Samba Sem Fome: 24 anos arrecadando alimentos para quem precisa
O projeto Samba Sem Fome comemora 24 anos fazendo o que sempre fez: tocando e cantando samba de qualidade, além de praticar a solidariedade
No dia 15 de junho, o projeto Samba Sem Fome festejou seu aniversário com um delicioso bolo, pagode de primeira e, como sempre, com muita solidariedade.
Foram arrecadados 285 quilos de alimentos e a instituição beneficiada do mês foi a iniciativa Frente Cavalcante, que terá, em breve, sua história publicada aqui.
O Samba Sem Fome é um projeto idealizado por Aragão, inspirado em outra ação similar, e tem como objetivo realizar uma roda de samba mensal, onde arrecada um quilo de alimento como ingresso. No final da roda, os alimentos arrecadados são repassados para uma instituição filantrópica que atende pessoas carentes.
A Coluna da Neuza, representando o Lupa do Bem, foi prestigiar a edição de aniversário e entrevistou o idealizador do Samba sem Fome, alguns componentes e o proprietário do bar Santo Caneco, que acolhe a ação mensalmente.
Coluna da Neuza: O que representa o projeto para você?
Aragão: Aprendi a fazer caridade com a minha mãe. Além disso, fazer algo que gostamos e ainda ajudar as pessoas, é maravilhoso. Também é gratificante realizar esse binômio que é a união do samba com a solidariedade.
Coluna da Neuza: Qual seu papel no projeto?
Alexandre Brum: Sou proprietário do Santo Caneco, bar onde acontece a maravilhosa roda de samba solidária do Samba Sem Fome. Eu sou muito grato por participar desse grande projeto. Ajudar a matar a fome de pessoas que nem conheço, é uma satisfação. Faço de coração, faço tudo o que posso e mais um pouco.
Coluna da Neuza: Além de vocalista, qual a sua participação no projeto?
Alexandre Lima: Toco banjo e ajudo em tudo que é possível para que as coisas continuem vivas e em movimento. Para mim, os 24 anos de existência dessa ação é muito mais do que uma data comemorativa, são anos de ajuda ao próximo sem pedirmos nada em troca.
Além de proprietário do bar que recebe o projeto, Alexandre, também conhecido como Fofinho, é responsável por comprar os alimentos com os valores doados.
Clique aqui e leia a matéria publicada sobre o projeto no Lupa do Bem em maio de 2023.
Se você gostou do Samba Sem Fome e quer ajudar a alimentar mais pessoas, faça uma doação, siga, curta, comente e compartilhem o perfil do projeto no Instagram.
Para fazer uma doação em dinheiro, use o pix sambasemfome@gmail.com.