Entenda mais do Velho Amigo: um instituto que apoia pessoas no estágio de vida em que mais precisam

O objetivo é a inclusão social de pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade, impulsionando o processo de envelhecimento ativo, saudável, com dignidade e respeito

29.09.22

As ações do Velho Amigo começaram apoiando instituições de longa permanência voltado para pessoas idosas e em situação de vulnerabilidade social, os antigos asilos. No início foram beneficiadas duas casas e hoje, ao longo de 23 anos de atuação, já foram apoiadas mais de 30. Além do suporte dados para outras organizações que trabalham com a mesma temática, o Velho Amigo mantém um núcleo de convivência para 200 pessoas idosas, onde são desenvolvidas oficinas para melhorar a qualidade de vida dos atendidos. 

O Instituto Velho Amigo deu início às suas atividades em 1999, quando sua fundadora e atual presidente Regina Moraes, então ativista voluntária em ações sociais, mediou a primeira doação de recursos e materiais para um lar de idosos. Durante a visita a esse lar beneficiado, ela percebeu a importância destas ações para melhorar a qualidade de vida dos idosos em situação de vulnerabilidade e assim, nasceu o Velho Amigo, com a proposta de ser uma ponte de apoio e fortalecimento das instituições para idosos de longa permanência.

A instituição atua através de três grandes programas

O primeiro visa o fortalecimento e aceleração de instituições que cuidam diretamente dos idosos. O segundo, visa promoção de qualidade de vida, o fortalecimento de vínculos promovido por oficinas voltados para saúde física, mental e emocional, letramento digital e aprendizagem. Já o  terceiro e último, é o Programa de Advocacy, cuja finalidade é sensibilizar e engajar a população em pautas da causa do envelhecimento ativo e saudável. Agora estão sendo beneficiadas mais de 1.500 pessoas idosas através desses programas.

As atividades do instituto acontecem na Estrada das Lágrimas, 2317 — Cidade Nova Heliópolis, Zona Sul de São Paulo.

Kátia Gomes, Coordenadora de Projetos fala dos desafios da instituição:

“O Brasil tem hoje cerca de 30 milhões de pessoas idosas, conforme dados do IBGE, sendo que 7% estão em situação de vulnerabilidade social.  Segundo a OMS — Organização Mundial da Saúde, em 2050 o país terá por volta de 68 milhões de idosos. O intuito do Instituto Velho Amigo e garantir a longevidade ativa e saudável para este público, e convoca todos a terem um olhar inclusivo e ativo para o envelhecimento populacional no nosso país. 

Perguntem-se: de que forma são tratados os idosos ao meu redor? Quero ser tratado assim quando eu envelhecer? Estes questionamentos te assustam ou te trazem tranquilidade? O nosso maior desafio é incentivar essas reflexões na sociedade e poder público, para que juntos possamos construir uma sociedade para todas as idades, com mais respeito, dignidade, oportunidades e investimentos na área do envelhecimento.” 

Abaixo os depoimentos de alguns beneficiários:

“Vim para o Velho Amigo há cinco anos e comecei com o artesanato. Hoje participo de quase todas as atividades, e nesse tempo, tudo melhorou. Eu tinha dores na coluna, nas pernas, mal-estar, e hoje me sinto bem melhor! Nossa velhice aqui é mais suave.” Iraildes Sales dos Anjos

“Frequento o Velho Amigo há anos e gosto muito. Aprendi a escrever, fazer crochê, a usar meu celular e muitas outras coisas boas. Faço exercícios, dança, ioga, e só de ir para lá, minha saúde melhorou. Amo o Velho Amigo e todas as pessoas que lá trabalham e tomam conta de nós.”, conta uma beneficiária de 75 anos.
“Frequento o Velho Amigo há anos e gosto muito. Aprendi a escrever, fazer crochê, a usar meu celular e muitas outras coisas boas. Faço exercícios, dança, ioga, e só de ir para lá, minha saúde melhorou. Amo o Velho Amigo e todas as pessoas que lá trabalham e tomam conta de nós.”, conta uma beneficiária de 75 anos.

“Estou fazendo um curso de Letramento Digital na Fundação Carmem Lúcia e é ótimo. Estou gostando muito. Temos bastante amigos e nos divertimos enquanto aprendemos. Eu não sabia usar celular, agora sei. Só tenho a agradecer ao Velho Amigo.” Dalvani Fernandes.

Katia Gomes termina convidando a todos para acessarem o site e conhecerem mais sobre as ações realizadas pelo Instituto Velho amigo. Ela diz que tudo na instituição é conduzido com muito amor e cuidado e que a opinião de todos é muito importante.

Siga e comente nos perfis do Velho Amigo no Facebook e Instagram 

Simpatizou com esse trabalho e quer apoiar?

Clique aqui

As doações serão convertidas em Cestas Básicas e itens de higiene pessoais, além de viabilizar as atividades ‘on-line’ oferecidas pela instituição aos idosos.

Mais informações, clique aqui

Assista  no YouTube a mensagem do ator e psicólogo, Leonardo Miggiorin sobre o Instituto Velho Amigo.

Contatos: Telefones: (11) 3071–4040 / 3079–0018

E-mail: projetos@velhoamigo.org.br 

    Atados
    Atados
    Precisando de: Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Velho Amigo
    Velho Amigo
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas