saiba como participar
Em caso de dúvida, entre em contato com os organizadores através do e-mail [email protected]
Para preencher o formulário, clique aqui.
Gostou do conteúdo?
Siga a Dinastia Sabah no Instagram ou se inscreva no canal do YouTube.