ONG resgata gatos abandonados e ajuda a buscar um novo lar
Segundo a Constituição Federal e a Lei n.º 9.605/98 de Crimes Ambientais, o abandono de animais em logradouros públicos é considerado crime de maus-tratos no Brasil. Além de cruel e desumano, esse ato tem como consequência o risco da vida do animal, a segurança de condutores e população em geral. Mesmo assim, nesse sentido, o número de infratores não para de crescer.
Para amenizar essa situação recorrente, pessoas estão criando mecanismos para ajudar esses animais, e um deles é a ONG Salva Gatos, uma instituição focada em Proteção Animal.
Conheça um pouco mais desse lindo trabalho tão necessário nesses tempos em que as pessoas, apesar da lei, cada vez mais abandonam animais à própria sorte:
A ideia da ONG surgiu em dezembro de 2015 e nasceu do esforço de uma protetora independente, preocupada com os animais soltos, se reproduzindo de maneira descontrolada assim perpetuando a situação de abandono, que infelizmente é um grave problema da cidade de São Paulo.
Propósito
O propósito da SALVAGATO é resgatar gatos em situação de abandono, maus tratos, em situação de rua e prepará-los para adoção responsável. A sede está localizada no bairro Morumbi, Zona Oeste de São Paulo, onde ficam a maioria dos gatos protegidos.
Funcionamento da ONG
Os felinos são resgatados e inicialmente passam por uma avaliação veterinária, os problemas de saúde identificados como de pele, vias respiratórias, olhos, desnutrição, fraturas e lesões. Após tratamento todos passam pelo processo de castração, são preparados para adoção passando pelas seguintes etapas: vacinação e testagem para FIV, imunodeficiência felina ou AIDS felina, FeLV e leucemia felina. Após, são vermifugados e despulgados. Depois de todo esse processo, o gato está pronto para participar de feiras de adoção.
Locais de adoção
Os gatos podem ser adotados na sede principal do Cobasi Portal do Morumbi, localizado na Av. Giovanni Gronchi, 5411 – Morumbi, São Paulo de quarta a domingo das 12 às 17 horas.
Nos sete anos de existência desse trabalho em prol dos bichanos abandonados, foram resgatados quase 3.000 gatos de rua. Todos foram castrados e encontraram um lar.
Esse trabalho, apesar de estar em plena atividade, enfrenta algumas dificuldades e Fábio Martinelle, promotor de eventos de adoção na ONG SALVAGATO, fala sobre elas.
“Infelizmente as dificuldades são inúmeras, começando com os órgãos públicos e/ou privados que não apoiam a causa animal. Até então não conseguimos patrocínio de empresas ou pessoas físicas para manutenção do trabalho, do abrigo e da equipe. As despesas para proporcionar qualidade de vida e preparar os gatos para adoção são vultosas; aluguel, salários, material de higiene e limpeza, medicamentos, alimentação, água e luz. A quantidade de animais abrigados é grande, e sem apoio fica difícil ampliarmos e a demanda é grande.”
Fábio Martinelle fala também, da felicidade que é ver a quantidade de gatos que já foram resgatados das ruas, assistidos por eles e adotados. Hoje esses gatos têm um lar, carinho, qualidade de vida e vivem de maneira digna com famílias que os amam. Esse trabalho deveria ser realizado pelos órgãos públicos e também por empresas, mas isso não acontece.
“Os esforços são diários, a luta da Proteção Animal não é fácil, mas cada vida salva é uma vitória”, diz ele.
Agradecimentos
Fábio Martinelle agradece a todos que de alguma forma contribuíram e colaboraram com o trabalho da ONG SALVAGATO, às pessoas que fazem parte da equipe e, em especial a todos os adotantes que proporcionam felicidade para tantos gatos abandonados. Por último, o agradecimento especial à rede Cobasi pela confiança e apoio no trabalho executado. A nossa parceria tem mais de sete anos.
“Sem esse apoio e espaços cedidos nas lojas, os resultados não seriam possíveis. Não compre, adote”, termina o promotor de eventos de adoção de gatos.
Já pensou em adotar um gato? Clique aqui
Prefere apadrinhar ao invés de adotar? Clique aqui
Siga a SALVAGATO no Instagram aqui
Pix: 23.839.978/0001-47 (CNPJ)
Curta a página no Facebook aqui
Obs: Os felinos apresentados nas fotos para adoção estão sujeitos à disponibilidade.