Plataforma REUSOS busca ressignificar consumo a partir da economia circular

Aplicativo brasileiro mostra caminho alternativo ao consumismo e acúmulo de produtos

05.01.23

Uma plataforma que ajuda a encontrar destino às coisas que não usamos mais, gerando dinheiro e contribuindo para uma economia circular e sustentável. É assim que Ulisses Campos, sócio fundador do REUSOS, descreve o projeto que tenta evitar com que muitos produtos fiquem parados e sem uso no Brasil. Criado em 2020, o REUSOS surge como uma opção de consumo consciente.

“O Reusos foi amadurecendo como uma solução a um problema que muita gente tem, mas poucos se incomodam com ele: compra-se muito mais do que se precisa, e demora-se muito para perceber isto e agir a respeito. Durante a pandemia, quando as famílias estavam em um contexto de restrição da oferta, aumento de preços e necessidade de gerar receitas, imaginamos que poderia ser um bom momento para iniciar um “movimento”, usando a tecnologia, para tentar mudar este comportamento”, explicou Campos. 

A proposta da plataforma é criar facilitadores que evitem com que um produto fique sem uso. O principal diferencial é criar, digitalmente, grupos pequenos de pessoas e prestadores de serviço que se unem por interesse em um mesmo produto, o que o REUSOS intitula de Tribes & Things. Por exemplo, Surfistas e Pranchas; Amigas e Bolsas; Alpinistas e Barracas; Músicos e Instrumentos. 

“Por trás da facilitação, existe o intuito de fomentar a redução de consumo de produtos de má qualidade e de pouca duração. Queremos suportar o ciclo de vida de produtos de fabricantes responsáveis, desde a decisão de compra (olhando para o longo prazo), passando pela reutilização e expansão da sua vida, até a reciclagem”, acrescentou Campos. 

O serviço ainda é exclusivamente online, mas Campos almeja a criação do “REUSOS spots”, lugares físicos que ajudarão na logística de envio e recebimento de produtos – estratégia fundamental para o crescimento de relevância da plataforma, segundo o próprio co-fundador.

Caso você tenha interesse em ofertar algum produto que esteja parado há anos em seu guarda-roupa, sala ou garagem, o roteiro é simples:

Cadastre-se gratuitamente na plataforma em www.reusos.com

Entre em um grupo/tribo já existente de acordo com sua afinidade (família, condomínio, praticantes do seu esporte, etc…), ou crie um grupo/tribo convidando as pessoas com as quais você quer trocar/vender/comprar.

Publique os itens que você quer transacionar ou veja os que os demais já publicaram.

Havendo interesse, uma transação pode ser executada (venda/aluguel/doação/conserto/etc…)

Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas