Organização cria projeto de aceleração para o funk carioca
Espaço com estúdio de gravação será ponto de encontro para criação de lançamentos musicais e videoclipes de artistas #estudeofunk
Crédito: Divulgação
Por: Redação Lupa do Bem / Favela em Pauta
Se a batida do funk acelerou com a chegada do 150BPM, a cena carioca ganhará novo ritmo e velocidade através do programa #estudeofunk, que consiste em uma aceleração artística voltada para o desenvolvimento de talentos do funk carioca.
O projeto é idealizado pela Fundição Progresso e Viva Brasil, com patrocínio da BEATS, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O programa de aceleração é voltado para jovens artistas, MCs, DJs, dançarinos e produtores que atuam na área e que queiram gravar músicas, videoclipes, desenvolver habilidades criativas e expressão corporal, além de se conectar com processos da indústria da música.
Um galpão de 700 m², na Fundição, está em reformas e contará com um estúdio de gravação musical, espaço multiuso para trabalhos audiovisuais, ensaios fotográficos, sala de ensaio para dança, espaço para cursos, oficinas, workshops e performances, além de equipamentos e suporte técnico para as atividades de criação.
O movimento funk tem expressão cultural própria, mas nem todos que vivem essa cultura têm acesso aos recursos de produção e educação, ou a chance de se conectar profissionalmente com a indústria.
A Fundição é um dos principais palcos de apresentação do país, que já realizou diversos shows e eventos de funk. Além disso, é uma escola, um espaço de pesquisa, de estudo das expressões artísticas, que passa a ter uma espécie de laboratório.
#Estudeofunk – Inscrições
Será feita uma convocação para inscrições através de um edital, disponível no site e haverá uma audição e seleção feita pela curadoria do projeto, formada por produtores, artistas e empresários. A curadoria considerará para a seleção uma gama de talentos que apresentam inclusão social, diversidade e equidade de gênero como premissa.
As inscrições estarão abertas no site www.estudeofunk.com.br, no período de 30/03 a 28/04. A fase de seleção vai até 24 de maio, enquanto a previsão de início das atividades é 6 de junho.
O projeto contará com três ciclos de aceleração, com até 50 participantes por ciclo. A programação dos cursos e oficinas para formação artística abrange: expressão musical e corporal, direitos autorais, lançamentos musicais, marketing, comunicação e tecnologia. Além disso, ambientes para criação de música e conteúdos serão disponibilizados, contribuindo para a profissionalização da cena funk no Rio de Janeiro.