Em homenagem ao filho, moradora de Campinas cria Ong para combater a depressão
Ong Gabriel, com sede em Campinas, tem como propósito combater a depressão, o suicídio e outros desafios relacionados à saúde mental
A ONG Gabriel, localizada em Campinas, São Paulo, é uma instituição com pouco tempo de vida, mas com um propósito bem definido: combater a depressão, o suicídio e outros desafios relacionados à saúde mental. A ONG tem como foco dar acesso a terapias gratuitas para os atendidos e, na parte lúdica, afetiva e social, realizar aulas de música, rodas de conversas e jogos.
Nádia Kelly Nunes, fundadora da ONG Gabriel, é pernambucana, casada, 42 anos, mãe de quatro filhos, fala sobre a iniciativa.
“A ONG Gabriel vem suprir uma necessidade da sociedade brasileira em geral que é obter mais apoio para pessoas que enfrentam fortes desafios em relação Saúde Mental e que, muitas das vezes podem levar ao suicídio. Nosso intuito é dar a esse público acesso às informações, apoiar de forma humanizada dando suporte nas áreas física, social, emocional e profissional. Acolher e escutar os beneficiários sem julgamento, com amor e profissionalismo”, diz ela.
Nádia mora em Campinas há 25 anos, gosta de viver de uma forma que possa ajudar a sociedade no que for possível. Além da fundadora da ONG Gabriel, que teve seu início em setembro de 2021, Nádia desenvolve trabalhos com população de rua, com clínica de reabilitação e participa de vários projetos sociais, na sua maioria realizados por igrejas.
A diretora social da instituição, Clara Ribeiro, explica o motivo da criação da ONG.
“Gabriel, 21 anos, filho de Nádia Kelly, veio a óbito por suicídio e o impacto foi muito forte para todas as pessoas que conviviam com ele, a dor da perda foi muito grande. Foi então que nós, amigos de Gabriel e a família, juntos, decidimos fazer algo porque, nosso desejo é que a depressão não tenha sempre esse desfecho trágico, se pudermos ajudar. Queremos fazer o possível, através de atividades, para que outras pessoas não passem pelo que passamos”, conta Clara.
E foi assim que, através da dor, nasceu mais uma iniciativa do bem, cujo nome homenageia um ser que se foi de forma precoce, interrompendo sonhos e planos de uma vida.
Gabriel se foi no dia 1 de setembro de 2021 e a ONG entrou em ação no dia 10 seguinte. Ao invés de se deixarem levar pela dor e inconformismo, essas pessoas resolveram transformar esses sentimentos em solidariedade.
Clara Ribeiro fala ainda dos principais valores da ONG Gabriel que são amorosidade, diversidade, o não julgamento, educação, gentileza, empatia, trabalho em equipe, equilíbrio emocional, determinação, perdão, ludicidade e equidade.
Atividades atuais
A ONG recebe e apoia pessoalmente os beneficiários ou conversa com eles através do Instagram ou WhatsApp. Os participantes do corpo da ONG entendem que é necessário ofertar apoio e encaminhamentos para ajuda profissional, nesse caso, realizadas por psicólogas. Faz parte dos planos da instituição diversificar e acrescentar outras práticas, assim aumentando também o número de atendidos. A ONG Gabriel atualmente procura por parcerias com times de esportes e escolas de teatro e outros parceiros da região, com intenção de conseguir descontos nos valores cobrados pelas aulas para que seus beneficiários, que são em sua maioria moradores de periferias e em situação de vulnerabilidade econômica, possam ter acesso às aulas, pois entende que o esporte e a arte sejam fortes aliados na batalha contra a depressão e suas consequências. Além disso, também proporcionam treinamentos aos colaboradores da ONG com profissionais de diferentes áreas de atuação.
O público-alvo são pessoas que enfrentam, de alguma forma, um tipo de desafio ou vários, relacionado a saúde mental. Não existe uma faixa etária de público atendido, mas a instituição é mais frequentada por jovens e adultos.
A ONG visa combater a depressão, o suicídio e outros desafios relacionados a problemas de saúde mental; promover a união da comunidade local em torno do problema, criando uma extensa rede de apoio para pessoas nessas situações e conscientizar a sociedade sobre a realidade das pessoas que enfrentam a depressão e como ajudá-las.
Clara Ribeiro diz que a maior conquista até agora foi terem conseguido criar redes de apoio e poder proporcionar terapias sem custos para pessoas em depressão ou com outras questões de saúde mental.
Clara diz ainda que, durante o tempo de existência da iniciativa, descobriram que há muito mais pessoas do que se imaginava precisando desse tipo de ajuda.
Siga a ONG Gabriel no Instagram e Facebook. Curtam e compartilhem os conteúdos postados.
Quer apoiar?
Seja um profissional voluntário na sua área de atuação ou preferência, entre em contato com onggabriel@gmail.com
A ONG está arrecadando fundos para construir uma sede própria e passar a receber e beneficiar um número maior de pessoas necessitadas de ajuda.
Faça um PIX para 55 19 994476477, em nome de Danierge Dambroski, 1ª Tesoureira, Banco BMG. Você estará colaborando com a construção do espaço físico necessário para o desenvolvimento da ONG e beneficiará muitas pessoas.
Local de atuação: Rua Heitor Ribas Bueno, 231 – Cidade Satélite Íris, Campinas – São Paulo.