Fundación del Quemado: Curando as cicatrizes da pele e da alma
Trinta anos atrás, um grupo de colegas uniu-se a uma visão compartilhada de transformar vidas. Hoje, essa conexão floresceu em uma fundação de destaque, estabelecendo um padrão de excelência no cuidado a vítimas de queimaduras
Por Luz Marina Trujillo
Em 1995, Linda Guerrero, então Diretora da Unidade de Queimados do Hospital Simon Bolívar, e outros seis colegas do mesmo centro médico estavam cansados de ver pacientes, com queimaduras de todos os tipos, que recebiam alta do hospital e não podiam continuar com seus tratamentos, e ter acesso aos cuidados necessários. Decidiram, então, criar uma Fundação que proporcionasse continuidade no atendimento e garantia de benefícios integrais. Assim nasceu a Fundación del Quemado.
Uma história que renasce das cinzas
Em apenas um escritório, que funcionava como consultório cirúrgico, psicológico, assistência social e até contabilidade, os sete especialistas começaram seu trabalho fornecendo elementos úteis para a recuperação dos pacientes. Esses itens, como roupas de lycra para aliviar a dor e protetores solares, não eram oferecidos pela então Seguridade Social. Além disso, a Fundação orientava os pacientes com recomendações de exercícios e medidas essenciais para sua melhora geral.
Com o tempo, ao reconhecerem que possuíam as capacidades e a experiência necessárias, decidiram avançar para as reconstruções cirúrgicas necessárias aos pacientes. No entanto, a falta de recursos atrasou o início desse trabalho, além da necessidade de formalizar a Fundação legalmente.
Para arrecadar fundos, organizaram atividades como bazares e conseguiram doações de indivíduos e empresas. Contudo, enfrentaram desafios: logo no início, um advogado contratado para formalizar a Fundação desapareceu com o dinheiro arrecadado, forçando-os a recomeçar do zero.
Por meio de todos os tipos de atividades, incluindo um mercado de pulgas, eles começaram a receber doações de pessoas físicas e jurídicas que se uniram para apoiar a causa. Mas, apesar disso, nem tudo foi fácil.
Compromisso com pacientes que vai além
Com a motivação intacta de apoiar os pacientes com queimaduras no país, conseguiram os recursos necessários para formalizar a Fundação e adquirir sua primeira sede no bairro Campín, em Bogotá. Mesmo com espaço limitado, ofereceram atendimento integral a centenas de pacientes e alcançaram um marco admirável: criaram o primeiro Banco de Pele da Colômbia e o terceiro na América Latina. Isso permitiu ampliar o número de cirurgias e ajudar cada vez mais pessoas.
Anos depois, graças ao apoio contínuo de empresas e doadores, a Fundação mudou-se para uma sede maior no bairro Niza, também em Bogotá, onde já conta com um escritório próprio para cada tipo de especialidade. Hoje, oferecem atendimento especializado em fisioterapia, psicologia, assistência social e cirurgia plástica, além de um espaço de jogos dedicado às crianças que visitam ou participam da organização.
A Fundación del Quemado tornou-se um lar e refúgio para crianças, adolescentes, mulheres, homens e até idosos que, infelizmente, passaram por episódios de queimaduras, mas encontraram ali um lugar onde o objetivo é ajudá-los a renascer tanto na pele quanto na alma.
Hoje, 30 anos depois, além de todo o atendimento que presta aos seus pacientes em sua sede em Bogotá, desde 2018 a Fundação realiza jornadas médico-cirúrgicas que lhes permitem chegar a diferentes regiões da Colômbia, deslocando sua equipe para cumprir a missão em outros lugares. Até o momento, foram realizadas duas jornadas em Ubaté, duas em Girardot e três em Nariño. Além disso, estiveram em Cartagena e Ibagué.
Da mesma forma, a Fundação se tornou uma referência, já que é a única que realiza educação não formal por meio de congressos, nos quais profissionais e colombianos em geral puderam conhecer a organização e, assim, contribuir. Ademais, dita um curso de Cuidados Básicos Iniciais de Pacientes Queimados, que tem como objetivo informar e reduzir as complicações do paciente, porque muitas vezes, em acidentes com queimaduras, as pessoas ficam muito assustadas com as queimaduras e não sabem como cuidar delas ou iniciar seus cuidados. É fundamental saber o que fazer nessas situações.
Um trabalho que precisa de apoio constante
Ao longo de três décadas, a Fundación del Quemado demonstrou a importância de apoiar vítimas de queimaduras, mobilizando milhares de colombianos cujas doações têm sido fundamentais. Contudo, para garantir a continuidade desse trabalho, é necessário um apoio constante, pois esse apoio é essencial para sustentar essa causa e transformar mais vidas.
Especificamente, o tratamento de um paciente da Fundación del Quemado pode durar de seis meses, o mínimo, a anos, com até duas cirurgias anuais em alguns casos. Da mesma forma, as oficinas nas províncias permitiram que a Fundação percebesse que, quanto mais longe ou mais remoto o município estivesse da capital do país, maiores seriam as consequências e o abandono do estado em todos os sentidos. Infelizmente, devido à falta de recursos, essas oficinas tiveram que priorizar os casos a serem atendidos, conseguindo realizar a cirurgia de 80% a 90% de todas as pessoas que precisam dela.
Garantir esse trabalho contínuo é essencial para que cada paciente receba o tratamento completo de que necessita e para que mais colombianos possam ser atendidos. Vamos ajudar a ajudar!
No link a seguir, você pode encontrar todas as informações sobre a Fundación del Quemado, bem como realizar suas doações clicando no botão “Doe agora”: https://fundaciondelquemado.org/.
Você também pode entrar em contato pelo e-mail: contato@fundaciondelquemado.org.
Acompanhe as novidades da Fundação em suas redes sociais:
Instagram: @fundaciondelquemadofq
LinkedIn: Fundación del Quemado
Facebook: Fundación del Quemado