Mês da Visibilidade Lésbica: evento discutirá estratégias de mobilização
Mulheres lésbicas se reúnem em encontro na Zona Norte do Rio de Janeiro para comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e debater direitos
Agosto é o mês da Visibilidade Lésbica, uma data que marca a luta das mulheres desse grupo por espaços e direitos já garantidos por lei, mas que nem sempre são reconhecidos, como dignidade, igualdade, respeito, entre outros.
O dia 29 de agosto foi escolhido devido à realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), neste mesmo dia, no ano de 1996, pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro(COLERJ). Na época, foi uma forma de reunir mulheres para discutir sobre visibilidade, saúde e organização.
A ação se tornou um marco para o avanço nos direitos de mulheres lésbicas e ficou definido como O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no país.
Mês da Visibilidade Lésbica: ativistas e debate sobre políticas públicas
Em homenagem à data, o Instituto Brasileiro de Lésbicas (IBL) constituído na sua maioria por mulheres negras, organizará o III Encontro de Lésbicas do Estado do Rio de Janeiro – ENLES/RJ.
Em mais um ano o encontro reunirá movimentos sociais e ativistas lésbicas com o objetivo de definir políticas públicas, estratégias de mobilização, intervenção, e promover ações de autocuidado para esse grupo.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Lésbicas, Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL) e Revista Brejeiras.
Este evento é destinado somente a mulheres lésbicas.
Quando acontece?
O encontro será no dia 24 de agosto de 2024, das 10h às 18h.
Local: Centro Cultural Oca dos Curumins -Avenida Itaóca, 2353, na entrada do Lava Jato do Pepeta, Inhaúma, Zona Norte do Rio.