Projeto ajuda pessoas que sofrem com consequências da pandemia
O projeto Curioso de Mim que visa dar suporte àqueles que perderam suas rendas e precisam de atendimento médico. Conheça sobre o projeto aqui no Lupa!
Não existem obstáculos quando queremos ajudar o próximo. Nesta matéria, conheceremos um pouco mais sobre o “Curioso de Mim”, um projeto mineiro que encontrou uma forma interessante de se auto sustentar: através de vendas de panos de prato temáticos.
O projeto “Curioso de Mim” dá acesso a consultas médicas especializadas para pacientes com sequelas deixadas pela Pandemia do COVID – 19, no Centro Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Foi idealizado no início de 2021 e, mesmo com um curto período de existência, já impactou positivamente na vida de mais de 200 contagenses. O projeto visa dar suporte àqueles que perderam suas rendas e precisam de atendimento médico, sem ter condições de pagar por uma consulta.
O “Curioso de Mim” foi criado pela Dra. Raquel Bibiana da Silva, formada desde 2013. A psicóloga contou mais detalhes da iniciativa em entrevista para a Coluna da Neuza. Confira:
Neuza Nascimento: Como tudo começou?
Dra. Raquel Bibiana: Eu soube através de comentários de colegas de trabalho e amigos que muita gente estava com sequelas (deixadas pela COVID – 19) e que eram, em sua maioria, angústias provocadas pelo isolamento social e sintomas depressivos. Essas pessoas não estavam mais encontrando sentido na vida, por conta de todas as perdas que a doença gerou e também pela repentina falta de renda, pois muitas ficaram sem emprego. Essas informações fizeram com que eu me sentisse profundamente inquieta, pensando “de que forma eu poderia ajudar?”. Então, convidei alguns pacientes particulares para darmos início à uma missão: ajudar estas pessoas a superar os sofrimentos que haviam enfrentado – e que muitas delas ainda estavam enfrentando.
No começo, apenas dois pacientes abraçaram a causa e fizeram doações. Porém, com a articulação da proposta, mais pessoas se identificaram com o projeto e começaram a se envolver. Por fim, vieram os profissionais da saúde, que também se uniram a nós e fortaleceram a iniciativa. Posso afirmar que é “um trabalho de formiguinhas”.
Finalmente, por perceber a força que surge quando há união e envolvimento – e também por observar as mudanças que a ação causava na vida de quem era atendido – decidi fazer um projeto social. Foi assim que nasceu o Curioso de Mim, com o apoio de pessoas próximas e que também viam essa necessidade na nossa região.
O projeto continua acontecendo dentro do consultório particular da Dra. Raquel, em um Núcleo de Psicologia. Mas, atualmente, os atendimentos foram além e começaram a ocorrer em outros consultórios particulares, com profissionais voluntários envolvidos na ação.
Neuza Nascimento: Quais são os critérios necessários para uma pessoa passar pelo atendimento?
Dra. Raquel Bibiana: Eu realizo uma entrevista com o interessado, em que são dadas informações sócio-econômicas. Depois, a pessoa é direcionada ao especialista da área que solicitou, de acordo com a necessidade de cada um. E, se já tiver um profissional do segmento cadastrado, direciono imediatamente. Quando não tenho, corro atrás de alguém que possa fazer o atendimento. O projeto atende idosos, adultos, jovens e crianças a partir de cinco anos, com renda per capita de (até) um salário mínimo e meio.
Neuza Nascimento: Quem patrocina o projeto?
Dra. Raquel: Não temos patrocinadores. Nós nos sustentamos através de vendas de panos de prato.
Neuza Nascimento: Como funciona esse processo?
Dra. Raquel: Quando os pacientes chegam ao consultório, depois de passar pela triagem e serem aceitos no projeto, entrego um pacote com 5 panos para serem vendidos por cada um. Dos valores arrecadados, uma parte é investida como ajuda de custo para os profissionais voluntários. O restante é revertido para a manutenção do projeto.
Esses panos de prato são confeccionados com sacos em tecidos de algodão, que são doados. A confecção, o bordado e a pintura das frases motivacionais contidas neles são feitas através de mão de obra voluntária. Todas as pessoas envolvidas se disponibilizam espontaneamente.
Nosso maior desafio, atualmente, é aumentar a produção para pelo menos 300 peças mensais e manter esse patamar. As vendas que os pacientes cadastrados realizam é uma contrapartida dos mesmos, como forma de se sentirem responsáveis por aquilo que desejam e precisam. Neste caso, pelas consultas especializadas.
Não é gratuito, não é assistencialismo. Todos estão envolvidos com o projeto, é uma troca. Essa foi a forma que encontramos para sustentar esse trabalho e possibilitar as consultas especializadas, sem que as pessoas precisassem desembolsar dinheiro e sem uma longa espera.
Neuza Nascimento: O que inspirou o nome “Curioso de Mim”?
Dra. Raquel: O nome nasceu da articulação entre a psicologia e o projeto social, por acreditar que a curiosidade do ser humano precisa sempre estar ligada, primeiramente, a ele mesmo. Nossa intenção é englobar, também, as questões humanas e sociais que envolvem o mundo como um todo.
Propusemos alguns movimentos como as Rodas de Conversas, em que sempre abordamos as questões individuais, subjetivas e singulares das pessoas.
Neuza Nascimento: Como você se sente vendo o sucesso do projeto?
Dra. Raquel: É uma alegria tão grande que me emociona. Quando o primeiro paciente chegou, já me senti vitoriosa. Imagine, então, quando chegamos a 30, 40, e os números continuavam crescendo!
Hoje em dia, já são 80 pessoas recebendo consultas e com tratamento de especialistas. Cuidamos de todos os tipos de casos, incluindo crianças com TEA- Transtorno de Espectro Autista e outras síndromes.
Considero termos conseguido implantar esse projeto como uma enorme conquista. Mas, sem dúvida nenhuma, a nossa maior vitória é ver que as pessoas que precisam, quando chegam aqui, conseguem ser atendidas.
Outras atividades do “Curioso de Mim”
Além do atendimento médico, também são realizadas Rodas de Conversas, com diversos temas ligados às mulheres: qualidade de vida, autoconhecimento e educação dos filhos. A Dra. Raquel conta que essa atividade vem se consagrando como um grande movimento de suporte para as participantes, explicando que “a troca de experiência faz crescer”.
Além disso, durante as conversas que ocorrem semanalmente, elas confeccionam – em conjunto – os detalhes em crochê utilizados nas barras dos panos de prato, contribuindo com o enriquecimento das peças.
As Rodas são acompanhadas por uma assistente social e contam com o apoio da secretária do Núcleo de Psicologia, Kelma Cristina, que auxilia na condução do grupo.
Por fim, o projeto também oferece Aulas de Reforço Escolar para crianças que não possuem condições financeiras para pagar por apoio particular.
Sobre planos futuros
“Pretendemos expandir nossas ações, montando uma barraca de pano de prato na rua. O objetivo seria aumentar a captação de recursos financeiros. Além disso, queremos levar profissionais parceiros para a praça da cidade, realizando Momentos de Saúde Emocional, Física, Espiritual e Mental.”, conta a Dra. Raquel.
“Também visamos difundir o conhecimento através de palestras abertas ao público, aumentando, assim, o número de beneficiários”, conclui.
Para encerrar esta matéria, gostaria de deixar registradas as carinhosas (e agradecidas) palavras da secretária do Núcleo de Psicologia: “É um prazer para todos nós, envolvidos no projeto Curioso de Mim, ter a oportunidade de ver nosso trabalho – que realizamos com tanto amor e carinho – ganhando um espaço na Coluna da Neuza. Agradecemos pelo gesto e desejamos que esse espaço seja sempre uma via multiplicadora para o desejo de fazer uma boa ação! Que os caminhos de todos os envolvidos sejam trilhados com grandes batalhas e muitas vitórias. Sucesso!”
A equipe:
Dra. Raquel Bibiana da Silva – Psicóloga; Dra. Claudia – Psicopedagoga; Dra. Fernanda Amaral – Nutricionista; Kelma Cristina – Secretária do Núcleo de Psicologia; Dra. Letícia Lage – Psicóloga; Dra. Luciana – Fisioterapeuta; Dra. Marlene Alves – Nutricionista; Dra. Natália – Fisioterapeuta; Dra. Patrícia Martins – Assistente Social e Dra. Simone – Psicóloga.
Gostou desse projeto e quer ajudar? Entre em contato:
O Núcleo de Psicologia está situado na Rua Professora Neuza Rocha, 350/103 – Centro de Contagem – Minas Gerais.
Contatos:
(31) 9289-2610
raquelbibianapsicologa@gmail.com
Se algum fabricante de sacos puder fazer doações do material – que é a principal matéria-prima dos panos de prato – fique à vontade ☺
Além disso, empresas (e pessoas) podem encomendar panos de pratos temáticos para dar de brinde ou presentear. Existem várias formas de ajudar o projeto. Participe!