Conheça a Fundação Selma: instituição paulista que já atendeu mais de 160.000 pacientes em diversas modalidades de terapias
Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos, idealizada em 1992 e fundada em fevereiro de 1993, atendendo pessoas de todas idades desde então.
Aos 17 anos, a adolescente Selma sofreu um acidente automobilístico e teve como sequelas uma lesão medular, com quadro de paraplegia. Houve a necessidade de levá-la para o exterior porque, no Brasil, não havia a categoria de tratamento que ela precisava. Então o pai de Selma, José Carlos Gonçalves, e o fisiatra Dr. Luiz Antônio de Arruda Botelho uniram-se a um grupo de amigos e colaboradores, para juntar esforços e criar a Fundação Selma.
Miguel Angelo Rodeguero, presidente da fundação, fala um pouco sobre ela
“Ao trazer novas técnicas e tecnologias para o país, a fundação se estabeleceu como modelo de pioneirismo e atendimento a pessoas com problemas de mobilidade, sequelas neurológicas, dores de origem postural e outras categorias de necessidades especiais. Sempre visando a melhora da qualidade de vida tanto dos pacientes, quanto de seus familiares”.
Serviços oferecidos:
- Reabilitação Neuromotora, com várias modalidades, incluindo fisioterapia;
- Equiterapia, realizada no Clube Hípico de Santo Amaro, São Paulo;
- Terapia Ocupacional;
- Quiropraxia, Hidroterapia;
- Terapia Ocupacional Aquática;
- Acupuntura;
- Terapia Artística;
- Fonoaudiologia;
- Psicologia;
- Reorganização Neuro funcional;
- Psicopedagogia;
- Pilates clínico;
- Estágios e outros.
Para estágios de formação profissional de Fisioterapia a Fundação Selma mantém convênio com duas Universidades, PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica e UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul, que realiza a supervisão em conjunto com a instituição. Esses convênios proporcionam atendimento gratuito para, em média, 60 pessoas carentes semanalmente e, é importante frisar que, de outra forma, dificilmente as mesmas teriam acesso a serviços fisioterapêuticos especializados.
A Fundação Selma atende pacientes de todas as idades, sem distinção. O índice de gratuidade hoje é superior a 30%, estabelecido pela assistência social, em função da capacidade de o paciente efetuar os custos. Embora sem fins lucrativos, a entidade tem custos com a sede e com o pessoal que nela trabalha.
Miguel Rodeguero fala dos desafios e vitórias da instituição
“Os maiores desafios hoje são, ultrapassar estes tempos difíceis e continuar proporcionando um atendimento de alto nível, reconhecido pelos profissionais e pacientes, ampliar parcerias para podermos ampliar o atendimento e alcançar cada vez mais pessoas. Nossa maior vitória é ter o reconhecimento e respeito pelo bom trabalho prestado, que vem de vários setores como; o setor da saúde, da reabilitação e do Ministério Público.
Essa é a maior vitória institucional, porém, a melhor das vitórias é ouvir um paciente e/ou responsável agradecido. Ver um sorriso no rosto de cada um, sentir a gratidão pela acolhida, pelo carinho e amor, pela dedicação dos profissionais da Fundação Selma. Independentemente de qualquer dificuldade, de qualquer adversidade, nada pode ofuscar o sentimento profundo do dever cumprido, do bom serviço prestado, do atendimento proporcionado. Nada pode substituir a emoção de sentir o agradecimento nos olhos de um pai ou mãe de uma criança que está sendo atendida. Essas são nossas melhores vitórias.”
A Fundação está localizada à Rua Acruás, 169, Campo Belo, próximo ao aeroporto de Congonhas em São Paulo. Como fundação, ela responde diretamente ao Ministério Público de São Paulo e Curadoria de Fundações. Todos estatutos e prestações de contas são registrados em cartório, com aval do Ministério Público.
A todos que queiram apoiar
A Fundação tem um projeto chamado “Adote um Paciente” que funciona por patrocínio de pacientes, por pessoas físicas ou empresas. Esses pacientes podem ser indicados pelo próprio patrocinador e é possível também direcionar o patrocínio a um paciente carente.
Doações à Fundação Selma podem ser feitas através do Banco Santander, agência 2068, conta-corrente 13 0000 76–9, CNPJ 68.149.947/0001-00, ou PIX (CNPJ) 68149947000100.
Contatos: (11) 5034-1566 ou pelo WhatsApp (11) 9 8957-3055
Para mais informações, clique aqui