Viva, começou a temporada de festa junina!
Junho é mês de celebrar a tradicional festa popular em todo país. As festividades movimentam a economia e geram impacto social positivo através da cultura.
A história das festas juninas no Brasil começa com a colonização. Trazidas pelos portugueses, são inspiradas nas festas de santo promovidas tradicionalmente pela Igreja Católica na Europa. Lá, as homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro ocorrem durante o solstício de verão europeu – que acontece em junho, na passagem da primavera para o verão.
As festividades, contudo, nem sempre foram religiosas. A Igreja Católica, na verdade, incorporou no calendário cristão as celebrações pagãs que eram realizadas para afastar os maus espíritos e as pragas da colheita. Essa foi uma estratégia usada durante a cristianização do continente europeu e depois durante a colonização.
No Brasil, as festas juninas deixaram de ter forte tom religioso com o passar do tempo, assumindo um caráter sobretudo popular. Com isso, as festas passaram a movimentar a economia e a gerar impacto social positivo através da cultura. Nas comunidades onde são realizadas, sempre engajam a população na produção da festa, aumentando a noção de coletividade. A comida, em especial, ocupa lugar central, fortalecendo o comércio e principalmente, preservando a tradição culinária local.
E para mostrar a diversidade de festas brasileiras, separamos algumas celebrações pra lá de especiais. Confira!
Gostou? Compartilhe!
Siga as redes do Lupa do Bem no Facebook, Twitter e Instagram!