Instituto Serrapilheira financiará podcasts de ciências liderados por pessoas negras

O Instituto Serrapilheira selecionará até oito propostas de podcasts. Os contemplados receberão treinamento com especialistas da área e até R$55 mil em apoio financeiro para a produção de uma temporada. Os projetos devem trazer histórias em que a ciência tenha papel de destaque

09.05.24

Nesta nova chamada, o Serrapilheira quer encontrar propostas criativas nas quais a ciência cumpra um papel importante e que deem visibilidade às áreas apoiadas pelo instituto: ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática.

Os candidatos podem se inscrever tanto com programas já consolidados quanto com projetos ainda em fase de elaboração. Um critério importante é que as equipes responsáveis pelos podcasts sejam compostas, em sua maioria, por pessoas negras. 

O que o edital quer encontrar?

O edital procura bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra seu papel. Serão aceitas propostas em diversos formatos e com boas estruturas de roteiro.

O edital  também busca candidatos que demonstrem seriedade, comprometimento e afinidade com os valores do Serrapilheira. Esta chamada é voltada exclusivamente para projetos liderados por pessoas negras, inclusive as equipes.

Inclusão no audiovisual 

De acordo com a Serrapilheira, embora as pessoas negras autodeclaradas representem 55,9% da população brasileira no Censo 2022, essa porcentagem não se reflete na distribuição de cor e raça no jornalismo e nos mercados de audiovisual e de podcasts , especialmente em posições de liderança. Outro estudo do mesmo grupo aponta sub-representação de pessoas negras em posições de liderança no mercado audiovisual.  

Esta chamada reafirma a diversidade na ciência como um valor do Serrapilheira, não só por um movimento em prol da igualdade de talentos, mas porque há  a convicção de que as ideias novas e criativas, que alimentam projetos de excelência, são favorecidas pela pluralidade. 

Quem pode participar? 

Serão consideradas somente propostas de candidatos autodeclarados  negros (pretos ou pardos), cujas equipes sejam majoritariamente negras. Não é necessário fazer parte de uma grande organização. Instituições pequenas ou produtores independentes terão suas sugestões consideradas da mesma forma. 

Podcasts de ciências: quais os critérios?

Fazer um podcast exige mais que uma boa ideia. Por isso, o edital quer saber: qual é a identidade do projeto? O que faz de seus produtores as pessoas certas para o realizarem? 

As reflexões dos candidatos sobre essas perguntas serão essenciais para a seleção, bem como a apresentação de boas noções sobre como sustentar o projeto no curto, médio e longo prazos. Serão  avaliados vários aspectos, fique atento!

Etapas

Após as inscrições, a seleção será feita em duas etapas: 

  • Pré-seleção: Candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevistas 
  • Seleção final: Após as entrevistas, serão anunciados os projetos escolhidos. 

As propostas devem ser enviadas até o dia 14 de maio, às 16h. O resultado será publicado em 05 de agosto.

Siga o Instituto Serrapilheira no Instagram.

Acesse o edital aqui. Já para fazer sua inscrição, clique aqui. 

Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas