Instituto Genivaldo Nogueira oferece aulas de cinema e teatro nas instalações do último manicômio do Rio de Janeiro
O Instituto Genivaldo Nogueira está situado na antiga Colônia Juliano Moreira e oferece aulas inglês, francês, cinema e teatro, de Jazz e Jiu-jítsu.
O Instituto Genivaldo Nogueira está situado na antiga Colônia Juliano Moreira, espaço onde ficavam as instalações do último manicômio do Rio de Janeiro que foi fechado em 27 de outubro, de 2022, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde 99% dos moradores são ex-funcionários da Colônia, que passaram, com o tempo, a ser proprietários das casas que compunham o complexo do manicômio da Colônia.
A instituição oferece diversos tipos de atividade gratuitas como aulas de cinema e teatro, de Jazz, Jiu-jítsu, exames de vista, Poupatempo (serviço de documento), atendimento psicológico, acesso a uma biblioteca, aulas de balé, de inglês e francês, de áudio e vídeo, futebol, terapias nativas e outras.
O instituto nasceu em meados de 2014 quando iniciou suas atividades com pequenas ações que aconteciam dentro de um espaço cedido pela Associação de Moradores local. Uma dessas pequenas ações era o reforço escolar para algumas crianças.
Como surgiu o Instituto Genivaldo Nogueira
A ideia do nome surgiu na ocasião em que as filhas, ainda crianças, Milena e Mirla Nogueira, moradoras de Jacarepaguá, tiveram que fazer um trabalho escolar cujo tema era a ocupação do pai. Durante a execução do trabalho elas descobriram que o pai fazia muito pelas pessoas, foi então que elas resolveram homenageá-lo em vida com a criação da instituição, já que ele já era, na época, um líder comunitário.
E assim nasceu o Instituto Genivaldo Nogueira com o objetivo de cuidar e melhorar a qualidade de vida dos jovens, crianças e adultos moradores do território da Colônia Juliano Moreira e entorno, através de várias atividades, pois na localidade não existem muitas opções de cultura e lazer. A iniciativa foi institucionalizada há mais ou menos seis anos.
Carlos Alberto Costa, mais conhecido como Bezerra, secretário do Instituto Genivaldo Nogueira, diz que é importante que as pessoas saibam que o instituto não discrimina os beneficiários e que eles podem ser moradores de qualquer outro território que o atendimento se dará da mesma forma.
Ele fala também sobre os impactos sociais causados pelas atividades desenvolvidas no território. “Nós sabemos, através dos pais, também frequentadores do instituto, que as crianças atendidas por nós estão conseguindo ter um aproveitamento melhor na escola formal e que a educação e disciplina em casa melhorou bastante. E temos também o exemplo da adolescente Gabriela, que aos 14 anos, foi nossa aluna e hoje é voluntária, multiplicando e ensinado o que aprendeu para os mais novos como voluntária. Ela dá aula de teatro, Jazz e Balé contemporâneo do instituto”, termina ele.
A instituição conta com parcerias preciosas com a Fiocruz Mata Atlântica, Museu Bispo do Rosário, mas ainda assim tem muitas necessidades e precisa de sua ajuda.
Como ajudar?
Você pode ajudar doando instrumentos de sopro, de corda e de percussão.
O instituto também precisa de um voluntário especializado em afinar piano de corda, pois a Marinha doou um, mas eles não têm verba para pagar um profissional.
E, se você é professor de Artes Marciais ou elaborador de projetos, o instituto precisa muito da sua colaboração.
O Instituto Genivaldo Nogueira ocupa uma antiga enfermaria de doentes mentais, na rua Núcleo Rodrigues Caldas, 3400, casas 2 e 7, Colônia Juliano Moreira, Curicica, RJ.
Siga o instituto Genivaldo Moreira no Instagram
Para doações financeiras, por favor, use os dados abaixo
Banco do Brasil
Agência 15792
Conta corrente 49851-3
Para mais informações entre em contato com o Instituto Genivaldo Nogueira
Telefones: (21) 97461-9227 / (21) 96635-9896
E-mail: wcarvalho73@gmail.com