Mulheres negras à frente: debates sobre filantropia e empreendedorismo
No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o evento reunirá lideranças nacionais e internacionais para discutir sobre a mulher negra nas esferas da saúde, política e filantropia
Com o intuito de debater o cenário atual e os caminhos para avançar na temática da equidade racial relacionada às mulheres negras, de incentivar empresas e investidores a contribuírem ativamente com soluções práticas de filantropia antirracista no país, será realizada a 3ª edição do Fórum Pacto das Pretas.
Sendo uma iniciativa do Pacto de Promoção da Equidade Racial, o Fórum é uma organização sem fins lucrativos que engajou seus stakeholders ao longo de dois anos, com o propósito de implementar o Protocolo ESG Racial, índice que serve para medir o desequilíbrio racial dentro das organizações em termos de renda destinada a profissionais negros, quando comparado ao percentual deles na população economicamente ativa na região em que a empresa atua.
O Forúm traz a questão racial para o centro do debate econômico e atraindo à atenção de grandes empresas, nacionais e internacionais, e da sociedade civil, com o tema “Mulher Preta: saúde, políticas afirmativas e filantropia antirracista”. O evento será 100% presencial e gratuito.
Importância do Fórum
O Fórum é uma estratégia da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e uma ação elementar para evidenciar a urgência de se estabelecer, como presença real e permanente, a participação das mulheres negras nos lugares de tomada de decisão e para que suas vozes sejam ouvidas.
Ele traz para o centro das discussões a necessidade de dialogarmos sobre a invisibilidade e os desafios vivenciados por essas mulheres no mercado de trabalho, de forma que as lideranças das empresas reconheçam a problemática e sejam aliadas no combate ao racismo e ao sexismo.
Ednalva Moura, gerente de relações institucionais do Pacto de Promoção da Equidade Racial, explica a importância de debater sobre saúde, carreira e políticas públicas com líderes do mercado corporativo.
“Sabemos o quanto somos negligenciadas em todas as esferas. Para que essa realidade seja transformada, é preciso trazer os cenários, os dados que compõem a situação e debater soluções de transformação. Essa edição será mais uma oportunidade para avançarmos na discussão do impacto social da mulher negra em diversos âmbitos”, diz.
Desigualdade salarial
De acordo com um novo relatório divulgado pelo projeto “Mude com Elas”, no mercado de trabalho, o salário recebido por mulheres negras no Brasil é 47% menor do que a média salarial dos brasileiros.
Elas também ganham 2,7 vezes menos que homens brancos, que têm remuneração média de R$4.270. Já o nível de desemprego entre mulheres negras e jovens, entre 18 e 24 anos, é três vezes maior do que entre homens brancos da mesma faixa etária. Além disso, elas são as que menos têm acesso às proteções garantidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
O Fórum Pacto das Pretas contará com a presença de lideranças e aliados do setor privado, sociedade civil, organizações nacionais e internacionais, consultorias e demais agentes com interesse na pauta racial e na interseção de gênero.
Convidados
Para a terceira edição, já estão confirmados nomes como os das palestrantes Luciana Barreto, jornalista e embaixadora do 3º Fórum Pacto das Pretas; Isabel Fillardis, atriz e embaixadora da Associação Pacto; Luana Ozemela, embaixadora do 2º Fórum Pacto das Pretas e vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood; Phutti Mahanyele, CEO Naspers South Africa; Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, entre outras.
O Fórum acontece todo mês de julho e representa a resistência da mulher negra, sendo o marco histórico social o Julho das Pretas, desde o ano de 1992, por conta do Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-americana e Caribenha, no dia 25.
Quando acontece?
O 3º Fórum Pacto das Pretas acontecerá no 25 de julho, das 09:00 às 19:00
Local: Teatro SESI, Avenida Paulista, 1313 Bairro Jardins, São Paulo, SP
A entrada é gratuita. Para obter ingressos, clique aqui