Shows gratuitos e outras atrações: veja como comemorar o Dia Nacional do Samba
Algumas cidades organizaram eventos para comemorar o Dia Nacional do Samba. Confira!
Segundo o portal Toda Matéria, o Samba é uma dança é um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do país e, devido a sua grande presença em todo território nacional, o ritmo assume diferentes formas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente. O dia 2 de dezembro é dedicado a ele!
O portal Arapoti diz que a homenagem surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, que visitou o estado pela primeira vez nessa data.
Veja abaixo algumas sugestões de eventos que acontecerão em alguns estados para você, amante do samba, prestigiar.
Rio de Janeiro
A cidade ganhará uma comemoração à altura do que os adeptos da folia merecem e vai realizar um evento com duração de dois dias. No dia 1º de dezembro o evento conta com desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, concurso para escolher a nova Corte LGBTQIAPN+ e shows com Diogo Nogueira.
E no dia 2, Roda de Samba do Beco do Rato, exposição cultural e gastronomia variada. A abertura contará, ainda, com atrações especiais, além do desfile do Cacique de Ramos
Local: Cidade do Samba, rua Rivadávia Correia, nº60.
Adquira ingressos Aqui.
E tem mais! Idealizado pelo artista Marquinhos de Oswaldo Cruz, a 22ª Edição do Trem do Samba, que esse ano homenageia o tambor como instrumento de promoção de comunicação entre as gerações, da ancestralidade, além de interagir com diversas culturas; será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro com uma viagem de trem da Central do Brasil ao bairro de Oswaldo Cruz.
Chegando lá, todos desembarcarão das respectivas composições e 14 rodas de samba seguirão para bares de referência do bairro e os demais poderão desfrutar das atrações dos três palcos montados em diferentes pontos do bairro, sendo eles: Palco Mestre Pirulito, na Praça Paulo da Portela; Palco Wilson das Neves, na Rua João Vicente; e Palco Mestre Trambique; na Rua Átila da Silveira.
A festa, que é gratuita, terá início às 21h do dia 1º de dezembro, com a partida do “Cortejo Alegre dos Senhores da Memória”, seguidos de diversos partideiros, que são os improvisadores do samba. O cortejo seguirá em direção à Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, onde será formada uma enorme roda de samba.
No dia 2 de dezembro a Central do Brasil e também Oswaldo Cruz, se transformam para receber o grande evento, a partir das 15h. No Palco Almir Guineto e renomados artistas do samba nacional e as Velhas Guardas se revezam até às 19h. O acontecimento mais esperado da festa ocorre a partir das 18h04, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz, há 80 anos, com seus companheiros de samba batucando e cantando nos trens.
Para participar do Trem do Samba, basta trocar 1kg de alimento não perecível, por um bilhete da Supervia na Estação Central do Brasil. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades filantrópicas.
São Paulo
São Paulo ganhou uma programação especial durante o todo o mês de dezembro em homenagem ao Dia do Samba, que acontecerá em diversos pontos da cidade. A programação, que começa dia 1º de dezembro, conta com diversas atividades incluindo shows, rodas de samba, palestras, seminários e sessões de cinema.
Também inclui rodas de samba em 24 comunidades, entre os dias 1 e 15 de dezembro, com destaque para o show da cantora Fabiana Cozza, homenageando Dona Ivone Lara na Casa de Cultura Freguesia do Ó, dia 4, no Centro Cultural de Santo Amaro, dia 6 e na Casa de Cultura Butantã, dia 8. Já a Biblioteca Mário Andrade recebe o seminário “Vozes do Samba”, no dia 7, às 09h30.
E, para celebrar a data em grande estilo, alguns points da cidade prepararam uma programação especial.
São eles:
Bar Samba – Rua Fradique Coutinho, 1007, Vila Madalena.
Boteco de Todos os Santos – Rua Aspicuelta, 585, Vila Madalena.
Bar Seu Justino – Rua Harmonia, 77, Vila Madalena e Rua Azevedo Soares, 940, Tatuapé.
Samba da Treze – Rua Santo Antônio, 1327, Bexiga.
Vitória
No Espírito Santo, um dos lugares que simbolizam o espírito da data é o “Sambão do Povo”, no sambódromo capixaba, onde acontece o desfile das escolas das agremiações. O Movimento Samba Itinerante promoverá a festa “Dia Nacional do Samba” com uma programação que contará com workshops, apresentação de artistas locais, roda de samba e uma grande atração nacional.
O palco da festa, o ‘Sambão do Povo’, também terá praça de alimentação e feira de artesanatos. O evento visa não apenas a valorização de uma das principais culturas populares do país, mas também a exaltação de sambistas, músicos e compositores do Estado.
O projeto Movimento Samba Itinerante teve início em 2017 a partir de uma roda de samba entre amigos. Desde então, se tornou um dos maiores movimentos culturais da Grande Vitória, com mais de 55 edições em 6 anos. O projeto circula por comunidades, praças e locais públicos prestando reconhecimento a baluartes e a uma nova geração de sambistas.