Espírito Natalino: 13 maneiras criativas de praticar a caridade durante o Natal
O que é espírito natalino? Como surgiu? Entenda sua origem e saiba como aproveitar esta e a demais épocas do ano para fazer o bem
Por Emilia Gatt
Para muitas pessoas, o Natal é um período significativo para refletir sobre o ano e passar tempo em família, mas também é um momento para pensar nos outros e praticar a caridade. O espírito natalino promove a solidariedade no Natal, deixando todos mais alegres e mais dispostos a apoiar aqueles que mais precisam.
Embora seja uma época que representa um momento de felicidade e celebração, para muitos também representa um período complicado do ano, em que muitos, tanto famílias como indivíduos, têm dificuldades para lidar com essas festividades de fim de ano.
O espírito natalino, para uma grande parte da população, é uma força motriz para ver, empatizar e ajudar os mais necessitados nessa época final do ano. E tem mil maneiras de ajudar o próximo neste Natal.
Quais são as origens do espírito natalino?
O conceito do espírito natalino que conhecemos hoje tem suas origens em diferentes fontes de cultura popular, lendas, costumes e, é claro, religião, no mundo inteiro.
Uma delas é a figura de São Nicolau, um santo do século III que, através de várias lendas e contos, serviu de inspiração para o Papai Noel. Sua fama de ser bondoso com as pessoas necessitadas, além de ser protetor das crianças, acabou inspirando a criação do bom velhinho que presenteia o Natal. A memória do santo é celebrada em alguns países da Europa, como Alemanha, Áustria, Itália e Eslovênia, no dia 6 de dezembro.
Durante o século IV, São Nicolau ficou conhecido como milagreiro e foi transformado no Papai Noel, que oferecia presentes e brinquedos às crianças, com histórias que contavam como ele ia de telhado em telhado deixando presentes em meias colocadas nas chaminés.
Estima-se que os personagens natalinos “Sinterklaas” (dos Países Baixos) e o tradicional “Father Christmas” britânico também tenham se inspirado nos contos do São Nicolau e estes, por sua vez, inspiraram o Papai Noel moderno.
No Brasil, a figura do Papai Noel ganhou muita popularidade por causa da massiva publicidade que se deu à figura como personagem mítico e acabou virando sinônimo da época do Natal, uma personificação do espírito natalino, que engloba o sentimento de abnegação e generosidade. Essa imagem dele foi se divulgando por meio de anúncios e filmes até chegar a ter a presença que conhecemos hoje.
A segunda é o livro A Christmas Carol (Um Conto de Natal) de Charles Dickens, obra reconhecida como fonte de inspiração e referência para muitos personagens, adaptações e referências de cultura popular natalinas no mundo todo.
No livro, Dickens descreve três espíritos do Natal, e é curioso ver como o espírito natalino do presente e a figura mítica do Papai Noel se assemelham, pois fica claro que a descrição desse espírito – um gigante risonho e generoso – serviu como fonte de inspiração para o bom velhinho de hoje. Ele revela que o verdadeiro espírito natalino está em ajudar os outros, independentemente da classe social, e não pensar apenas em si mesmo.
Outros costumes da época natalina revelam como o espírito natalino se manifesta nos lares e nas ruas, por exemplo, as decorações tradicionais de luzes e cores que representam esperança, felicidade e novos começos.
As decorações de Natal implicam generosidade e caridade, e muitas vezes as vemos em cores como vermelho ou verde, que representam o período festivo. Quando vemos as decorações natalinas na rua, elas ajudam a criar e promover essa sensação de espírito natalino.
Vemos organizações beneficentes arrecadando fundos no espírito de Natal que usam essas decorações e cores natalinas para gerar um sentimento coletivo de generosidade e solidariedade durante a temporada. Como resultado, a época natalina passou a ter um significado de empatia e demonstração de amor ao próximo.
E, é claro, não podemos falar sobre o Natal sem mencionar o cristianismo, a religião que começou a celebrar o 25 de dezembro como um momento de graça especial. Para os cristãos, o verdadeiro espírito natalino tem suas raízes no espírito santo da Bíblia, e essa paz e alegria que associamos com o espírito do Natal são um presente de Jesus através do Espírito Santo.
É uma época que estimula a bondade e a caridade, e o cristianismo promove a ajuda ao próximo e a permissão para ser inundado pelo espírito de Deus na época do Natal.
O que significa ter espírito natalino?
O espírito natalino representa a essência do Natal; é um momento de gratidão, mas também de reflexão. Ele chega no final do ano, quando tudo parece desacelerar e podemos refletir sobre a família e nossos valores sem a correria do dia a dia que vivemos durante o resto do ano. É um momento para ser feliz, e para praticar a caridade, a generosidade, a bondade e o perdão.
Durante o Natal, há uma sensação tanto de encerramento quanto de início de novos ciclos, e paramos para pensar em outras pessoas que não têm os mesmos recursos que nós, e que talvez precisem de uma ajuda nossa para poder desfrutar dessa época.
Para os cristãos, esse período natalino marca um momento de reflexão e de se sentir mais próximo de Deus. O nascimento de Jesus é a história do Natal, ou seja, o nascimento de Deus como ser humano. É uma época em que eles procuram cuidar do próximo e praticar a solidariedade, para demonstrar unidade e amor altruístico – o espírito natalino é sobre entrega, abnegação e auto sacrifício.
Mas é verdade que, com o passar do tempo, a maioria das pessoas, sejam cristãs ou não, também começaram a celebrar o Natal. A época festiva se tornou um espaço inclusivo que tem valor e um significado para todos, independentemente da nacionalidade, cultura ou religião. O espírito natalino é para todos!
Tanto os cristãos quanto as pessoas de outras religiões, e até mesmo os ateus, compartilham certos valores do Natal que envolvem dedicar tempo à família, reservar um período para refletir sobre o ano que passou e o próximo; cumprir tradições, sejam elas religiosas ou culturais, nacionais ou familiares; gastar dinheiro para ver a felicidade dos outros; dar e receber presentes, e ajudar os outros contribuindo com diferentes ações de impacto.
A mídia e a cultura popular têm muito a ver com essa criação de expectativas para o Natal, o que às vezes faz com que muitas pessoas se estressem com a chegada da época, porque acreditam que o Natal tem que ser “perfeito”.
No entanto, alguns estudos apontam que, para muitas pessoas, essas expectativas de “paz” e “felicidade” para o Natal nem sempre se concretizam. É por isso que devemos nos concentrar em promover o espírito natalino tanto para nós mesmos e nossa família quanto para outras pessoas menos afortunadas.
Pode curtir suas próprias tradições natalinas com sua família, e dedicar um tempo para praticar gestos de caridade, o que seguramente garantirá que mais pessoas tenham um Natal inesquecível e muito especial.
13 maneiras criativas de praticar a caridade durante o Natal
- Faça companhia àqueles que não podem estar com sua família ou que talvez não tenham uma neste Natal
→ Visite uma instituição como abrigos de idosos, orfanatos, hospitais.
→ Isso pode fazer uma grande diferença na vida de alguém que não costuma ter companhia ou que pode estar separado de sua família, algo que faz ainda mais falta na época natalina, quando damos ainda mais ênfase ao lar familiar.
- Apoie os refugiados
→ Mudar para um novo país é difícil, ainda mais para os refugiados que, muitas vezes, são separados da sua família.
→ Neste Natal, por que não apoiar uma das ONGs que dão suporte aos refugiados aqui no Brasil? Você pode doar tempo, dinheiro, ou apoiar uma iniciativa em prol dos refugiados, ajudando a desconstruir estereótipos tanto dentro como fora do país.
- Apoie empresas pequenas ou locais
→ O Natal é uma grande época de consumismo. Por que não fazer algo diferente este ano e comprar presentes para seus entes queridos em uma empresa pequena ou local?
→ Além de apoiar os proprietários de pequenas empresas, você seguramente vai encantar seus amigos e familiares com presentes que têm um toque mais pessoal.
- Faça um voluntariado
→ Não existe melhor maneira de praticar a caridade do que doar seu tempo ou dinheiro para ajudar os outros.
→ Há muitas organizações beneficentes que estão precisando de uma mãozinha extra neste Natal – seu tempo vale muito mais para eles do que você imagina.
- Adote uma cartinha de uma criança para presenteá-la com algo que deseja para o Natal
→ Os Correios realizam essa campanha há mais de 25 anos com crianças carentes que enviam cartas para o Papai Noel .
→ Você pode escolher uma cartinha, e realizar o desejo de uma criança que, de outra forma, não receberia um presente neste Natal.
- Arrecadação de alimentos
→ Apoie famílias de baixa renda para que tenham um Natal menos cheio de preocupações, arrecadando alimentos este ano.
→ Há vários projetos sociais e organizações beneficentes dedicados a acabar com a fome que sofrem 33 milhões de pessoas no Brasil, e você pode ajudá-los a levar vários tipos de alimentos ou produtos para a população.
- Doe sangue
→ Essa época do final de ano é uma que é marcada pela baixa anual nos estoques de sangue no país;
→ O processo de doação de sangue é um procedimento seguro e muito simples;
→ Ao doar sangue, você poderia estar ajudando a salvar uma vida neste Natal.
- Doe livros, roupas, sapatos
→ Neste Natal, tome um momento para desapegar de coisas que você não precisa ou não usa e doe-as para as pessoas que mais precisam delas;
→ Seus livros empoeirados ou seus sapatos que não cabem mais poderiam fazer uma grande diferença na vida de outra pessoa.
- Doe uma caixa de sapatos
→ Uma maneira mais diferenciada de praticar a caridade não apenas neste Natal, mas também no próximo, é doar uma caixa de sapatos ;
→ Existem organizações em todo o mundo que trabalham durante o ano todo para encher caixas de sapatos com brinquedos, material escolar e guloseimas para presentear crianças no Natal.
- Ajude um sopão
→ Existem várias formas de ajudar um sopão neste Natal, seja na doação de dinheiro ou alimentos, ajudando no preparo ou até mesmo na distribuição da comida;
→ Tem sopões em todo o país, por exemplo o Sopão do Bem (RJ), o Sopão da Paz em Recife (PE) e o Sopão Solidário em Manaus (AM).
- Presenteie um asilo de idosos
→ Muitas vezes as pessoas idosas são as que mais sentem falta da família durante o Natal, e é verdade que muitos vivem se sentindo solitários e esquecidos;
→ Uma boa ideia para promover a solidariedade no Natal seria fazer biscoitos ou bolinhos e levá-los aos residentes – é algo que requer só um esforço pequeno, mas que gera muita felicidade;
→ Outra opção seria doar pequenos presentes para o dia de Natal.
- Faça quentinhas e leve-as aos moradores de rua
→ No Brasil, tem 281,4 mil pessoas em situação de rua, e seria uma verdadeira exemplo de espírito natalino fazer quentinhas em casa para levar aos moradores de rua que não têm redes de apoio, as quais fazem ainda mais falta na época final do ano ;
→ Isso ajuda a levar um pouquinho mais de amor e dignidade às pessoas que, infelizmente, estão passando por uma situação de rua.
- Organize uma corrida de rua natalina
→ As corridas são uma maneira muito eficaz de arrecadar fundos para ONGs e praticar a caridade;
→ Por que não organizar uma corrida com temática natalina para arrecadar fundos para uma organização que talvez precise de uma ajuda extra nesta época festiva?
→ Convide os participantes a usarem fantasias de Natal, como se vestir de Papai Noel, o que atrairá mais participantes para o evento e despertará o interesse do público.
Apoiar um projeto social ou uma organização beneficente é uma ótima forma de espalhar e compartilhar a alegria do Natal. É importante lembrar que, embora a época natalina seja um período que nos leva a praticar a caridade, muitos desses projetos e campanhas de solidariedade precisam de ajuda durante o ano todo. Neste Natal, por que não começar a fazer a diferença e praticar a caridade durante todo o ano também?
Todos nós merecemos ter um feliz Natal, e repartir nosso espírito natalino é com certeza a melhor forma de compartilhar nossa alegria com o mundo inteiro. A solidariedade no Natal é um farol de esperança para cada indivíduo necessitado, e você pode realmente fazer a diferença e fazer com que, não apenas o seu Natal, mas o de todos, seja ainda mais especial este ano.