Nem mais uma vítima de bullying escolar no Panamá

Ni1+ construiu uma rede anti-bullying com seus programas Família Ni1+, P.I.E e Clínica Tú Vales, fornecendo ferramentas acessíveis a estudantes, professores e pais para a prevenção e intervenção do bullying escolar

12.06.24

Por Flor Monestel

“Todos nós já estivemos no triângulo do bullying, que envolve o agressor, a vítima e o observador.” É assim que Monique Amado, Diretora Executiva da organização sem fins lucrativos Ni1+ do Panamá, descreve o relacionamento das pessoas em torno do bullying e suas facetas.

“Quando eu estava na escola, lembro que uma colega de classe me deu um apelido e o escreveu em um dos meus pertences, essa era a forma dela de me assediar. Hoje, muitos anos depois, entendo que as pessoas que fazem essas coisas geralmente estão projetando conflitos internos e precisam de ajuda.” Dessa forma, Monique reflete sobre a importância de os menores aprenderem sobre respeito e valores nas escolas, mas principalmente em suas casas, como núcleo de formação social.

Ni1+ é uma ONG que promove a boa convivência social para erradicar o bullying escolar no Panamá, por meio de ferramentas e acompanhamento acessíveis que contribuem para a melhoria emocional e mental de adolescentes, famílias e professores.

Origem da Iniciativa

Essa iniciativa nasceu em 2018, quando dois amigos, Moisés e David, se uniram na primeira tentativa de visibilizar o tema em sua escola, pois não se falava sobre isso e não havia um espaço para discutir a respeito. Este projeto foi chamado de “Make a Noise” (na tradução em português “Faça Barulho”). O projeto convocou estudantes para realizar atividades dentro e fora da instituição; uma delas foi a criação de um mural em frente a escritórios do governo, que falava sobre a necessidade de acabar com o bullying escolar no Panamá, iniciando até uma conversa na imprensa e na sociedade em geral. Rapidamente, outras escolas entraram em contato com eles para replicar a ideia, e assim se tornou um movimento comunitário anti-bullying.

Em sua evolução, o “Make a Noise” se transformou e se estabeleceu formalmente como Ni1+, cujo lema é que nem mais uma pessoa será vítima de bullying no Panamá. Essa plataforma educa escolas, famílias, instituições públicas, empresas privadas e a sociedade em geral sobre o bullying escolar. Todas as suas ações estão alinhadas com os ideais de “Mudar vidas de forma positiva”, “A juventude é o futuro”, “Em equipe é melhor” e “Aprender é crescer”.

Rede de Embaixadores

Seu projeto inicial foi “Família Ni1+”, que reúne diversas ações de voluntariado para pessoas (267 jovens registrados) e empresas. Entre as ações está “Pintando pela boa convivência”, que recupera espaços e adequa diferentes escolas no Panamá, impactando positivamente estudantes e professores.

Há mais de 3 anos conta com o Programa de Integração Escolar (P.I.E), que integra estudantes, professores e pais interessados em se capacitar sobre bullying escolar. Até agora, há 71 instituições associadas, foram realizadas mais de 537 sessões, mais de 30 mil alunos capacitados, mais de 1.200 professores e mais de 1.300 pais também participaram dessa construção de conhecimento em um tema tão sensível e vivido diariamente pela população menor de idade.

“Nunca falamos com os jovens sem antes capacitar seus pais ou professores. Precisamos que eles entendam primeiro as ferramentas que promovemos para a prevenção e intervenção do bullying, assim, quando seus filhos recebem nossas palestras, ambos estarão alinhados com o manejo adequado de alguma situação”, acrescenta Amado.

Estima-se que 52% dos afiliados ao P.I.E. estejam capacitados para intervir em uma situação crítica e, em seguida, elevar a questão a uma autoridade superior. No caso de escolas privadas, o P.I.E. cria clubes e concede um orçamento básico para realizar atividades e manter a conscientização durante o ano.

Clínica Tú Vales

A partir do P.I.E. e da urgência dos pais em intervir diante de certos comportamentos dos filhos, em 2023 foi criada a Clínica Tú Vales, focada na atenção e intervenção psicológica de jovens entre 6 e 19 anos que passaram por bullying escolar e problemas socioafetivos como ansiedade, depressão, autolesões, baixa autoestima, entre outros. O custo da consulta semanal é de US$6 (o mínimo no Panamá é de US$30 por semana).

Após um ano de implementação, a Tú Vales atendeu 190 pacientes, dos quais: 58,7% são de instituições privadas e 41,3% de públicas; 48,9% são mulheres e 51,1% são homens; 45% são estudantes do ensino fundamental; 31,5% atendidos por depressão e 29,4% por ansiedade. Até maio de 2024, a Clínica registra 112 pacientes ativos, por isso ampliará as instalações na Cidade do Panamá, a fim de atender mais crianças e adolescentes.

E o impacto que a Clínica teve começou a dar frutos. A “avó de Julia” comenta: “Cheguei ao Ni Uno Más em junho de 2023 buscando ajuda para poder orientar melhor minha neta, já que a sentia confusa, triste, ansiosa, deprimida e, sobretudo, com baixa autoestima. Não conseguia entender o que estava acontecendo ao seu redor, e por essas razões pedi ajuda para me orientar e compreender melhor o comportamento dela. A verdade é que não converso nem pergunto, apenas espero que a conversa surja espontaneamente. Mas observei que Julia melhorou seu comportamento e sua confiança; mostra interesse em não faltar às suas consultas e nas atividades que a mantêm ocupada para elevar sua autoestima. Sinto que está se tornando mais responsável por cumprir consigo mesma.”

Áreas de Atuação

Atualmente, o trabalho do Ni1+ se concentra na Cidade do Panamá, Panamá Norte, Colón, Herrera, Veraguas e Chiriquí. Além disso, mantêm um convênio com o Ministério da Educação (MEDUCA) para acessar cerca de 10 novas escolas públicas por ano, além das que já foram alcançadas em outras regiões.

Conexões para Crianças e Adolescentes

Não se trata apenas de ensinar, mas de conectar com e entre diferentes organizações. Graças ao trabalho realizado durante 6 anos, Ni1+ conseguiu estabelecer colaborações entre ONGs, para suprir necessidades ou trocar boas práticas. Por exemplo, no final de 2023, organizou uma campanha de arrecadação de livros, doando mais de 1.000 livros a seis organizações aliadas. Além disso, encaminha pacientes da Clínica Tú Vales a outros parceiros que atendem diferentes necessidades das crianças.

A ONG também realiza ações articuladas com diversas organizações, como Aliados por la Niñez y la Adolescencia (em português, “Aliança pela Infância e Adolescência”), uma iniciativa que luta pelos direitos dessa população; com a Câmara Panamenha de Desenvolvimento Social (CAPADESO), que agrupa mais de 100 ONGs reconhecidas do país para profissionalizar seu trabalho; e colaboraram com o Ministério da Educação (MEDUCA) e outras organizações de direitos humanos e saúde mental na revisão do protocolo de atuação diante de situações de bullying escolar.

No caso de alianças estratégicas, busca-se um benefício mútuo, não necessariamente comercial; melhorar a qualidade de atendimento e vida dos estudantes, famílias e professores; e, no caso de patrocinadores, estabelece-se um plano personalizado conforme cada empresa e ações de valor que queiram promover. Ni1+ conta com 24 acordos ativos.

Se você está interessado em apoiar e fazer parte do Ni1+, pode acessar os seguintes canais:

Site: niunomas.org 

Instagram: @niunomasoficial 

X (Twitter): NiUnoMasPanama 

LinkedIn: @ni-uno-m-s 

YouTube: @niunomasoficial

Clínica Tú Vales: +507 800-6410

Escritório central: +507 375-3922

Email: hola@niunomas.org

Autor: lupadobem
Compartilhar:
Notícias relacionadas