Secretaria Especial da Juventude do Rio de Janeiro promove cursos gratuitos de tecnologia

Em um ambiente sustentável, equipado e climatizado, o projeto JUVRio estimula os alunos a pensarem em como criar soluções que possam revolucionar o mercado de consumo e do trabalho

16.01.24

O JUVRio é um projeto da Secretaria Especial da Juventude e forma jovens em cursos de tecnologia e inovação. O projeto acontece no interior de contêineres de 40m2.  Dessa forma, são reutilizados com foco na sustentabilidade, além de serem equipamentos públicos que oferecem esses cursos de forma gratuita. 

As aulas são gratuitas e voltadas para jovens de 15 a 29 anos, com orientação de professores capacitados e material didático exclusivo. Uma chance para quem está pronto para o sucesso e só esperando um incentivo. 

Enzo, 19 anos, coordenador de um desses equipamentos, durante entrevista à Coluna da Neuza, falou sobre esses espaços que estão instalados em alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro

Coluna da Neuza: De onde surgiu a ideia do projeto?

Enzo: O projeto que está sendo executado foi elaborado pela Secretaria Especial da Juventude. Secretaria essa que foi pensada a partir das necessidades dos jovens cariocas porque, hoje vivemos a maior juventude de todos os tempos e baseada nisso, a prefeitura encontrou uma oportunidade de lançar essa iniciativa.

Coluna da Neuza: O que o projeto oferece?

Enzo: O JUVRio oferece cursos para o mercado tecnológico da indústria 4.4, robótica, impressão 3D, um curso bem inovador e ainda raro no mercado e quando encontrado, o custo é muito alto. Tem também curso de design de games, confecção de currículo, como usar a ferramenta Canva, programação móvel – IOT, operador de drone e outros, todos voltados para a área de tecnologia e Informática para Negócios, do básico ao avançado. 

Coluna da Neuza: Qual o impacto desse projeto em números?

Enzo: No total, somando todos os equipamentos instalados, já foram atendidos aproximadamente 7 mil jovens. A primeira turma do curso de DJ vai formar 30 jovens e já são mais de 700 inscrições para as próximas turmas. Tudo começou há aproximadamente dois anos e a primeira foi no Estácio, zona central do município do Rio.

O JUVRio atende a jovens de 15 a 29 anos. As vagas para os cursos oferecidos   são, de preferência, para os jovens moradores dos locais onde estão instalados os equipamentos, mas as portas estão abertas também para os jovens do entorno desses locais ou de comunidades mais distantes. Não há exclusão por nenhum motivo, existindo vaga, todos os candidatos são encaixados. 

Além desse projeto, que também é chamado de Espaço da Juventude, ainda existem as Casas da Juventude, onde acontecem cursos de barbeiro, de design de sobrancelhas e outros, que não são voltados para tecnologia, e sim cursos que preparam para outros tipos de trabalhos, como manuais, por exemplo. 

São três unidades: na Gamboa, Centro; em Vila Izabel e Morro do Chapadão, na Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro.

A secretaria Especial da Juventude também criou e mantém outros projetos como o “Nosso Rio”, que realiza passeios pela cidade com aplicação da parte teórica de Guia de Turismo

Endereços dos Espaços da Juventude

Espaço da Juventude do Estácio
Endereço: Praça Roberto Campos, Estácio – saída da estação de Metrô

Espaço da Juventude da Cidade de Deus
Endereço: Rua Daniel, s/n, apartamentos Cidade de Deus, próximo à Fundação Leão XIII

Espaço da Juventude de Vigário Geral
Endereço: Estrada do Vigário Geral s/n, Praça Elba

Espaço da Juventude de Vargem Pequena
Endereço: Estrada dos Bandeirantes, s/n, Av. A, Vargem Pequena, Praça Veluza Bispo.

Espaço da Juventude Madureira

Av. Min. Edgard Romero, 506 – Madureira, em frente a estação BRT Otaviano. 

Endereços das Casas da Juventude

Casa da Juventude Pavuna, rua Soldado Evilásio de Assis, 41, Pavuna.

Casa da Juventude Centro, rua Santo Cristo, 144, Santo Cristo, Centro.

Casa da Juventude Noel Rosa, Rua Joubert de Carvalho, nº 03, Vila Isabel.

Corra para fazer sua inscrição clicando aqui!

E, para mais informações, siga o JUVRio no Instagram

    Reprograma
    Reprograma
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas