Projeto social luta contra a invisibilidade no seio da desigualdade carioca

Favela em Desenvolvimento é o nome do centro social comunitário que atua nas 11 pequenas favelas do Alto da Boa Vista

02.05.22

Crédito: Divulgação

Por: Renato Silva – Lupa do Bem / Favela em Pauta

Fundado em 2017 por cinco amigos e reativado no auge do isolamento social na pandemia da Covid-19 em março de 2020, o Favela em Desenvolvimento é um centro social do conjunto de favelas do Alto da Boa Vista. Ele tem como foco o desenvolvimento através da cultura e educação, especialmente na leitura, já que tem como uma de suas lideranças o jornalista e poeta Rennan Leta.

A região do Alto da Boa Vista é conhecida por abrigar mansões, dividir limites com bairros de classe média e até os mais caros da cidade, como Jardim Botânico, Gávea, São Conrado, entre outros. Mas é onde há também cerca de 11 favelas, a exemplo do Morro do Açude, Morro da Agrícola e da Mata Machado.

E mesmo em meio a tanta riqueza e desenvolvimento urbano, há mais uma vez o descaso cruel do poder público através dos anos e décadas, que além da desigualdade, produz também um apagamento e esquecimento para quem vive nessas favelas.

Favela em Desenvolvimento

O fundador e mobilizador Rennan Leta conta que o lançamento do seu livro foi a virada de chave para começar a promover acesso à cultura ainda na sua favela, a Mata Machado. “Foi no ano que eu lancei meu livro ‘Palavras do Mundo’, aí eu fiz uma biblioteca comunitária. Foi a primeira ação com nome Favela de Desenvolvimento, em maio de 2017, e aí eu comecei a fazer vários eventos também na área de cultura, sarau, fazia festival de poesia, roda de rima e tal, tudo dentro desse universo de poesia e de do rap”, explica.

Com um hiato gerado pelas necessidades profissionais de cada integrante, o projeto permaneceu inativo entre 2018 e março de 2020, quando os integrantes viram-se obrigados a retornar, mas dessa vez com foco em mitigar os efeitos da pandemia nas favelas do Alto da Boa Vista. Naquele momento, José Artur Júnior (atual presidente), Diego Ferreira, Guilherme Oliveira e Rennan Leta uniram esforços em busca de ajuda para levar informação, kits de higiene e alimento para a mesa dos mais necessitados da região, chegando a atender mais de 800 famílias.

Um dos fundadores, Arthur Júnior, conta que é muito impactante estar envolvido nessa organização e ajudar tantas pessoas onde foi nascido e criado. “Essa nossa ideia de nos colocar à disposição para impactar a vida das pessoas positivamente, isso é muito bom. Acredito que isso na visão das pessoas seja meio invisível. Mas com o tempo a gente pretende fincar essa coisa dentro da nossa comunidade, de você se colocar à disposição, poder ajudar, abrir a casa, sentar e perguntar ‘qual o seu problema”, relata Júnior, que se emociona ao lembrar que é parado pelas crianças da favela Mata Machado para ouvir as novidades da escola. 

Favela em Desenvolvimento

“Ajudar as pessoas do bairro onde eu fui nascido e criado e deixar um grande legado, né. Saber que você passa nas ruas as crianças te chamam de tio Júnior. Tipo ‘ô tio Júnior hoje eu vou poder jogar?’, ‘Tio Júnior eu já fui pra escola’, ‘Tio Júnior eu tirei nota boa, tá’.

Mesmo com tantas dificuldades para conseguir a regulamentação das atividades, o pouco tempo, a necessidade de interromper as atividades, o Favela em Desenvolvimento já está em conformidade com as leis, tem um CNPJ registrado e hoje consegue traçar metas mais ousadas, que também podem ser chamadas de sonhos, como nas letras do poeta, jornalista e co-fundador do centro social. 

“Tornar o Favela em Desenvolvimento uma referência em formação e capacitação, sobretudo do público jovem. O público jovem é desde a primeira infância até o jovem adulto e muito por isso, as nossas ações hoje são totalmente voltadas para as áreas da educação e da cultura”, afirma Leta.

Rennan ainda segue dizendo que, além da capacitação objetiva, o sonho maior é formar com esses jovens uma geração futura de adultos mais conscientes e atuantes na transformação social. “É também o fazer político, é fazer debate de construção em torno das pautas sociais, em torno do respeito ao próximo. Formar pessoas, é isso, pessoas que vão futuramente construir não só o Favela de Desenvolvimento, não só o Mata Machado, mas o Rio, o Brasil”, conclui.

Como acompanhar e apoiar o “Favela em Desenvolvimento

Hoje o projeto Favela em Desenvolvimento já possui sua sede, na Praça Machado Costa nº 03 – Sobrado, no Alto da Boa Vista. Quem quiser conhecer mais o trabalho realizado pelo centro social pode acessar os perfis do centro social nas redes ou o site favelaemdesenvolvimento.org

Também é possível contribuir financeiramente através do site, por diversos meios como pix, transferências, cartão de crédito, e pode ser feito clicando na opção “doe” do menu principal do site.

    Movimenta Caxias
    Movimenta Caxias
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Futuro Black
    Futuro Black
    Localização
    Contato
    Apoio
Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas