Por: Gabriel Murga / Favela em Pauta – Lupa do Bem
O GuettoTech Salvador é um projeto que consiste em um conjunto de ações e oficinas idealizadas e formadas pelos DJs e produtores musicais baianos Manigga e Pivoman, que juntos apresentam oficinas online de discotecagem digital e produção de beat. A iniciativa é gratuita e voltada para jovens de 15 a 29 anos.
“O intuito do projeto é estabelecer uma interação entre esses e outros artistas periféricos de Salvador e a produção desses espaços, através das ferramentas digitais de manipulação e produção musical”, afirma Manigga.
O projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos e da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, criada pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, com o intuito de apoiar artistas e projetos culturais.
Caminho para novas oportunidades
A oficina de introdução a discotecagem digital tem como objetivo aproximar os participantes do universo da discotecagem digital e acessível, compartilhando conhecimentos técnicos com arquivos de música por meio do software Serato DJ.
Conteúdos como a história da discotecagem, tendências musicais, conhecimentos sobre a interface, metodologia de pesquisa musical, técnicas de mixagem e gravações de setlists são abordados no projeto.
Do universo da produção musical ao beat
A segunda oficina do GuettoTech, por sua vez, busca apresentar o universo da produção musical – dos princípios básicos até a criação de um “beat”, base sonora pronta para ser utilizada.
“Vamos buscar dividir conhecimentos teóricos que possibilitem os participantes a produzir uma música utilizando somente o computador por meio do software Fruit Loops, um dos softwares mais populares de produção musical do mundo. E vamos apresentar, ainda, a interface e as funções básicas dos softwares, a utilização de instrumentos virtuais com as teclas do computador, mixagem básica e exportação de arquivos, além das técnicas de composição e arranjo [channel rack e arrengment view]”, destacou Manigga.
As oficinas “Produção musical: do zero até um beat” e “Introdução à discotecagem digital”, que ocorrerão durante o mês de março, resultarão em um episódio do Guettotech Web Rádio, com versão transcrita, abrindo um espaço para trocas de conteúdos e reprodução de playlists.
Acompanhe e apoie o projeto GuettoTech SSA pelo Instagram, clicando aqui.