Mais uma iniciativa no RJ que dá acesso ao turismo: conheça o projeto “Passeios Gratuitos”, criado a partir de uma história de superação
Confira mais uma matéria da série de atividades que você pode fazer sem gastar muito (ou até gastando nada!)
Muitos moradores da cidade do Rio de Janeiro, que nasceram aqui ou se mudaram para o estado, não conhecem nenhum – ou pouquíssimo – dos pontos turísticos locais. Isso acontece por vários motivos, que vão desde questões financeiras até a falta de companhia, informação, ou outros.
É o seu caso?
Saiba que aqui está a chance de mudar essa história!
Luís Claudio conta o que o incentivou a criar esse projeto
Aos 15 anos, com um amigo quase foi baleado, enquanto corria atrás de um balão, aos 30, reagiu a um assalto e, só não foi baleado porque a arma do bandido falhou.
Em outra ocasião, há cerca de 16 anos, visitando uma amiga em uma comunidade, foi confundido com policial P2 e apontaram um fuzil em direção à sua cabeça, e salvo por sua amiga.
Depois de vários episódios entre a vida e morte, há oito anos, Luís Claudio esteve internado em um hospital por duas semanas, paralisado e com fortes dores pelo corpo. O diagnóstico foi ‘stress’ e síndrome do pânico, que o levou a ficar trancado em casa por um ano e meio, inclusive nessa época tentou o suicídio várias vezes.
Hoje, Luís Claudio diz que a síndrome está superada, mas quando aconteceu, isso dificultava bastante as suas relações de amizades. Ele se considera um sobrevivente e relata:
“Após passar por perdas, circunstâncias difíceis e quase perder a vida, cheguei à conclusão que Deus não me poupou atoa, e com isso, só pude entender que eu tinha uma missão a cumprir neste mundo, pois por tudo que passei, nem era para eu estar vivo.
Não deixei que pessoas e situações ruins me abatessem ou mudasse meu jeito de ser, sou sempre otimista e ainda tenho fé no ser humano. Descobri que criar esse grupo era minha missão. Criei o grupo por amizade e amor pelas pessoas a quem chamei e ainda os chamo de amigos.
A mente brilhante do ser humano transformou nosso mundo e, de forma humilde, o Passeios Gratuitos Luís Cláudio tenta melhorar a qualidade de vida dos participantes. Todos temos que mover esforços e trabalhar com o coração, criando ações que mudem e melhorem o mundo e as relações entre as pessoas.”
Em 2019, Luís Cláudio, quando já havia realizado 400 passeios, relembra com emoção um passeio/trilha no Morro da Urca do qual participou uma mãe, em companhia de dois filhos autistas e, para sua alegria, os três conseguiram chegar ao alto do morro. Ele considera esse um dos passeios mais importantes que realizou até aquela data. Diz que não fez nada, somente os acompanhou e incentivou, mas nesses momentos sente como é realmente gratificante vivenciar essas histórias.
Ele fala de alguns impactos causados pelos passeios na vida dos participantes
“Entre outros, média de 50 participantes começaram uma relação amorosa durante passeios e média de 15 chegaram ao matrimônio. São pessoas que andavam sozinhas ou não saiam de casa por motivos diversos, redescobriram o prazer de passear ao ar livre, fazer trilhas e melhor, fazer amizades. Todos os participantes, conheceram novos lugares ou revisitaram outros, sinto que todos se sentem felizes, alegres e revigorados durante as atividades em companhia de outras pessoas”, termina ele.
O projeto teve início em 2013 e o grupo no Facebook já tem, em média, 258 mil participantes. Seja mais um!
Abaixo, depoimentos de carinho e reconhecimento postados por participantes do grupo “Passeios Gratuitos Luís Cláudio”
“A sua atitude de amor ao próximo é que faz o diferencial na vida de muitos! Disponibilizar o próprio tempo em prol do bem do outro! Obrigada por esse lindo projeto que restaura o bem-estar físico e emocional…”
Elaine Nascimento
“Fui a primeira vez e realmente foi maravilhoso, demorei a ir, esperando companhia. E demorei tanto, que desisti. Fui, conheci pessoas e amei.”
Lucicleide Araújo
“Você é um ser de luz, uma pessoa especial. O mundo precisa de mais pessoas assim, como você.”
Viviane Cabral
Sim, Viviane Cabral tem razão, precisamos de mais pessoas assim.
Então, que tal conhecer pontos turísticos do Rio de Janeiro e fazer novas amizades? E melhor, o guiamento é gratuito!
Vamos?
Os passeios acontecem periodicamente. Para saber onde são os pontos de encontros e obter outras informações sobre o projeto Passeios Gratuitos Luís Claudio, siga a página do grupo no Facebook e siga também Luís Claudio no Instagram.
O projeto comercializa camisetas com a logo, interessados podem chamar pelo número (21) 9 9716-7010 ou pelo WhatsApp