Qual a importância do carnaval para a cultura brasileira?

Descubra a importância do carnaval para a cultura, explorando suas origens, tradições e impacto social da que festividade se tornou um símbolo emblemático do país

09.02.24

O carnaval é a maior festa popular do Brasil. A celebração já passou por diversas transformações até chegar ao seu formato atual, e ainda assim conta com tradições diferenciadas que podem variar conforme a região. No artigo de hoje, compreenderemos qual a importância do carnaval para a cultura, considerando que a festividade se tornou sinônimo do país.

A festa ocorre durante 4 dias no mês de fevereiro, marcada por seus ritmos  contagiantes, danças e uma explosão de cores e fantasias, tudo isso contribuindo para criar uma atmosfera única de celebração e diversão.

Além da festança, o Carnaval também é uma época de reflexão e crítica social, onde questões políticas, culturais e econômicas muitas vezes são abordadas de forma satírica nos desfiles, músicas e fantasias. Tudo isso proporciona um espaço para o debate e a expressão de diferentes pontos de vista.

História do Carnaval

A origem do Carnaval remonta ao antigo Império Romano e às tradições cristãs, onde os devotos festejavam nos dias que antecediam a Quaresma. Era um período de reflexão e preparação marcado por penitências, jejuns e obras de caridade. 

Esta celebração, enraizada na interseção entre o sagrado e o profano, evoluiu ao longo dos séculos, adquirindo novos significados e formas de expressão em diferentes culturas ao redor do mundo.

No Brasil, a festa foi introduzida pelos colonizadores portugueses. Historiadores indicam que a festividade se estabeleceu no país entre os séculos XVI e XVII, tendo como sua primeira manifestação o entrudo.

O entrudo era uma brincadeira realizada pelos escravos, que ganhou destaque inicialmente no Rio de Janeiro e ocorria alguns dias antes do início da Quaresma. Mas cabe destacar que a elite brasileira desaprovava a prática e, para combater o surgimento do “carnaval popular de rua”, o Império passou a criar bailes de máscaras durante a data.

Entre protestos, combate à elitização e uma grande mistura de ritmos, o Carnaval passou a tomar a sua forma e se tornar altamente popular no século XX. O surgimento do Samba, do Frevo, do Axé e de outras manifestações como os tradicionais blocos de rua, fez com que o Carnaval adquirisse uma grandiosidade jamais vista. 

Carnaval e cultura

A importância do Carnaval para a cultura brasileira está diretamente ligada à sua capacidade de reinvenção e adaptação conforme as necessidades, onde a criatividade é sempre o ponto de partida.

Blocos de rua

Em todas as cidades do País, os blocos de rua tornam a festa mais acessível e democrática, com destaque para os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador e Olinda.

Com ritmos variados e fantasias para todos os gostos, os bloquinhos se  sobressaem pela pluralidade de manifestações culturais.  Normalmente, os foliões percorrem um trajeto urbano, acompanhados por bandas ou DJs que tocam uma mistura de músicas tradicionais do carnaval e hits contemporâneos. 

Dentre os grandes blocos, podemos citar o Galo da Madrugada, que desde 1978 atrai anualmente cerca de 2 milhões de pessoas para Recife. No evento, os foliões celebram ao som de uma mistura de ritmos, incluindo frevo, samba, maracatu e o tradicional caboclinho.

Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, mais de 100 blocos desfilam pelas cidades entre o Pré-Carnaval e o Carnaval. Além dos ritmos tradicionais é possível ouvir outros gêneros musicais como funk, pagode, sertanejo e até mesmo rap ou rock.

Também não podemos esquecer do tradicional Carnaval de Olinda, marcado por seus bonecos gigantes que podem alcançar até 4 metros de altura. Além dos bonecos, a festa na região é conhecida por seus blocos de rua animados por frevo, maracatu e outros ritmos regionais, e claro, as ladeiras históricas e da arquitetura colonial que servem de cenário para a celebração. 

Desfiles das escolas de samba

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo se tornaram um dos principais atrativos do carnaval brasileiro. Surgindo nos principais bairros das capitais, as agremiações cresceram em popularidade à medida que o carnaval se tornou mais difundido.

O espetáculo é marcado por coreografias elaboradas, enredos históricos e carros alegóricos deslumbrantes. Essa competição se consolidou como uma das maiores expressões do carnaval no país, cativando milhões de espectadores a cada ano.

Inclusive, a  Lei 14.567, de 2023 reconhece os desfiles, a música, as práticas e as tradições das escolas de samba como expressões da cultura nacional. Segundo o texto, cabe ao poder público assegurar a livre atividade das escolas de samba e a realização dos desfiles carnavalescos.

Tais desfiles também refletem diretamente na importância do carnaval para a cultura brasileira, visto que assuntos como escravidão, preconceito, desigualdade e outros dilemas da sociedade brasileira são frequentemente explorados. O samba-enredo é a principal ferramenta das escolas de samba para transmitir suas mensagens e narrativas.

Afroxé

Não há local no Brasil onde as influências da herança negra se manifestem tão vivamente nos costumes de carnaval quanto em Salvador, desde os afoxés até os blocos afro.

Acompanhados pelos blocos afro, constituídos por coletivos negros que abordam questões relacionadas à luta contra o racismo, o afroxé não apenas representa uma tradição de carnaval, mas também se destaca como um meio de trazer à tona questões sociais cruciais para a comunidade negra.

Considerando que o Carnaval de Salvador é um dos mais populares do país, milhares de turistas viajam todos os anos para a capital da Bahia para contemplar essa festividade tão marcante, quase sempre acompanhada dos saudosos trios elétricos que ditam o ritmo da celebração.

Celebrar tradições e impulsionar a criação de novas formas de expressão, músicas, danças e costumes faz com que o Carnaval seja a festividade mais diversificada do território nacional. 

Para além das “extravagâncias”, a importância do Carnaval para a cultura brasileira reflete diretamente na economia, no turismo e na promoção da identidade nacional, afinal, não é por acaso que ele é um dos eventos mais aguardados de todos os anos. 

A festa transcende barreiras e atravessa fronteiras, conectando pessoas de diferentes origens e estilos de vida em uma celebração única e inesquecível.

    Projeto Samba Sem Fome
    Projeto Samba Sem Fome
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
    Roda de Conversa com Acarajé – Samba do Joá
    Roda de Conversa com Acarajé – Samba do Joá
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Helena Victoretti
Jornalista e especialista em conteúdo, Helena é consultora de SEO na Sherlock Communications. Atua diretamente no planejamento e na produção de artigos SEO para o Lupa do Bem.
Compartilhar:
Notícias relacionadas