Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça o projeto que revoluciona a urbanização em comunidades através de telhados verdes
O Teto Verde Favela é um projeto de meio ambiente que visa multiplicar os telhados verde em áreas urbanas, periféricas e em favelas do Rio de Janeiro.
Nesta semana, em que é comemorada o dia do Meio Ambiente, trago o Projeto Teto Verde Favela, uma iniciativa muito interessante de Luiz Cassiano – mais conhecido como Sanduba do Arará – ativista ambiental e morador da comunidade Parque Arará. O Teto Verde Favela é um projeto que visa multiplicar os telhados verdes em áreas urbanas, periféricas e em favelas.
A ideia do projeto, que surgiu há 30 anos, veio da própria necessidade de Cassiano que, ao se mudar para o Parque Arará, percebeu que as moradias em favelas são muito mais quentes que nos outros lugares em geral. Foi então que teve a ideia de fazer um telhado verde, pois alguns amigos haviam lhe contado que viram esses telhados na Alemanha e também como eram feitos. A partir daí, ele começou a estudar como a poderia criar seu próprio telhado verde
Esses telhados não são novidade, mas geralmente só são vistos nas casas de pessoas que têm alto poder aquisitivo, nos shoppings e outros lugares do tipo, porém, nas favelas, ainda são desconhecidos e estão longe de se tornar uma realidade, apesar da enorme necessidade.
Cassiano explica que a ideia é de melhorar não apenas a vida de quem mora em uma propriedade com o teto verde como também a de toda a comunidade. “Já foi provado que realmente essas instalações amenizam a temperatura, atraem pássaros, borboletas, e além disso são aliadas do ecossistema e muito importantes pelas mudanças climáticas que provocam”, explica.
Para criar o teto verde são utilizados dois materiais: gel têxtil e uma manta especial para impermeabilização. As plantas usadas são as que aguentam calor, exigem pouca água e podem ser cultivadas sem a necessidade de terra como bromélias, plantas de deserto como cactáceas e outras. Também é possível fazer telhados com plantas medicinais e/ou comestíveis como a trepadeira bertalha, que pode ser usada no preparo de alimentos.
Os impactos causados por esses telhados verdes são muito importantes, além de atenuarem a temperatura diminuem bastante o gasto de energia elétrica e consequentemente diminuem o gasto financeiro.
O Teto Verde Favela tem como parceiros e apoiadores o Grupo de Extensão Universitária Enactus, da UFRJ, Rede Favela Sustentável, Instituto Cidade Jardim e outros.
Cassiano, além de ativista ambiental, trabalha com audiovisual, teatro e música. Atua com o Teto Verde Favela no, Parque Arará, Benfica, Zona Norte do Rio e em outras regiões que o convidarem.
Siga o projeto no Instagram
Faça parte da Comunidade no Facebook
Para ajudar ou para obter mais informações, entre em contato no direct do perfil ou escreva para careceartsrj@yahoo.com.br
Dicas para ajudar a preservar o Meio Ambiente
- Economize água e energia;
- Não compre animais silvestres sem autorização;
- Compre apenas o necessário;
- Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
- Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
- Separe o lixo
- Reaproveite e recicle;
- Jogue o lixo no lixo;
- Não desperdice alimentos.
E salve o Meio Ambiente!