Lupa do Bem realiza o primeiro encontro de líderes comunitários
Primeiro Encontro de Redes de Líderes Comunitários aconteceu no Rio de Janeiro e abordou temas como captação de recursos e o uso das redes sociais
O dia 27 de junho foi especial e muito importante para o Lupa do Bem, da Sherlock Communications, pois aconteceu o 1º Encontro de Redes de Líderes Comunitários.
Realmente, foi maravilhoso ouvir as falas potentes das lideranças presentes. Durante o encontro, vários temas foram abordados, todos de interesse de quem está envolvido com iniciativas sociais.
Começou com as apresentações e, logo depois, foi realizada uma dinâmica lúdica e afetiva de integração que tinha o objetivo de mostrar que qualquer coisa que façamos, com a ajuda do outro, a solução vem. Depois vieram as palestras, começando com:
- Fabiana Moreno Rosa, líder e cofundadora do Lupa do Bem, que falou sobre captação de recursos e sua importância, além de como trabalhar a comunicação como um caminho importante para conseguir o aporte e deu dicas de como realizar essa tarefa;
- Depois, Luisa Calixto comentou sobre o registro de atividades para prova social, dando alguns exemplos;
- Terminando com Izabella Soares, que explicou sobre a necessidade do uso das redes sociais e o papel de cada uma delas, dando dicas de como utilizá-las da melhor forma.
Troca de experiências
A participação de todos no Primeiro Encontro de Redes de Líderes Comunitários foi importante, mas fica registrado um agradecimento especial ao Adriano, do Fórum Grita Baixada, a Dona Jurema, do JAMDS, por ter se deslocado de tão longe para nos prestigiar com sua presença sorridente, ao Vitor Del Rei, do Instituto Guetto, por sua fala, a Andressa Santos, que se disponibilizou a fazer a ata, além da Manoella Aguiar e Ana Isabelly Barretos, do Água Camelo.
Gratidão pela presença, troca e interação de cada um durante o encontro. Todos se colocaram de forma potente, e a energia do ambiente estava lá em cima.
A verdade é que o tempo foi pouco para tanta troca de saberes e dicas, histórias e experiências a serem contadas. Ficou um gosto de quero falar, ouvir e saber mais.
Mas não se preocupem, em breve acontecerá outro e, com certeza, será melhor. Afinal, o que nos faz especialistas é a repetição.
Depoimentos de alguns participantes do 1º Encontro de Redes de Líderes Comunitários
“Sou idealizador do projeto Um Passo A Mais, onde realizamos aulas de capoeira, jiu-jitsu, muay thai, artesanato e letramento. Quero dizer que estou muito feliz com o nosso encontro, um encontro de líderes comunitários e de ONGs. Encontro que me abriu a mente e, acima de tudo, foi muito bom conhecer pessoas guerreiras que tiveram a mesma luta, as mesmas dificuldades e venceram”.
“Muito obrigado, Sherlock Communications e Lupa do Bem, pelo convite e pela experiência surreal. Amei tudo o que aprendi e vou colocar em prática. Na verdade, já estou colocando. Obrigado e Deus abençoe a todos”, disse Vando Vieira.
“Foi muito prazeroso o convite para o encontro, agradeço muito ao Lupa do Bem e à Sherlock Communications. O encontro foi de muito valor para nós. Primeiro, pelo fato de estar lá e depois porque, em 2023, a Sherlock nos apoiou quando estávamos com dificuldades devido a acordos feitos de boca que não foram cumpridos”.
“Eu acredito que Deus tem o dedinho ali e faz as coisas acontecerem na nossa vida, e só acontecem quando tem que ser. A nossa ida foi muito importante, pois conhecemos projetos e pessoas maravilhosas. Sai do espaço com um sentimento de pertencimento muito grande”.
“Estar em meio a pessoas que comandam projetos, pessoas que acolhem pessoas e, sendo vista com olhares humanos, olhares de respeito. O que trouxe no meu coração foi: é assim mesmo que tem que ser feito. Estou no caminho certo”, acrescenta Patrícia Sodré, coordenadora da Feira do Artesão e Casa Cultural.
“Quero agradecer e parabenizar o encontro de líderes! Foi muito produtivo e a dinâmica maravilhosa. Aprendi muito com os palestrantes, que foram super atenciosos e transmitiram muito conhecimento. Foi uma honra estar presente e que venham mais encontros como esse”, falou Hosania Nascimento, Quilombo Aquilah.
“Para mim, esse encontro de líderes que fizemos no Rio de Janeiro foi extremamente importante porque o trabalho que temos realizado nesses três anos foi uma forma de tirar do papel, dar vida mesmo, ver realmente esse esforço, essas conexões que temos feito se concretizarem em pessoas, em rostos e histórias”.
“Conhecer essas pessoas de perto, sentir essa energia, realmente poder abraçá-las, conversar, entender de forma mais profunda, saber das necessidades desses projetos, os desafios que enfrentam diariamente, nos faz, enquanto Lupa do Bem, ter uma compreensão um pouco mais profunda também de toda a situação e do cenário no qual a gente se encontra”.
“Foi extremamente enriquecedor e emocionante poder reunir tantos líderes comunitários de projetos tão necessários, que mudam as comunidades onde vivem. Essa mudança também atinge a vida dos jovens e das famílias locais. Para mim, foi uma oportunidade incrível e uma das situações em que me senti mais preenchida profissionalmente”, finalizou Fabiana Moreno Rosa.
Foi um encontro muito proveitoso para todos, e após a última roda de despedida, estávamos todos emocionados
Para conhecer os projetos citados e outros, nos siga no Instagram.