Com terapias e oficinas culturais, Obra Social Dona Meca foca na reabilitação de jovens com deficiência
A ONG estimula a socialização e a interação social para que os jovens ganhem autonomia e independência
A Obra Social Dona Meca (OSDM) é uma instituição de caráter filantrópico direcionada ao público PcD infantojuvenil e em estado de extrema vulnerabilidade socioeconômica.
Referência no Rio de Janeiro em habilitação e reabilitação de qualidade, tem sua sede principal localizada na Taquara, bairro da região de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde são oferecidas terapias, esportes, oficinas culturais e serviço social para 209 crianças e jovens com deficiência, além de suporte através de uma equipe de apoio.
O público atendido são crianças e jovens com deficiências e suas famílias moradoras da região de Jacarepaguá e adjacências.
Os objetivos principais da Obra Social Dona Meca são promover a habilitação e reabilitação dos atendidos, reconhecendo-os como seres integrais, favorecendo o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e a inclusão dos mesmos na sociedade, através de terapias, esportes e oficinas culturais a fim de desenvolver a criatividade, estimular a socialização, interação e o aprendizado, além de trabalhar o desenvolvimento intelectual e cognitivo para que, na vida adulta, tenham autonomia e independência.
Início da Obra Social Dona Meca
Fundada em 1992, além da sede principal, a Obra Social Dona Meca possui dois lares de acolhimento provisório: Casa Lar Dona Meca, para até 20 crianças, de ambos os sexos, de 0 a 18 anos com deficiência. E a Casa Lar Balthazar, com cerca de 20 crianças sem deficiência, também de ambos os sexos, com faixa etária de 0 a 6 anos.
As atividades oferecidas são: dança, fisioterapia neuromotora, fisioterapia respiratória, fisioterapia aquática, fonoaudiologia e natação. Também há oficinas culturais de artes, informática, multimídia e música. Pedagogia, psicologia, psicomotricidade, psicopedagogia e terapia ocupacional.
No último ano a Obra Social Dona Meca já realizou mais de 34.020 atendimentos através de terapias, habilitações, reabilitações e atividades de esporte e cultura, levando os beneficiários a alcançar uma média entre 85% e 95% de evolução e melhora.
Uma ideia simples que transformou vidas
“A Obra Social Dona Meca foi criada por um grupo de cinco mulheres, algumas com filhos portadores de deficiências e começou como um trabalho voluntário. Eram simples atendimentos oferecidos às crianças e suas famílias, direcionados a suas necessidades sociais, emocionais e econômicas naquele momento”.
“Com o tempo outras pessoas foram se agregando a esse grupo e assim foi se formando uma equipe de profissionais com o objetivo de contribuir, de alguma forma, para uma sociedade melhor e escolhemos como causa a criança e o adolescente com deficiência”.
“A ideia sempre foi seguir em frente, mas jamais supomos que o trabalho fosse crescer de tal forma com o tempo e se transformar em tantas frentes de trabalho. Hoje a média de crianças e adolescentes atendidos é de 220. São portadores de diversas síndromes como Down, Espectro Autista, Encefalopatia e outras”, diz Rosangela Chacon, psicóloga e presidente da instituição.
Rosangela diz ainda que, muitas dessas crianças e jovens não possuem famílias, e acabam acolhidos pela Vara de Infância. É importante lembrar que muitos, ao longo dos anos, perderam as suas referências familiares, e por isso são acolhidos dentro do critério de longa permanência.
A Obra Social Dona Meca se torna responsável pelos cuidados com essas crianças ou jovens acolhidos até as autoridades competentes decidirem por um familiar próximo substituto, um avô ou uma tia, por exemplo, que se incumbirá da guarda dessa pessoa em formação ou se ela irá para adoção.
Formas de ajudar a Obra Social Dona Meca:
- Apadrinhando
- Sendo voluntário
- Sendo um sócio colaborador
- Doação avulsa (transferência bancária, via depósito bancário ou pix)
- Produtos para o Bazar Beneficente
- Lista de Necessidades
Mais informações:
Fixo: (21) 2446-3674
Whatsapp: (21) 98604-3302
Email: apadrinhamento@osdm.org.br
Visitem o site e siga a instituição no Instagram e no Facebook. Curtam, comentem e compartilhem o conteúdo.