Tropical Quebrando Barreiras busca melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes por meio do esporte

Entre as atividades oferecidas, está a escola de futebol, focada em crianças de 6 a 17 anos

25.07.23

O Tropical Quebrando Barreiras é um projeto idealizado e criado em 1986 por José Batista da Silva, professor de Educação Física. Atuando no bairro do Engenho Pequeno, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, nas comunidades Morro do Engenho e Vila Operária, o projeto tem como objetivo formar cidadãos e melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos dessas localidades. 

O motivo da criação do projeto foi a infância pobre de José. Na época, até existiam projetos na sua localidade, mas não eram para crianças carentes – eram pagos e, como a família não tinha condições financeiras, ele nunca pôde participar dos grupos seletos que eram beneficiados. Foi aí que veio a motivação para criar, depois de adulto, uma iniciativa social que fosse inclusiva.

Objetivos do Tropical Quebrando Barreiras

As atividades são: ginástica localizada e funcional, que oferecem melhor condicionamento físico para quem pratica, com exercícios que estimulam diferentes partes do corpo; caminhadas supervisionadas e escola de futebol. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras em horários variados. No caso do futebol, acontecem no contraturno escolar. 

O público alvo são crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e o critério para a participação desse público é estar matriculado regularmente na escola. Para os idosos, é necessário que estejam em boas condições de saúde.

O professor diz se sentir realizado e muito feliz quando vê a interação entre as crianças, pois elas chegam ariscas, rebeldes, achando que podem tudo, devido à convivência na comunidade, mas depois se adaptam e aos poucos vão entendendo o que é o projeto e os motivos pelos quais existe. Ele também percebe o impacto que sua ação está causando através das mães dessas crianças, principalmente quando falam sobre as mudanças positivas de comportamento e o quanto as notas melhoram na escola. O professor Batista sente a mesma felicidade quando as mulheres mais velhas lhe dizem que, por conta dos exercícios, estão fazendo coisas com mais facilidades, com mais independência e se sentindo mais jovens e capazes. 

Os maiores desafios do professor são: incentivar o maior número de crianças possível a se manter dentro da escola, pois ele acredita que somente por meio da educação um indivíduo consegue exercer sua cidadania; e  fazer com que as pessoas sedentárias desses dois territórios tenham consciência de que exercícios físicos não são só para melhorar a estética, mas também para ter condicionamento físico e, com isso, alcançar um estado de saúde melhor e uma longevidade com qualidade.

O trabalho do Tropical Quebrando Barreiras

Apesar de o projeto existir há muito tempo,  Batista ainda não conseguiu tirar o CNPJ e precisa de ajuda para isso. A regularização do projeto possibilitaria a abertura de muitas portas como participação em editais públicos e privados, com o objetivo de obter financiamento para a manutenção das atividades com menos sofrimento e mais dignidade. O projeto é tocado somente pelo seu fundador, esposa e filha.

“É um trabalho humilde, simples, mas estamos conseguindo desenvolver garotos que podem ir para clubes de futebol. Temos crianças que já jogaram no Flamengo, Portuguesa da Ilha e em outros, mas nem todos conseguem chegar ao profissionalismo. O trabalho com os adolescentes é mais sentar e conversar, dar uma direção, pois apesar de tornar-se um profissional ser o desejo de cada um, a meta principal do projeto é tirá-los da rua para que não cometam crimes, sejam presos ou até mortos. Esse projeto representa uma parte de mim, hoje não consigo ver minha vida sem ele”, conclui o fundador.

O professor Batista tem o sonho de ampliar as atividades e atender mais na parte social e psicológica. Para isso, ele precisa de seu apoio. Se você é da área de Psicologia, Esporte, Assistência Social ou qualquer outra área que ajude no desenvolvimento de pessoas, seja um voluntário ou ajude financeiramente!

Para os dois casos, entre em contato pelo número (21) 96409-4984,  ou escreva para prof.batista40@gmail.com

Gostou do projeto?

Então siga o prof. Batista no Instagram e Facebook.

    Instituto Esporte Mais
    Instituto Esporte Mais
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    PROJETO FUTEBOL NA PRAÇA PFP
    PROJETO FUTEBOL NA PRAÇA PFP
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
    Projeto Tropical Quebrando Barreira
    Projeto Tropical Quebrando Barreira
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas