Projeto acolhe mulheres em tratamento contra o câncer

O Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim tem como missão prestar assistência com excelência e de forma humanizada aos portadores de câncer durante o tratamento oncológico. A instituição deseja ser inovadora e uma referência no apoio à garantia de direitos dos portadores de câncer e seus familiares

17.12.24

Localizado na região sul do Espírito Santo, o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Itapemirim (GAPCCI) nasceu há 20 anos. Foi idealizado por três mulheres com o objetivo de auxiliar pacientes oncológicos que vinham de outras regiões para realizar tratamento na cidade, mas não tinham condições financeiras de arcar com os custos de hospedagem e alimentação. Como consequência dessa carência, muitas dessas pessoas acabavam abandonando um tratamento tão importante para elas.

Por outro lado, as pessoas que conseguiam continuar com os procedimentos terapêuticos viviam em condições de vulnerabilidade econômica e isso prejudicava o progresso no tratamento. 

Atualmente, a instituição acolhe pacientes oncológicos de 26 municípios da região Sul Capixaba, oferecendo hospedagem e alimentação àqueles em tratamento no Hospital Evangélico, desde o atendimento ambulatorial e diagnóstico até procedimentos hospitalares, como cirurgias, quimioterapia, radioterapia, entre outros.

Com essas iniciativas, a instituição busca manter e inovar projetos que colaborem para o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes e, assim, facilitando a reabilitação e contribuindo significativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 17, da Agenda 2030  proposto pela ONU.

A GAPCCI tem como valores a solidariedade, responsabilidade, comprometimento, ética transparência, credibilidade e respeito. 

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Itapemirim

Banco de perucas

Iniciado em 2010, o projeto oferece assistência personalizada para mulheres em quimioterapia, incluindo o empréstimo de perucas de fio natural, confeccionadas artesanalmente por voluntárias. Até o momento, 675 pessoas já foram beneficiadas.

Caminhos

Lançado em 2013, foi desenvolvido para proporcionar transporte para tratamentos e acolhimento, além de momentos de bem-estar em grupo. Também oferece um café da manhã com cardápio diversificado, beneficiando cerca de 795 pessoas.

Prevenir

Com início em 2014, tem como foco a prevenção do câncer de mama, realizando mamografias e promovendo a saúde de maneira geral. Até agora, 4.032 pacientes foram atendidos.

Atividade física e reabilitação

Criado em 2022, o projeto disponibiliza aulas com fisioterapeutas, com ênfase na qualidade de vida e reabilitação de pacientes em tratamento oncológico. Até o momento, 169 pessoas já foram atendidas.

Nutrindo para fortalecer 

Implementado em 2017, promove atendimento nutricional e a entrega de suplementos obtidos por meio de doações, com atenção especial aos pacientes idosos em risco nutricional. Até agora, foram distribuídas 10.516 latas de suplementos, em parceria com a Cooperativa de Crédito SICOOB.

Já neste ano, o GAPCCI foi contemplado em um edital e adquiriu um aparelho de bioimpedância. A nova aquisição representa um avanço em qualidade e excelência na prevenção de riscos nutricionais para pacientes oncológicos.

Foto: reprodução

Projeto coração do bem

Iniciado em 2021, é fruto de uma parceria com o Grupo de Mulheres da Igreja Presbiteriana (SAF) e o apoio das voluntárias de fisioterapia. Juntos, viabilizaram a doação de aproximadamente 395 almofadas para auxiliar na reabilitação pós-operatória de mulheres com câncer de mama.

Projetos mulheres ativas 

Lançado em 2022, o projeto adquiriu um equipamento de laser que, associado a outras modalidades de fisioterapia, auxilia na reabilitação de mulheres no pós-tratamento oncológico. A iniciativa é realizada em parceria com a Cooperativa de Crédito SICOOB.

Integrando tratamentos

Num vídeo, a fundadora e presidente do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim em exercício, Sabina Aleixo  falou sobre o trabalho. 

“No início, oferecíamos apenas hospedagem com café, almoço e jantar, de segunda a sexta-feira. Mas isso não era o suficiente. Por isso, hoje disponibilizamos atendimento psicológico, pois a pessoa que recebe um diagnóstico muitas vezes enfrenta questões não resolvidas, e um profissional pode ajudar muito nesse momento. Também oferecemos orientação jurídica, já que nem todos os acolhidos conhecem os seus direitos”.

“Além disso, contamos com os serviços de um profissional de Educação Física, que reforça a importância do exercício físico antes, durante e depois do tratamento. Temos aulas de yoga, uma prática de medicina integrativa que comprovadamente combate o estresse, a ansiedade e melhora a qualidade do sono. Por fim, oferecemos suporte espiritual, que envolve tanto a igreja católica quanto a evangélica”, explicou.

Gostou do projeto? Saiba como apoiar!

Ajude e apoie esse trabalho tão importante para aqueles que são atendidos. São aceitas doações de pessoas físicas ou jurídicas.

Também é possível doar através da chave pix: 05.456.275/0001-58 (CNPJ)

Para mais informações, por favor, acesse o site ou entre em contato através do e-mail casadeapoiocancer@gmail.com

Siga o GAPCCI no Instagram, Linkedin.

    Instituto Quimioterapia e Beleza
    Instituto Quimioterapia e Beleza
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    ONG Carlos Daniel
    ONG Carlos Daniel
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Asapac Ipatinga
    Asapac Ipatinga
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas