FLIP 2024: Organização da Rede Lupa do Bem participa da FLIP em Paraty
A ONG Remo Meu Rumo participou da Festa Literária Internacional de Paraty, após lançamento de livro para gravação de documentário institucional
A FLIP reuniu entre 25 e 30 mil pessoas na cidade de Paraty durante os dias 09 a 13 de outubro, segundo a Polícia Militar. As programações contaram com personalidades como Carla Madeira, autora ficcional; Felipe Neto, youtuber, empresário e escritor; Txai Suruí, ativista indígena.
Os temas trabalhados em toda a cidade, discutiram a produção da ficção, o enfrentamento aos discursos de ódio e questões sociais com painéis impactantes sobre desastres climáticos, a luta por direitos e a busca por uma sociedade leitora. O escritor e jornalista homenageado foi Paulo Barreto, que utilizava o pseudônimo João do Rio, um dos principais autores no início do século 20 do Rio de Janeiro.
Para a ONG Remo Meu Rumo, a participação na FLIP foi significativa, já que vieram a convite da editora do mais recente livro Remando Rumo ao Futuro, lançado em São Paulo no dia 08 de agosto, pela editora Labrador.
O livro aborda as pautas trabalhadas pela instituição, como o Esporte, a Inclusão Social, Saúde e ESG. Além disso, conta com textos de convidados como Patrícia Moreno, Amyr Klink, Marcus Nakagawa e Ricardo Falcão, que utilizam de suas vivências para explorar os temas mencionados. A organização esteve presente em uma das Casas Parceiras do Evento, a PublishNews.
Por conta do convite, Paraty também foi a cidade escolhida como cenário do documentário institucional no qual estão trabalhando. “O documentário está sendo gravado em vários lugares, mas especialmente Paraty porque é muito rico, tem uma beleza natural muito grande, tem muita história. (…) Mas assim, acima de tudo por Paraty ter uma ligação com o remo, com a natureza, vela e barco. Acho que a natureza e a história vão trazer muita beleza para o filme”, conta Ricardo Marcondes, Fundador e Diretor Executivo da ONG Remo Meu Rumo.
Atualmente, a ONG atua na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, e conta com uma equipe de saúde integrada e especializada para promover o acesso ao esporte, a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência física, além do desenvolvimento físico, psíquico e social.
Conheça a história do Remo Meu Rumo clicando aqui.