Nós do Morro comemora 38 anos com programação gratuita e grande festa

O Grupo Nós do Morro está realizando o Festival 38 em Nós, um evento que reunirá toda uma geração de profissionais das artes teatrais e audiovisuais, formados nos projetos da organização e que se tornaram fundamentais em sua trajetória

08.10.24

O Nós do Morro, que transformou para sempre a vida da comunidade do Vidigal, está celebrando seu aniversário com uma série de eventos que começaram no dia 19 de setembro, quando completou 38 anos, e se estenderão até novembro.

O grupo é uma história de sucesso, fruto da ideia e do sonho do jornalista e ator Guti Fraga, que contou com a ajuda de outros colaboradores Nasceu em 1986, criado pelo iluminador Fred Pinheiro, o cenógrafo Fernando Mello da Costa, o estudante de jornalismo Luiz Paulo Corrêa e Castro e vários jovens talentos artísticos locais, com o objetivo de realizar um projeto pioneiro de acesso à arte e à cultura, oferecendo  aulas de teatro e audiovisual para crianças, jovens e adultos, moradores do Morro do Vidigal que não podiam pagar por isso.

Gerações de profissionais das áreas cênicas nasceram e tiveram suas vidas transformadas para melhor, se tornando peças fundamentais na trajetória deste importante grupo teatral. Os talentos vindos do Nós do Morro são inúmeros e todos nasceram na comunidade do Vidigal e em bairros periféricos cariocas. Os integrantes são formados dentro da ideia de revolucionar a sociedade por meio da arte.

Entre eles estão o ator e cantor Thiago Martins, que participou do filme Cidade de Deus e hoje é ator de novelas da TV Globo; Roberta Rodrigues, uma das primeiras atrizes negras da nova geração a ter papéis de destaque na TV e no cinema; e Juan Paiva, que fez muito sucesso como um dos protagonistas da novela Renascer, junto com outros colegas também do Morro do Vidigal, como os atores Marcello Melo Jr. e Renan Monteiro.

Fama internacional

Esses são apenas alguns dos nomes dessa história de 38 anos, que é um orgulho para a  comunidade e que têm feito sucesso dentro e fora do Brasil. Por exemplo, o ator Diogo Sales, também formado no Grupo Nós do Morro, ganhou destaque ao participar da série Game of Thrones.

Além disso, em agosto de 2006, a organização brilhou na Inglaterra quando foi convidado pela Royal Shakespeare Company e apresentou a peça Os Dois Cavalheiros de Verona, de William Shakespeare, na cidade de Stratford-Upon-Avon.

Festival 38 em Nós: realização de um sonho

No Festival 38 em Nós serão exibidos os filmes Loucos Dizem que Somos, de Katia Lund e Lili Fialho, e A Festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, o primeiro filme do Nós do Morro.

No evento, também haverá palestras, oficinas, música, além da encenação da peça Re-Acordar, com o Grupo Tuca RJ e Amir Haddad, e do Vidigal Show, um espetáculo em formato de programa de auditório a céu aberto, com várias apresentações e transmissão online. Será um grande encontro para celebrar quem faz a diferença por meio da arte.

O festival mobilizou toda uma geração de profissionais do teatro e audiovisuais que iniciaram nos projetos do grupo e se tornaram fundamentais em sua trajetória. “Vão ser reunidos todos os que fizeram parte da história do Nós do Morro e ajudaram a consolidar o nosso sonho”, disse Marcello Melo, diretor executivo e idealizador do festival . 

A comemoração será realizada no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os eventos de setembro e outubro serão gratuitos, mas o encerramento, em novembro, terá entrada paga, e toda a renda será destinada à reforma e manutenção da estrutura do Nós do Morro.

Para ajudar o Nós do Morro de forma geral, doe através da chave pix 30.120.620/0001-25

Mais informações clique aqui.

Leia um pouco da história do grupo e testemunhos de talentos descobertos pelo Nós do Morro aqui.

    Circo da Lua
    Circo da Lua
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Museu do Hip Hop RS
    Museu do Hip Hop RS
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas