Instituição oferece curso preparatório gratuito para o Encceja

Estão abertas as inscrições de curso preparatório para você, jovem ou adulto, que deseja obter o certificação do ensino fundamental ou médio

12.03.24

Por meio da educação, podemos ser o que quisermos. Todas as pessoas que interromperam os estudos e não tiveram a oportunidade de completar o Ensino Fundamental, podem acompanhar as aulas do SEJA – curso preparatório online e gratuito para quem vai fazer o Exame para Certificação de Jovens e Adultos – Encceja

Organizado em salas online para os candidatos, o curso SEJA, concebido e oferecido pela Fundação Roberto Marinho, prepara estudantes que estão fora da escola para o Encceja e, assim, conquistarem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. As inscrições estão abertas e, uma vez inscrito, o aluno já pode entrar nas turmas online.

Pode se inscrever qualquer pessoa residente no Brasil ou não, que não teve oportunidade de estudar na idade apropriada; inclusive quem está privado de liberdade.

Para participar do curso SEJA, basta acessar aqui, onde você terá acesso ao passo a passo de como se inscrever no Google Sala de Aula (Google Classroom), plataforma onde as aulas serão dadas. 

Faixa etária

Para Certificação do Ensino Fundamental e Médio, é necessário ter 15 e 18 anos completos, respectivamente, no dia da aplicação da prova.

Cronograma

19 de fevereiro: abertura das inscrições do SEJA​.

21 de maio a 1 de junho: inscrições do Encceja​.

26 de agosto: provas do Encceja​.

07 de setembro: divulgação do gabarito​.

21 de dezembro: resultados.

A responsabilidade pela inscrição no Encceja é do estudante, e o certificado de conclusão é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. A lista das instituições certificadoras do Encceja vêm como anexo no edital do exame.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

Segundo o portal da instituição, a fundação promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 

Para se inscrever, acesse o formulário de perfil do estudante clicando aqui.

Para mais informações clique aqui.

Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas