Comunidade dos Pequenos Profetas: três décadas de transformação social na periferia pernambucana

Por ano, cerca de 400 jovens são assistidos por projetos voltados para a educação, cultura, arte e efetivação de direitos

16.12.22

Crédito: Charles Johnson

Por: Kauana Portugal – Lupa do Bem / Favela Em Pauta

Em uma casa de muros coloridos, localizada no bairro de São José, área central do Recife, a Comunidade dos Pequenos Profetas (CPP) semeia potência na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No sentido contrário da escassez vivenciada nas periferias da capital pernambucana, a CPP cria um ambiente abundante de possibilidades por meio de projetos voltados para a educação, responsabilidade social, cultura, combate à fome e arte.

Na ONG, os jovens encontram aulas de percussão, de meditação, gastronomia e produção de hortas. Também são oferecidas oficinas de corte de cabelo e esportes. 

Estas atividades simbolizam a efetivação de direitos, uma prioridade para a CPP. Assim, a comunidade disponibiliza ainda atendimento psicossocial e jurídico. A organização foi fundada há 36 anos, pelo brasiliense Demetrius Demétrio, e hoje conta com a contribuição de funcionários e voluntários.

Outro objetivo da Pequenos Profetas é contribuir para a autonomia financeira das responsáveis pelos jovens atendidos na organização. Por isso, as mães participam de oficinas voltadas para a produção de artesanato e costura, com o lucro das vendas revertido para as produtoras. Diariamente, a instituição presta assistência para cerca de 80 jovens de 7 a 21 anos e possui 500 famílias cadastradas. Por ano, aproximadamente 400 crianças e adolescentes frequentam a sede da CPP.

O responsável pela ONG, Demétrius, fala com peito estufado de orgulho sobre as décadas de trabalho na região e iniciativas transformadoras, como o Telhado Eco Produtivo – o maior do nordeste, segundo ele, com 400m² de horta orgânica e produção semanal.

Projetos que fazem o fundador da Comunidade dos Pequenos Profetas acreditar na proposta de transformação. “A CPP é um casarão no centro do Recife, de 3.000m², onde a gente desenvolve várias atividades socioeducativas, tentando escrever uma nova história na vida de cada atendido”, relata Demétrius.

Comunidade dos Pequenos Profetas

Comunidade dos Pequenos Profetas precisa de doações para seguir transformando 

Durante a pandemia da Covid-19, a Comunidade dos Pequenos Profetas doou mais de 12 toneladas de alimentos. A emergência sanitária, agravada pela crise social em que o país embarcou, exigiu da ONG esforços intensos. No mesmo período, foi preciso reduzir o horário de funcionamento na sede. Desde então, a carga horária não foi retomada. O motivo é a escassez de recursos. 

Mesmo com o financiamento de organizações internacionais, ainda não é o suficiente. Para dar continuidade aos projetos da Pequenos Profetas, além de possibilitar a ampliação dos serviços, é possível doar em dinheiro, mas também com a entrega de alimentos e roupas. 

Para contatar o gestor da ONG, é só mandar uma mensagem para o Instagram @pequenos_profetas ou e-mail para cppclarion@uol.com.br. Empresas interessadas em exercer algum impacto social na região também podem firmar parcerias.

O PIX da CPP é 12861514000110 (CNPJ), Banco Bradesco S/A, agência 3208 e conta 99453-7. Conheça o site www.pequenosprofetas.org.br. A Comunidade dos Pequenos Profetas fica na Avenida Sul, 110, Bairro de São José, Recife/PE.

    Jornada de MC’s
    Jornada de MC’s
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas