Encontro no Rio promove formação e conexões entre organizações sociais

bate papo do terceiro setor

Evento itinerante promove troca de conhecimentos e capacitação em diversas cidades do país

O Bate Papo do Terceiro Setor aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 11 de abril, e reuniu cerca de 500 inscritos, entre eles profissionais da área e pessoas de outros setores com interesse social. 

O objetivo foi fortalecer a capacitação das organizações sociais em temas como elaboração de projetos, captação de recursos, prestação de contas e empreendedorismo social.

O projeto itinerante já foi realizado em diversas cidades, como o Distrito Federal, São Sebastião, Planaltina, Plano Piloto e Samambaia, por meio de workshops, encontros e rodas de conversa. 

A iniciativa busca, além de esclarecer dúvidas e oferecer capacitação nos temas essenciais para o desenvolvimento institucional, fortalecer o networking entre os colaboradores das organizações e entusiastas do terceiro setor, promovendo conexões e parcerias relevantes.

A edição do Rio de Janeiro aconteceu no Shopping Nova América e contou com convidados especiais como Tito Santana, empreendedor público e CEO da Projetus; Rennan Leta, fundador da Casa Favela; Thaís Santana, ativista social e diretora executiva do Instituto Futuroon Tecnologia e Wagner Tavares, vereador do Rio de Janeiro. A programação também contou com intervenções artísticas de profissionais locais.

O evento buscou mobilizar lideranças comunitárias e colaboradores de instituições sociais locais, engajando-os por meio de um ranking. Os participantes mais ativos garantiram acesso a um coquetel e diálogos exclusivos no último dia. 

Além disso, as palestras foram transmitidas ao vivo pelo Instagram durante os três dias, difundindo o acesso ao conteúdo e aos  debates. Todas as atividades contaram com a presença de um intérprete de libras.

“Quando soube que teria esse encontro presencial aqui no Rio, não perdi tempo. Confesso que superou minhas expectativas. Foi muito gratificante essa troca de informações de amizades entre o terceiro setor. Às vezes, a gente sofre tanto, mas essa parceria que  encontramos e que temos hoje está sendo muito gratificante. Tenho certeza que vamos sair daqui com muito mais vontade, porque nós somos o Terceiro Setor” comentou Jonathan, participante do evento e colaborador da Instituição Viva Rio, em vídeo para as redes sociais do evento.

Devido à diversidade do público, a programação foi dividida em três dias e contou com uma introdução ao setor, abordando os cenários, tendências, construção de carreira e números de impacto. Também foram realizadas oficinas sobre prestação de contas, elaboração de projetos, leis de incentivo e todo o processo necessário para o acesso a emendas parlamentares. 

Entre os parceiros do Bate Papo do Terceiro Setor esteve também a plataforma Freehelper, que conecta ONGs a profissionais voluntários para projetos de curto prazo. Na mesma linha de atuação, o Lupa do Bem lançou nesta semana o projeto Mãos que Ajudam, um banco de oportunidades para voluntariado, fortalecendo ainda mais as conexões entre pessoas engajadas e iniciativas sociais em todo o país.

A próxima edição do evento acontece em São Paulo, já no dia 03 de maio e as inscrições estão abertas! Basta acessar aqui.

Gostou do conteúdo?

Siga o Lupa do Bem no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Compartilhe esse artigo
Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram
Threads