Comunidade dos Pequenos Profetas: três décadas de transformação social na periferia pernambucana
Por ano, cerca de 400 jovens são assistidos por projetos voltados para a educação, cultura, arte e efetivação de direitos
Crédito: Charles Johnson
Por: Kauana Portugal – Lupa do Bem / Favela Em Pauta
Em uma casa de muros coloridos, localizada no bairro de São José, área central do Recife, a Comunidade dos Pequenos Profetas (CPP) semeia potência na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No sentido contrário da escassez vivenciada nas periferias da capital pernambucana, a CPP cria um ambiente abundante de possibilidades por meio de projetos voltados para a educação, responsabilidade social, cultura, combate à fome e arte.
Na ONG, os jovens encontram aulas de percussão, de meditação, gastronomia e produção de hortas. Também são oferecidas oficinas de corte de cabelo e esportes.
Estas atividades simbolizam a efetivação de direitos, uma prioridade para a CPP. Assim, a comunidade disponibiliza ainda atendimento psicossocial e jurídico. A organização foi fundada há 36 anos, pelo brasiliense Demetrius Demétrio, e hoje conta com a contribuição de funcionários e voluntários.
Outro objetivo da Pequenos Profetas é contribuir para a autonomia financeira das responsáveis pelos jovens atendidos na organização. Por isso, as mães participam de oficinas voltadas para a produção de artesanato e costura, com o lucro das vendas revertido para as produtoras. Diariamente, a instituição presta assistência para cerca de 80 jovens de 7 a 21 anos e possui 500 famílias cadastradas. Por ano, aproximadamente 400 crianças e adolescentes frequentam a sede da CPP.
O responsável pela ONG, Demétrius, fala com peito estufado de orgulho sobre as décadas de trabalho na região e iniciativas transformadoras, como o Telhado Eco Produtivo – o maior do nordeste, segundo ele, com 400m² de horta orgânica e produção semanal.
Projetos que fazem o fundador da Comunidade dos Pequenos Profetas acreditar na proposta de transformação. “A CPP é um casarão no centro do Recife, de 3.000m², onde a gente desenvolve várias atividades socioeducativas, tentando escrever uma nova história na vida de cada atendido”, relata Demétrius.
Comunidade dos Pequenos Profetas precisa de doações para seguir transformando
Durante a pandemia da Covid-19, a Comunidade dos Pequenos Profetas doou mais de 12 toneladas de alimentos. A emergência sanitária, agravada pela crise social em que o país embarcou, exigiu da ONG esforços intensos. No mesmo período, foi preciso reduzir o horário de funcionamento na sede. Desde então, a carga horária não foi retomada. O motivo é a escassez de recursos.
Mesmo com o financiamento de organizações internacionais, ainda não é o suficiente. Para dar continuidade aos projetos da Pequenos Profetas, além de possibilitar a ampliação dos serviços, é possível doar em dinheiro, mas também com a entrega de alimentos e roupas.
Para contatar o gestor da ONG, é só mandar uma mensagem para o Instagram @pequenos_profetas ou e-mail para cppclarion@uol.com.br. Empresas interessadas em exercer algum impacto social na região também podem firmar parcerias.
O PIX da CPP é 12861514000110 (CNPJ), Banco Bradesco S/A, agência 3208 e conta 99453-7. Conheça o site www.pequenosprofetas.org.br. A Comunidade dos Pequenos Profetas fica na Avenida Sul, 110, Bairro de São José, Recife/PE.