Dia Nacional do Voluntariado: transformando o país através da solidariedade
O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608
O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.
Mas o que é ser um voluntário?
Pode ser definido como voluntário aquele/a que doa seu tempo, sua energia e talento de maneira espontânea sem olhar a quem e não esperando nada em troca. É isso mesmo, fazer algo em prol do outro ou de causas sociais sem remuneração, somente motivado/a pela solidariedade e empatia.
É verdade, voluntariado não é uma prática remunerada, mas tem seus benefícios. Por exemplo, com o trabalho voluntário é possível, com certeza, adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas, fazendo assim novas amizades; trocar saberes, gerar impacto positivo em sua comunidade ou onde esteja exercendo a atividade e muito mais. Além disso, é maravilhoso o senso de realização e satisfação que essa prática sempre trás.
Existem critérios ou exigências especiais para exercer o voluntariado?
Não, o voluntariado é um trabalho como outro qualquer, só que sem remuneração. Para se voluntariar é necessário ter algum tempo livre e ser responsável e, o mais importante, sentir amor, alegria e satisfação em executar a tarefa para a qual se propôs, como voluntário.
Onde ser voluntário?
Mais abaixo, nesta matéria, você encontrará um link que te levará para uma página do site Lupa do Bem, onde estão diversos projetos localizados em diferentes territórios que oferecem vagas de voluntariado, é só escolher, entrar em contato e boa sorte!
E o que você pode fazer como voluntário?
São quase infinitas as possibilidades, mas lembrando sempre que é muito importante levar em consideração as necessidades da instituição, projeto ou grupo e, o voluntariado por ser exercido de várias formas, inclusive online! Clique aqui e descubra como funciona o trabalho voluntário online.
Pela Lei Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
Oportunidades para voluntários, escolha uma causa e entre em contato para mais informações. Mais vagas para voluntários aqui
Conheça, através dos links abaixo, algumas iniciativas publicadas no perfil @lupadobem que faz o bem através do voluntariado, você pode ajudá-las se estiverem próximas a você ou simplesmente usar os exemplos como incentivo para fazer algo parecido.
Samba Sem Fome, Voluntários Engajados, Caminhos do Bem Goiás, Paulinha Protetora, Eu Amo Minha Quebrada, Rio Eco Pets, Caravana da Humildade, Projeto Gentileza, Comida de Favela Pra Favela, Yoga de Rua, Atados, Recriar e outras. Obrigada e parabéns a TODOS os voluntários!